Categories: Sem categoria

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques

 É uma Torre com muita história para contar!

A Torre Saint Jacques está isolada, encontra-se no meio de uma praça parisiense, a qual porta seu nome, no 4º arrondissement de Paris.

Foto da praça com a torre

É um campanário de estilo arquitetônico gótico flamejante, representando o único vestígio da Igreja de Saint Jacques -de-la-Boucherie, dedicada a São Tiago Maior. (Jacques em francês= Tiago em português)

Gótico flamejante é a fase final da arquitetura gótica, também chamada de francesa. Seu aspecto mais característico são os ornamentos florais que lembram a forma de flamas.

O Santuário possuía uma relíquia de São Tiago e foi considerado um local de peregrinação.

             

Prefeitura =  Hôtel de Ville

Em meio a agitação da região central da cidade, pertinho da Prefeitura (Hôtel de Ville), há uma Torre solitária, como se estivesse perdida dentro de uma pequena praça.

Trata-se da Torre Saint Jacques = Torre de São Tiago, último vestígio de uma igreja construída a partir do século XI, dedicada a Saint Jacques le Majeur ( São Tiago o Maior.)

O primeiro campanário desta igreja, construído no século XIII  foi parcialmente financiado pela corporação dos açougueiros que trabalhavam, em grande número, nos arredores . A igreja leva, desde então, o nome de Saint Jacques de la Boucherie (açougue).

Lugar importante de peregrinação, a igreja abrigava várias relíquias e marcava o ponto e partida da via Turonensis (via de Tours) com 885 quilômetros , que era  um dos quatro caminhos franceses para Santiago de Compostela.

A via Tournensis é também conhecida como caminho de Tours(cidade francesa). A Torre é um marco importante e evoca a passagem de peregrinos vindos do norte e que se dirigiam a Orléans, Blois, Amboise e Tours.

A igreja sofreu várias ampliações ao longo da sua história. O Campanário, tal qual vemos atualmente, foi construído entre 1509 e 1523 no estilo gótico flamejante.

Depois da Revolução Francesa, em 1797, a Igreja foi destruída e vendida como bem nacional e somente o Campanário foi preservado.

Em 1824, um industrial lá instalou uma fábrica de balas de chumbo. Somente em 1836 é que a cidade adquiriu a Torre que estava sem uso e muito deteriorada. Assim, grandes obras foram necessárias para a restauração da Torre e desde 1856 ela é um elemento puramente decorativo de uma praça pública, a primeira de uma de série de praças criadas pelo Barão de Hausmann. Foi inaugurada por Napoleão III, com a presença da Rainha Vitória que estava de passagem pela capital.

Uma curiosidade, em 1891, a Torre se transformou em estação meteorológica. Os escritórios foram instalados no primeiro e segundo andar e as medidas, feitas no topo da mesma.

Depois de passar por outra grande restauração, a Torre foi aberta à visitação pública. Desde 2014 as visitas guiadas são feitas pela empresa Des Mots et des Arts somente em pequenos grupos, 17 pessoas, devido ao espaço ser muito reduzido. Também é fechada em alguns meses do ano e aberta ao público de maio a novembro.

              

Topo da Torre

 Vale o esforço de subir os 300 graus de uma escada em aspiral e admirar Paris lá de cima, são 54 metros de altura. Além da vista de 360 graus, a cidade é uma oportunidade fantástica para apreciar estátuas e ornamentações de perto.

     

Blaise Pascal

No centro do monumento está a estátua de Blaise Pascal, matemático, físico, inventor e filósofo francês. Ele realizou experiências sobre a pressão atmosférica na Torre Saint Jacques, no século XVIII.

A visita é proibida para crianças de menos de 10 anos, e não aconselhada para pessoas com problemas cardíacos e de locomoção.

              

Gárgulas

No topo da Torre encontram-se algumas gárgulas que são estátuas em forma de pássaros monstruosos. Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais. Eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava a água da chuva dos telhados.

Imponente pelas suas gárgulas e pelo seu tamanho, a Torre Saint Jacques é um vestígio da Paris Medieval a não perder!

Ela é considerada uma joia da arquitetura no coração de Paris!

Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

2 dias ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

1 mês ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago

Fontes Wallace

Fontes Wallace Em 1870, durante a Guerra Franco -Prussiana, a população de Paris se revoltou…

2 meses ago