Categories: Sem categoria

Tradições e Festivais da França

Tradições e Festivais da França

                   

A França é um país rico em História, Cultura e Tradições. Para quem está aprendendo francês ou planejando conhecer algumas das suas tradições, pode ser uma forma eficaz de se integrar e compreender melhor a Cultura local.

Vou explorar algumas tradições francesas imperdíveis, que, não só enriquecerão o seu conhecimento, mas também proporcionarão experiências autênticas e memoráveis.

         1 –     Galette des Rois

 

No início de janeiro os franceses celebram a Epifania com a “Galette des Rois”, um bolo de massa folheada recheado com creme de amêndoas. Dentro do bolo esconde-se uma pequena figura de porcelana chamada “fève” (fava).

A pessoa que encontrar a fève na sua fatia, é coroada rei ou rainha por um dia e recebe uma coroa de papel dourado.

Esta tradição é uma excelente oportunidade para socializar e praticar o seu francês em um ambiente descontraído e festivo.

 

2- La Chandeleur

 

A Chandeleur é uma antiga festa pagã e latina que logo virou uma festa religiosa cristã. Para anunciar a Primavera come-se bastante crepe!

Celebrada no dia 2 de fevereiro, La Chandeleur é uma festa que marca o fim do Inverno e o início da Primavera.

Neste dia, é costume fazer e comer crepes. Segundo a tradição, se conseguir virar um crepe na frigideira com uma moeda na mão, terá prosperidade durante o ano todo.

Participar desta tradição é uma maneira deliciosa de se conectar com a Cultura Francesa!

3 –O Carnaval de Nice


O Carnaval de Nice atrai mais de um milhão de visitantes para a cidade todos os anos.

Os conhecidos desfiles começaram no século XIX, mas sua história começa muito antes disso. A beleza a região e as outras atrações disponíveis também são pontos que encantam turistas de todo o mundo, fazendo que esse seja um destino muito procurado mesmo fora das festividades de fevereiro.

Nice é uma cidade do sul da França que possui cenários deslumbrantes, já foi moradia de artistas famosos como Henri Matisse.

                           

Matisse

Está situada na Riviera Francesa, a região costeira do país, em frente ao Mar Mediterrâneo e possui um dos Carnavais mais conhecidos da Europa.

O primeiro registro da festa aconteceu quando um conde de nome Charles D’Anjou, em 1294, escreveu sobre os dias felizes que passou com os foliões sulistas. Entretanto, os desfiles, responsáveis por popularizar este destino entre os turistas, só começaram no ano de 1873. Sim, são cerca de 150 anos de tradição, que são comemorados por 15 dias seguidos, para marcar a mudança das estações.

Durante a época das Grandes Guerras, infelizmente, o evento foi interrompido, porém retornou com força total, ficando conhecido a cada edição. Esta celebração acontece sempre em fevereiro em pleno inverno europeu.

O Carnaval francês é celebrado de uma forma bem particular.

Este evento é dividido entre duas principais atrações: a Parada Carnavalesca, que é o desfile em si e a Batalha das Flores, criada para celebrar a flora local.

Parada Carnavalesca, os carros alegóricos e o Rei do Carnaval

O Carnaval de Nice é um evento turístico, por isso, todos os anos os artistas inovam no desfile.

Dezoito carros alegóricos são produzidos para retratar o tema e colorir as ruas da cidade francesa.

Além disso existe o Rei da Festa, ele também está dentro do estilo de cada ano. Alguns dos exemplos das folias passadas foram: o Rei do Circo, do Cinema, da Moda, das Artes, entre outros.

Carnaval de Nice – carros alegóricos

Os carros alegóricos do Carnaval de Nice são parecidos com aqueles que vemos nos desfiles do Brasil.  Esse símbolo faz parte dos bonecos de papel machê, que são esculturas enormes, as quais dão vida à celebração, juntamente com a população mascarada e grupos musicais. A apresentação deles sempre se inicia na Praça Masséna.

Praça Masséna

É uma apresentação dividida em dois horários: a primeira acontece durante o dia e a segunda depois que o sol se põe.

A parte noturna dos desfiles conta com um show de luzes que encantam a todos e dão um aspecto novo a todas as alegorias.

No final dos dias de festividade, o Rei do Carnaval é queimado com a finalidade de representar o fim do Inverno e o início da Primavera.

É uma visão única e imperdível!

4 – Páscoa (Pâques)

A Páscoa é uma celebração importante na França. Repleta de tradições e delícias culinárias.

Na França o feriado da Páscoa é na segunda feira seguinte ao domingo, chamado Pasquela.

Sinos das Igrejas

A maioria dos costumes da Páscoa, na França, derivam de tradição católica. Um deles é que os sinos das Igrejas parem de tocar na Páscoa, como um sinal de respeito pela morte de Jesus. Para explicar o silêncio as crianças aprendem que os sinos voaram para Roma, a fim de serem abençoados pelo Papa.

É então que as crianças aguardam ansiosamente a chegada dos “Cloches Volantes” (Sinos Voadores), os quais, segundo a lenda, trazem ovos de chocolate de Roma.

                  

Foto de ovos de Páscoa

As Igrejas realizam Missas especiais e a famílias se reúnem para um almoço festivo. O prato típico da Páscoa é o cordeiro, uma referência a Jesus, o “Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo”!

   

Prato de cordeiro

 

Participar das celebrações da Páscoa é uma forma de vivenciar a espiritualidade e a hospitalidade francesa.

Na próxima semana as Curiosidades continuam…

Helena Landell

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Jardim das Tulherias

Jardim das Tulherias  Com uma localização excepcional, entre o Museu do Louvre e a Praça…

4 semanas ago

Camille Pissarro

Camille Pissarro O Impressionista que veio do Caribe Foto Camille Pissarro (1830 – 1903), um…

1 mês ago

Pierre – Auguste Renoir

Pierre – Auguste Renoir Pierre Renoir foi um artista francês, um dos principais pintores no…

2 meses ago

Edgar Degas

Edgar Degas       Hilaire Germain Edgar Degas, conhecido como Edgar Degas, foi um…

2 meses ago

Pintores Impressionistas

Pintores Impressionistas   Claude Monet Claude Monet (1840 -1926) foi um pintor francês que se…

2 meses ago

O Impressionismo  O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do…

2 meses ago