É uma Torre com muita história para contar!
A Torre Saint Jacques está isolada, encontra-se no meio de uma praça parisiense, a qual porta seu nome, no 4º arrondissement de Paris.
É um campanário de estilo arquitetônico gótico flamejante, representando o único vestígio da Igreja de Saint Jacques -de-la-Boucherie, dedicada a São Tiago Maior. (Jacques em francês= Tiago em português)
Gótico flamejante é a fase final da arquitetura gótica, também chamada de francesa. Seu aspecto mais característico são os ornamentos florais que lembram a forma de flamas.
O Santuário possuía uma relíquia de São Tiago e foi considerado um local de peregrinação.
Em meio a agitação da região central da cidade, pertinho da Prefeitura (Hôtel de Ville), há uma Torre solitária, como se estivesse perdida dentro de uma pequena praça.
Trata-se da Torre Saint Jacques = Torre de São Tiago, último vestígio de uma igreja construída a partir do século XI, dedicada a Saint Jacques le Majeur ( São Tiago o Maior.)
O primeiro campanário desta igreja, construído no século XIII foi parcialmente financiado pela corporação dos açougueiros que trabalhavam, em grande número, nos arredores . A igreja leva, desde então, o nome de Saint Jacques de la Boucherie (açougue).
Lugar importante de peregrinação, a igreja abrigava várias relíquias e marcava o ponto e partida da via Turonensis (via de Tours) com 885 quilômetros , que era um dos quatro caminhos franceses para Santiago de Compostela.
A via Tournensis é também conhecida como caminho de Tours(cidade francesa). A Torre é um marco importante e evoca a passagem de peregrinos vindos do norte e que se dirigiam a Orléans, Blois, Amboise e Tours.
A igreja sofreu várias ampliações ao longo da sua história. O Campanário, tal qual vemos atualmente, foi construído entre 1509 e 1523 no estilo gótico flamejante.
Depois da Revolução Francesa, em 1797, a Igreja foi destruída e vendida como bem nacional e somente o Campanário foi preservado.
Em 1824, um industrial lá instalou uma fábrica de balas de chumbo. Somente em 1836 é que a cidade adquiriu a Torre que estava sem uso e muito deteriorada. Assim, grandes obras foram necessárias para a restauração da Torre e desde 1856 ela é um elemento puramente decorativo de uma praça pública, a primeira de uma de série de praças criadas pelo Barão de Hausmann. Foi inaugurada por Napoleão III, com a presença da Rainha Vitória que estava de passagem pela capital.
Uma curiosidade, em 1891, a Torre se transformou em estação meteorológica. Os escritórios foram instalados no primeiro e segundo andar e as medidas, feitas no topo da mesma.
Depois de passar por outra grande restauração, a Torre foi aberta à visitação pública. Desde 2014 as visitas guiadas são feitas pela empresa Des Mots et des Arts somente em pequenos grupos, 17 pessoas, devido ao espaço ser muito reduzido. Também é fechada em alguns meses do ano e aberta ao público de maio a novembro.
Vale o esforço de subir os 300 graus de uma escada em aspiral e admirar Paris lá de cima, são 54 metros de altura. Além da vista de 360 graus, a cidade é uma oportunidade fantástica para apreciar estátuas e ornamentações de perto.
No centro do monumento está a estátua de Blaise Pascal, matemático, físico, inventor e filósofo francês. Ele realizou experiências sobre a pressão atmosférica na Torre Saint Jacques, no século XVIII.
A visita é proibida para crianças de menos de 10 anos, e não aconselhada para pessoas com problemas cardíacos e de locomoção.
No topo da Torre encontram-se algumas gárgulas que são estátuas em forma de pássaros monstruosos. Podem ser vistas no alto de prédios góticos, em geral igrejas e catedrais. Eram esculpidas de maneira a disfarçar os canos por onde escoava a água da chuva dos telhados.
Imponente pelas suas gárgulas e pelo seu tamanho, a Torre Saint Jacques é um vestígio da Paris Medieval a não perder!
Ela é considerada uma joia da arquitetura no coração de Paris!
Tradições e Festivais da França 5 – Festa da Música (Fête de la Musique…
Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…
O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…
Moulin Rouge = Moinho Vermelho O Moulin Rouge é um Cabaré parisiense que…
View Comments
Maria Helena, muito obrigada! Ótima matéria! Bjos 🥰❤️