Categories: Sem categoria

Toulouse

Toulouse

Toulouse é a capital do departamento de Alta Garona e da região da Occitânia, ficando cerca de 700 quilômetros da capital – Paris. Com quase 500mil habitantes, fica bem próximo da fronteira com a Espanha e com Andorra.

Fica às margens do rio Garone, a 150 quilômetros do Mar Mediterrâneo e a 230 quilômetros do Atlântico. É a quarta maior  cidade da França depois de Paris, Lyon, Marseille e à frente de Lille e Bordeaux.

Toulouse é o centro da indústria aeroespacial Europeia, sendo que é a sede da Airbus (anterior EADS) do sistema de posicionamento Galileo, do sistema de satélite SPOT, da Aviões de Transporte Regional e do Vale Aeroespacial.

Os satélites Thales, Alegria, Space e Astrium também têm presença significativa na cidade.

Por sua localização estratégica foram criadas fábricas de aviões durante a primeira guerra mundial.

O local é o centro de fabricação de aviões de toda a Europa.

Airbus e o novo A380 são produzidos lá.

Com capacidade para mais de 850 passageiros ele é a maior aeronave comercial em atividade no mundo.

A empresa começou a funcionar na Europa em 1917 durante a primeira guerra mundial. Desde então o local teria uma coleção de aeronaves impressionante.

Mas se algo representa a modernidade de Toulouse, é o seu aeroporto, cujo nome é Blagnac.

Este, oferece rotas populares tanto em viagens só de ida, como de ida e volta para algumas cidades mais famosas do mundo.

Inaugurado em primeiro de setembro de 1939, é um dos mais importantes da França. Ele opera com inúmeros voos domésticos e para vários destinos internacionais dentro da Europa, norte da África, Canadá e Caribe.

Cidade do Espaço-Cité de l´Espace

Este centro de descobertas científicas foi inaugurado em 1997 e todos os anos recebe milhares de visitantes.

Lá o turista irá conhecer planetários onde ocorrem shows diariamente, conferir exposições e ver de perto um modelo de foguete Ariane 5, o qual tem cerca de 55 metros.

 

O canal do Midi corta a parte urbana e é o mais antigo canal marítimo em funcionamento do velho Continente. Ligando o rio Garone ao Mar Mediterrâneo, o Midi foi projetado no século XVII com o objetivo de transportar pessoas e cargas comerciais sem precisar contornar a Península Ibérica.

As vias ferroviárias foram produzidas na França em 1827. Mas seriam necessários 25 anos para que os trens chegassem à cidade. Estes, acabariam revolucionando o comércio e as viagens na região.

As vias fluviais, se  tornaram  obsoletas  depois da construção das ferrovias. Como sempre, Toulouse se adaptou às mudanças do mundo moderno como qualquer cidade grande.

O sinal dos tempos atuais é o estádio Ernest Wallon construído nos anos 80. O local é a sede da equipe de Rugby. O complexo cobre dez hectares e tem capacidade para receber mais de 19.500 torcedores, foi inaugurado em 1982.

Toulouse tem o melhor time de Rugby da França com seu uniforme vermelho e preto. Franceses gostam de football, porém, os habitantes de Toulouse preferem o rugby. Os jogadores não usam ombreiras nem capacetes como os americanos.

Há uma boutique com artigos de rugby para os apaixonados deste esporte.

No século V Toulouse foi a capital do Reino Visigótico e a capital da província de Languedoc no final da Idade Média e no início do período Moderno (as províncias foram abolidas durante a Revolução Francesa). Atualmente é a capital da região Occitânia, a maior região da França Metropolitana.

É uma cidade com arquitetura única, feita com tijolos rosados de terracota que lhe valeu o apelido de Ville Rose ( a cidade rosa).

Toulouse conta com dois Patrimônios Mundiais da Unesco: o canal do Midi (designado em 1996) e compartilhado com outras cidades e a Basílica de Saint Sernin, o maior edifício romântico da Europa, designado em 1998, devido à sua importância para a rota de peregrinação de São Tiago de Compostela.

 

A Universidade de Toulouse é uma das mais antigas da Europa, fundada em 1229 e com mais de 103.000 alunos, é o quarto campus universitário da França, depois da Universidade de Paris, Lyon e Lille.

Toulouse tem uma história …. Comecemos pelo século XIV quando uma série de desastres atingiu a cidade. Primeiro veio um POGRMON (movimento popular de violência, de carnificina ou massacre genocida contra a população judaica de Toulouse feito pelos Cruzados em 1348). Houve a Peste Negra e depois a Guerra dos 100 anos. A fome e as enchentes também tiveram impacto na cidade.

Apesar da forte imigração, a população perdeu 10 mil habitantes em 70 anos.

Em 1405, Toulouse tinha apenas 19.000 pessoas. A cidade não prosperou até o século XV, quando começou a reforçar seu lugar como centro administrativo, tornando-se mais rica ao participar do comércio do vinho de Bordeaux com a Inglaterra, bem como cereais e têxteis.

Um Parlamento foi criado por Carlos VII e

os comerciantes da cidade ficaram cada vez mais abastados.

O seu bem-estar econômico baseou-se principalmente em um tingimento azul à base de plantas, conhecido como pastel feito com a planta homônima que era exportada por toda a Europa.

Esses comerciantes de pastel construíram grandes casas na cidade e, em pouco tempo, tanto a arquitetura como as artes plásticas floresceram como nunca.

Alguma boas razões para se visitar Toulouse

.Visitar uma cidade totalmente ROSA.

.O metrô de Toulouse não tem motorista, é tudo automático, a frente é toda de vidro, é transparente; não é muito longo, somente 2 ou3 vagões.

.É a capital da Airbus A 380  que é o maior avião da história. Tem dois andares e cabem 555 passageiros. Pode-se visitar o museu dele, que é imenso.! Como Toulouse é a capital europeia da aeronáutica pode-se voar em aviões monomotores, bimotores. Há muitas escolas de aviação. Para quem gosta é muito interessante.

 

.Comer Cassoulet, prato típico da região, feijão branco com carne de pato. (tipo feijoada)

.Carcassonne, cidade muito interessante, está próxima de Toulouse.

.Pode-se navegar no rio Garone. Há o bateau mouche e também uma péniche com jantar a bordo. Há eclusas…

.Em Toulouse há a chocolatina, que é o pain au chocolate  para o resto da França.

Toulouse tem influência da cultura Basca. O interior da Prefeitura (pode ser visitado) é lindo com esculturas e outras obras de Arte.

A igreja de Saint Sernin é lindíssima, (imperdível).

Para se divertir em Toulouse o sistema de transporte funciona muito bem e é muito bom. O canal do Midi passa por toda a cidade. Não deixem de visitar a Cidade Universitária e o Mercado.

Outros passeios nesta cidade :

Na Praça Central onde está a Prefeitura, nos finais de semana há uma feirinha muito atraente e às vezes bandas formadas por universitários.

Queijaria Xavier – é um dos mais premiados da França, há uma variedade enorme de queijos e todos feitos por ele (Xavier).

Canal de Brienne, todo arborizado. Está bem no meio da cidade onde pode-se andar de bicicleta. Tem um metro e meio de comprimento e existe desde 1776.

Em Toulouse é muito fácil andar a pé, as ruas são planas e as distâncias são curtas. Monumentos históricos como Igrejas e Catedrais constituem uma boa opção de visitas.

No centro da cidade há várias opções: lojas e grande número de restaurantes e bares.

A Praça do Capitólio é o centro de Toulouse. O prédio deste edifício tem uma bela fachada neoclássica, hoje é usado para a Prefeitura e pela Ópera Municipal.

O rio Garone nasce nos Pirineus e corre forte em Toulouse, tão forte que volta e meia causa grandes enchentes, é por isso que a ponte Neuf (Ponte Nova) tem uma construção diferente com grandes buracos entre os arcos de pedra desenhados para que a água possa passar sem destruí-la no caso de uma enchente. Repare também na escultura vermelha de um menino sentado observando serenamente as águas.

 Foi construída no século XVI.

Há também uma outra ponte chamada Saint Pierre. As duas pontes nos levam para o outro lado da cidade.

Lá encontra-se o Hospital Saint -Jacques que serviu para a recepção de peregrinos do caminho de Compostela e hoje funciona como Museu.

O Convento dos Jacobinos, é um dos Monumentos de maior importância na história de Toulouse. Foi lá que surgiu a Inquisição e é também o local onde estão as relíquias do padre dominicano São Tomás de Aquino. Corredores escuros, cômodos austeros e de certa forma sombrios, contrastam com o belo jardim da área externa. Não é exagero dizer que ao entrar nesta Igreja Gótica, construída em 1230, o viajante irá visualizar e imaginar certos aspectos da vida na Idade Média.

Curiosidade: Toulouse é a cidade natal de Carlos Gardel o mais famoso  cantor de tangos da história.

A violeta é a flor símbolo da cidade francesa. Em vários lugares há lojas que disponibilizam produtos feitos a partir da flor, como licores e doces. Há também bonequinhas vestidas com a cor roxa trazendo violetas nas mãos ou no bolso dos vestidos.

De acordo com a classificação da revista l´Express, Toulouse é a cidade francesa mais dinâmica.

A autora do blog estudou nesta cidade, onde fez um um curso de Literatura na Faculdade “Le Mirail“.

Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

3 dias ago

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques  É uma Torre com muita história para contar! A Torre Saint Jacques…

1 semana ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

2 meses ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago