SUÍÇA-2
A Suíça é o país mais preparado do mundo para se proteger em caso de guerra, mesmo uma guerra nuclear.
Nos anos 60, o governo suíço criou um programa para obrigar todos os cidadãos a criarem um abrigo antibomba. Graças a ele a Suíça é o único país a ter praticamente abrigo para todos os seus habitantes, pelo simples fato de ser obrigatório.
No país existem 20.000 bunkers militares e cerca de 310.000 abrigos subterrâneos privados e públicos que são capazes de
proteger as 8 milhões de pessoas do país.
Alguns deles até são disfarçados em casas para que os inimigos não vejam que ali existem bunkers militares.
…………..
Agora quero falar sobre um assunto controverso que é a questão do suicídio.
Na Suíça o suicídio assistido é legalizado, bem como, na Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Canadá, Colômbia, Alemanha e 7 estados dos Estados Unidos.
Não é uma eutanásia, é a pessoa que decide terminar com sua própria vida.
Lá, existe uma organização sem fins lucrativos que é responsável por este procedimento.
Obviamente eles não aceitam qualquer pessoa, para isto, é necessário que haja uma justificativa plausível para esta decisão.
Então os psicólogos conversam, explicam…
Uma overdose é aplicada na pessoa para a morte assistida.
…………………..
A Suíça não tem um presidente fixo, possui um sistema político único de democracia direta que oferece participação máxima dos cidadãos.
A cada 4 anos acontece uma eleição que elege 7 membros do conselho federal do país. Cada um desses membros é responsável por um ministério e se revezam no poder do Conselho através de uma outra eleição que determina qual deles é o presidente do ano.
……………….
Há várias personalidades importantes na Suíça, podemos citar Albert Einstein, alemão de nascimento, que entre 1895 e 1914 morou na Suíça em Berna, onde desenvolveu a teoria da Relatividade: E=mc². Ele tinha também a nacionalidade Suíça, Austríaca e a Americana.
Atualmente, na cidade de Berna, a casa em que o físico morou, foi transformada em museu e é aberta à visitação.
Jean Jacques Rousseau – filósofo, nasceu em Genebra, acusado de blasfêmia foi obrigado a sair do país e foi para a França onde conseguiu nacionalidade Francesa. Seu livro,“ O Contrato Social” é muito estudado até os dias de hoje.
……………….
Invenções dos suíços:
O papel alumínio
O papel celofane
O chocolate ao leite
O vélcro
O absinto
O creme Bepantol
A droga LSD – Albert Hoffman a desenvolveu, porém, não deu muita importância inicialmente e a deixou de lado por cinco anos. Até que um dia, estava purificando esta substância, sem querer, absorveu um pouco dela nas pontas de seus dedos e aí começou a primeira viagem do LSD. Descreveu como uma sensação que não foi desagradável, caracterizada por uma imaginação extremamente estimulada.
Curiosidades
A Cruz Vermelha e a bandeira da Suíça – a princípio a bandeira da Cruz Vermelha aparece toda branca com uma cruz vermelha no centro.
Em 1863, em Genebra estas cores foram invertidas e a bandeira da Suíça é toda vermelha com uma cruz branca no centro.
Mas na Suíça nem tudo é perfeito, há defeitos também.
A nação não dispõe de saúde pública, todos os moradores são obrigados a ter um plano de saúde privado.
Quando alguém atende o telefone jamais fala alô e sim imediatamente diz seu sobrenome. Andrade… Souza ….
Zurique está entre as cidades suíças mais conhecidas do mundo e para quem está de passagem pelo país, este é o destino certo. É a maior cidade da Suíça e sua cultura possui influência direta da Alemanha, tanto que quase meio milhão de habitantes utilizam a língua alemã como a principal.
Zurique é uma cidade típica suíça com a economia em destaque, seguindo o padrão do país. Para quem mora nesta cidade, a qualidade de vida é altíssimo comparado a outros lugares, não somente no aspecto econômico, mas também no que se refere à saúde e educação. Sendo o centro financeiro da Suíça, lá está a concentração de empregos e empresas.
Fica na parte alemã e é a capital do cantão do mesmo nome.
Existem cerca de 1224 fontes de água em Zurique.
Mais do que isto, a cidade também é polo de variados pontos turísticos: Parque Lindenhofs, o rio Limmat e a Igreja Grossmünster, são algumas das possibilidades de passeios históricos pela Suíça.
Para quem gosta de programas mais badalados Zurique também será útil e a vista no Zurique West é uma oportunidade incrível.
Gruyères – O vilarejo medieval é destinado principalmente para quem ama um programa histórico. A arquitetura de Gruyères brilha aos olhos de todos os visitantes e mais do que isto, as possibilidades de passeios também são grandes destaques da cidade.
Algumas de suas principais atrações são:
- Museu e Bar HR Giger
- Calvário Suíço
- Castelo de Gruyères
- La Maison de Gruyères
- Podemos mencionar ainda as variedades gastronômicas de Gruyères.
- Um destaque para os merengues e creme double comuns à todas as cidades.
- Para os amantes de chocolate, logo no começo do vilarejo, é possível encontrar uma deliciosa chocolataria.
Lausanne – é a quarta maior cidade, também margeada pelo Lago Genebra, é uma das cidades mais apaixonantes da Suíça. A variedade cultural vai desde a França, passando pela Alemanha e Itália.
Está situada na parte francesa da Suíça e fica na beira do Lago Léman.
É considerada como Capital Olímpica.
O melhor passeio pela cidade é feito a pé, uma vez que as possibilidades são de fácil acesso. Em apenas um dia de passeio pela cidade é possível conhecer e vivenciar todas as diversidades culturais.
Veja o que é possível encontrar em apenas algumas horas por Lausanne:
- Duke´s Wine Tapas
- Music Bar
- Catedral Notre-Dame de Lausanne
- Ouchy Olimpyque
- Museu Olímpico
- Túmulo de Coco Chanel
Adoro seu blog
show amiga, conteúdo muito bom