Categories: Sem categoria

Ratatouille

Ratatouille

   

A culinária francesa é conhecida, mundialmente, como uma das mais tradicionais e requintadas do mundo. A França é o destino certo para aqueles que apreciam uma boa comida. Lá se encontram as melhores escolas de gastronomia como Le Cordon Bleu.

Apesar das comidas típicas francesas apresentarem variações de acordo com a região do país, algumas características são marcantes em todas elas.

A utilização de ingredientes frescos de alta qualidade e o cuidado com o preparo e a apresentação dos pratos são algumas dessas características.

Com séculos de tradições gastronômicas, cada receita foi modificada e aprimorada, mas sem perder suas origens. Neste texto quero convidá-los a melhor conhecer todas estas riquezas!

O ratatouille é um prato vegetariano que consiste em uma mistura de legumes, como beringela, abobrinha, pimentão e tomate, cozidos no azeite e temperados com ervas e alho. Ervas como o alecrim e o manjericão dão sabor e aroma à receita.  É um prato simples, porém, delicioso, sendo uma das receitas mais populares da culinária provençal.

Beringela, abobrinha, pimentão

   

Alecrim, manjericão, alho

O prato foi concebido por camponeses na região da Provence, no sul da França. Mais precisamente, é originário da cidade de Nice, a segunda maior cidade francesa no Mar Mediterrâneo.  O objetivo era de utilizar ao máximo os legumes no final das temporadas de colheita, inclusive aqueles que estavam ficando muito maduros.

         

Região de Provence  e de Nice

Todo colorido e saboroso, o ratatouille é aquele prato que se come com os olhos!  Na verdade, não é tão chique quanto parece no filme da Disney. Ele é bem simples e é por isso que faz todo o sentido que seja preparado por um rato muito humilde.

                                         

Remy , o rato da Disney

Popularizado por este filme, prepara-se, normalmente, com os legumes cortados em rodelas e assados lentamente. O diretor do filme se inspirou na versão da chefe Hélène Darroze.

Hélène Darroze

Nesta receita o molho de tomate é espalhado no fundo de um refratário e os legumes são picados em fatias e dispostos de maneira intercalada sobre o molho. A montagem do prato pode ser feita com rodelas sobrepostas em círculo ou colocadas lado a lado. Em qualquer formato é uma delícia.

Ervas e especiarias são espalhadas sobre os vegetais e regado com  muito azeite de oliva. Para finalizar o prato é levado ao forno em temperatura média por cerca de 50 minutos.

O ratatouille é frequentemente servido como acompanhamento para carnes ou frutos do mar, mas também consumido como prato principal para uma refeição leve. Ele é muito versátil, pode-se saboreá-lo sozinho, no pão, com arroz ou qualquer carne.

É verdadeiramente um prato tradicional francês.

Tenho certeza de que estão curiosos para prová-lo!

O ratinho Remy é o personagem principal do filme da Disney e ele tinha o sonho de se tornar um grande chefe de cozinha.

A animação além de ter aquela sensibilidade que nos aproxima, traz conceitos e lições que todos devem levar em conta para a vida pessoal e profissional.

1 – Foque no seu sonho e acredite no seu potencial, mesmo que só consiga enxergar problemas e adversidades.

Por mais que tenha tido inúmeros motivos para desistir de ir atrás do seu sonho, de se tornar um chef renomado, Remy (o ratinho) sabia que tinha talento suficiente para fazer com que seus pratos encantassem até mesmo o mais ranzinza crítico da culinária francesa.

Foto do rato cozinheiro

2 – Saia da zona de conforto  

No renomado Gusteou´s Restaurant do chef Auguste Gusteau , todos os  cozinheiros seguiam à risca as receitas deste que era considerado o melhor cozinheiro do Mundo.

Restaurante Gisteau´s

Remy incentiva uma funcionária a criar coisas novas e cozinhar do seu jeito, ilustrando que temos de sair da nossa zona de conforto e agir diferente, na maioria das vezes, pode dar resultados imprevisíveis e surpreendentes.

Chef Auguste Gusteau

 3 – Sucesso é resultado de trabalho duro e perseverança

Remy ensinou que é preciso trabalhar duro e acreditar que vai atingir seus objetivos. O resto é consequência desse processo.

4 – É preciso ter paixão e brilho nos olhos

Sabe aquelas pessoas que se destacam entre as demais? Sabe aquele funcionário que trabalha com garra, brilho nos olhos, que veste a camisa e coloca um pouquinho de AMOR em todas as atividades? Isso faz muita diferença no mundo corporativo, ou melhor, em todos os campos da vida. Seja uma pessoa que tenha AMOR pelo que se compromete a realizar.

 

Vale a pena assistir ao filme.
Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

3 dias ago

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques  É uma Torre com muita história para contar! A Torre Saint Jacques…

1 semana ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

1 mês ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago