Tradições e Festivais da França
5 – Festa da Música (Fête de la Musique )
A Festa da Música foi criada em 1982 pelo Ministro da Cultura e Comunicação francês, Jack Lang.
Jack Lang
A data escolhida para a Festa é o 21 de julho, que coincide com o solstício de verão, o dia mais longo do ano no hemisfério Norte. Assim, as pessoas podem ficar tranquilas pelas ruas da cidade, até tarde, usufruindo desta atmosfera sonora, encantatória, promovida pelo evento.
Graças a Fête de la Musique, todos os franceses são convidados a exprimir a importância da Música, em suas vidas, tanto no âmbito individual como no coletivo.
Ela é celebrada por todo o país como um evento cultural gratuito e aberto à toda a população.
Foto de músicos nas ruas
Músicos franceses, amadores ou profissionais, participam da programação musical de suas cidades, apresentando-se pelos mais diversos espaços públicos, de jardins à estações de metrô.
6 – Dia da Bastilha – A Festa Nacional
Bastilha
O dia 14 de julho é o feriado dedicado a Festa Nacional Francesa. Instituída em 1880, esta data comemora ao mesmo tempo a tomada da Bastilha em 14 de julho de 1789, a qual marca o fim da Monarquia Absoluta e a Festa da Federação em 14 de julho de 1790.
A Bastilha era uma prisão e um símbolo de poder absoluto e arbitrário do antigo regime do Rei Louis XVI.
Em 14 de julho de 1789, os manifestantes tomaram o controle da Fortaleza. Embora houvesse somente 7 prisioneiros naquele momento, esta ação foi tida como a primeira grande intervenção do povo francês.
Para os cidadãos franceses este acontecimento é considerado como o símbolo da batalha contra a opressão. Os 3 ideais da República representados na bandeira tricolor faziam então sentido, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”.
Atualmente, as comemorações da Festa Nacional são organizadas em todos os lugares da França.
Desfile de 14 de julho
O mais antigo e maior desfile militar da Europa acontece na manhã do dia 14 de julho, na Avenida dos Champs-Elysées, em Paris, na presença do Presidente da República Francesa, de altos funcionários e de convidados de estrangeiros ilustres.
O cortejo é composto de unidades militares a pé, motorizadas ou aéreas e às vezes de unidades de tropas de exércitos estrangeiros que são convidadas para desfilar ao lado dos exércitos franceses.
No mesmo dia, 14 de julho, são realizados, também, os famosos Bailes dos Bombeiros. Esta tradição remonta ao ano de 1937, quando a Brigada dos Bombeiros de Montmartre, abriu as portas do seu quartel a um pequeno grupo de curiosos.
Bombeiros franceses
Os soldados do fogo animavam a noite com demonstrações de ginástica e fogos de bengala.
Após esta celebração com os cidadãos, a ideia se popularizou em outros quartéis.
Desde então esta Festa tornou-se indispensável.
Fogos de artifício
Fogos de artifícios são lançados nas grandes cidades francesas. Porém, a Festa mais famosa é a de Paris, onde milhares de pessoas se reúnem no Champs-de-Mars, no Rio Sena, em terraços ou ainda no 1º ou 2º andar da Torre Eiffel.
Geralmente os fogos são disparados a partir dos espelhos d’água do Trocadero e oferecem um espetáculo pirotécnico impressionante, que dura 35 minutos.
Recomenda-se estar na margem oposta do Rio para assistir aos fogos. É imperdível! Normalmente o povo canta o hino Nacional da França, a Marselhesa.
Participar dos eventos deste dia, é uma forma de sentir o patriotismo francês e compreender a importância histórica deste país.
Participar no dia da Bastilha, é uma forma de sentir o patriotismo francês e compreender a importância histórica deste evento.
7- Les vendeanges
As vendeanges ou colheita das uvas, são sempre uma época emocionante para os amantes do vinho francês e são uma tradição secular na França. Elas celebram a colheita das uvas para a produção de vinho.
É uma época do ano emocionante para os produtores de uvas e amantes do vinho.
O período da colheita é um pouco diferente a cada ano, dependendo da região, da mãe natureza e das próprias uvas.
Normalmente a colheita começa no final de agosto e pode durar até outubro.
As uvas são colhidas, em grande parte, manualmente. Algumas regiões como Champagne, até exigem isto, o que significa trazer uma ajuda extra, cerca de 300.000 pessoas para cobrir 750.000 hectares de vinhas na França.
É um trabalho sazonal aberto a qualquer pessoa com mais de 16 anos e muito popular entre os estudantes.
Em alguns casos, as máquinas colhem as uvas, elas aumentam a produtividade e podem colher cerca de 200 vezes mais uvas por dia, que uma pessoa. Também podem funcionar dia e noite, independentemente das condições climáticas. Todavia, elas são menos precisas e às vezes podem danificar as tão delicadas uvas. Elas também exigem triagem, a fim de remover uvas com qualidade indesejável.
As regiões vinícolas como Bordeaux, Bourgogne e Champagne, organizam festividades que incluem degustações de vinhos, visitas às vinícolas e festas populares. Participar nas vindimas é uma oportunidade única para aprender sobre a vinicultura francesa, apreciar a gastronomia local e praticar o francês em um ambiente autêntico.
8- O Beaujolais Nouveau
Na terceira quinta-feira de novembro, a França celebra a chegada do Beaujolais Nouveau, um vinho jovem, produzido na região de Beaujolais. É um vinho tinto, jovem e leve, produzido na região Beaujolais, na França, e que possui algumas curiosidades.
Sua história começou em 1951, quando os viticultores da região se rebelaram contra os regulamentos que limitavam a data da venda dos vinhos.
O Beaujolais é engarrafado entre 6 e 8 semanas após a colheita, o que o torna um “vinho instantâneo.”
Uva Gamay
Ele é produzido com a uva Gamay, originária da Alemanha, mas que se tornou famosa na região de Beaujolais.
Também é conhecido por ter aromas frutados, como banana, uva, morango, figo e pera. É ideal para ser consumido jovem, logo após o seu lançamento e combina muito bem com os pratos leves, como saladas, peixes grelhados, e queijos suaves.
O lançamento do Beaujolais Nouveau é uma tradição que se formou em um evento global com festas organizadas ao redor do mundo para celebrar a chegada do vinho.
Ele é produzido através da maceração cartônica, uma técnica que consiste em fermentar as uvas inteiras, sem esmagamento em tanques fechados e anaeróbicos.
Este vinho é mais conhecido na versão tinto, porém, pode ser também encontrado em versão rosê.
Na terceira quinta-feira de novembro, a França celebra a chegada do Beaujolais Nouveau.
As festividades incluem degustações, festas e eventos em bares e restaurantes.
O slogan “O Beaujolais est arrivé” (O Beaujolais chegou), é ouvido por todo o país. Participar nesta tradição é uma forma divertida de explorar a cultura vinícola francesa e socializar com os locais.
As festividades incluem degustações, festas e eventos em bares e restaurantes.
9 – Marchés de Noël (Mercados de Natal)
Durante o mês de dezembro os Mercados de Natal espalham-se por toda a França, enchendo as cidades de luzes, decorações e delícias natalinas. Estes Mercados oferecem uma variedade de produtos artesanais, comidas típicas e atividades para toda a família.
Um doce típico deste período é a “Bûche de Noël”, um rocambole imitando um galho de árvore, recheado e coberto de chocolate, com uma massa na diagonal como fosse um galho. Ele é encontrado em todas as padarias, restaurantes e nos “Marcés de Noel”.
Esta época é uma excelente oportunidade para praticar o francês enquanto desfruta da magia do Natal francês.
Obrigada Maria Helena! Muito boa as informações 🥰❤️😘