Categories: Sem categoria

Quartier Latin em Paris

Quartier Latin em Paris

                  

O Quartier Latin é uma das regiões mais conhecidas dos turistas em Paris. É lá que se encontra a famosa e conhecida universidade Sorbonne.

                                                 

Fundada em 1257 pelo teólogo Roberto de Sorbon ela se destinava ao ensino da Teologia para estudantes mais pobres. Seu nome é um tributo a Robert de Sorbon. No início eram somente 20 alunos.

        .

Foi patrocinada pelo Rei Louis IX da França, mais tarde conhecido como São Louis.

Porque o nome de Quartier Latin? Na época a língua falada era o latim. Estudantes vindos de vários países vizinhos falavam, a língua materna e mais o latim. Alojavam-se perto da escola, para maior comodidade e se comunicavam em latim, daí o nome do bairro.

Com o passar do tempo tornou-se um importante centro de aprendizagem vindo a ser o núcleo do que se tornaria a Universidade de Paris.

                      

Interior da Sorbonne – É possível fazer uma visita guiada ao seu interior.

A Sorbonne centraliza uma boa parte da vida intelectual da cidade. Os cafés em volta da Universidade são e sempre foram, ponto de encontro de estudantes, professores e intelectuais.

Sorbon serviu como chanceler da Universidade, ensinou e pregou lá de 1258 até sua morte em 1274.

É um bairro que respira muita jovialidade, marcado pela forte presença de estudantes, antigamente era considerado o bairro dos intelectuais.

Por ser um dos lugares mais antigos de Paris, o Quartier Latin concentra locais, prédios e atrações de interesse para os turistas.

Panthéon

O segundo monumento importante do Quartier Latin é o Panthéon, onde se encontram os restos mortais de boa parte da intelectualidade francesa: Victor Hugo, Diderot, Emile Zola, Voltaire são alguns dos escritores que repousam neste lindo edifício construído no século XVIII. Na sua fachada está escrito: Aux grands hommes  la  Patrie Reconaissante ( Aos grandes homens  a Pátria reconhecida).

Igreja Saint Étienne-du-Mont

 

Bem perto do Panthéon há uma das igrejas mais importantes de Paris, a Saint Étienne-du-Mont. É um cantinho privilegiado, pois lá encontram-se três monumentos muito importantes: o Panthéon, a Igreja e a prefeitura do 5º arrondissement (5º distrito) ou seja as divisões administrativas de Paris, são sub-prefeituras. Cada arrondissement tem a sua Mairie (Prefeitura).

É interessante notar a quantidade de livrarias especializadas no bairro. Por exemplo:  a Librairie du Voyageur (Livraria do Viajante), super icônico – tudo sobre viagens, livros e contos que estão associados ao tema.

Também a Librairie du vin, é dedicada aos livros e literatura de vinhos.

Uma outra com banquetas nas calçadas onde encontram-se livros novos ou de segunda mão.

               

Ernest Hemingway (1899 – 1961) morava no Quartier Latin e frequentava a Livraria Shakespeare / Company . Esta não existe mais, hoje há outra com o mesmo nome, às margens do Sena em frente a Notre Dame.

Em tempos mais remotos, no Quartier Latin encontram-se as termas de ruinas da ocupação romana, quando Paris se chamava Lutécia.

Contrastando com o passado, encontra-se em Paris a sede do Mundo Árabe situado em um prédio extraordinário, vencedor de vários prêmios de arquitetura, o Instituto foi criado pelos países árabes em 1980, a fim de permitir a compreensão intercultural entre os árabes e a França. A vista no topo do prédio é imperdível e grátis. A fachada é de vidro e alumínio.

                                

Foi planejado por uma grande instituição que oferece um museu permanente, espaços para exposições temporárias, auditório, cinema, biblioteca, uma livraria especializada no mundo árabe e um grande restaurante com pratos típicos.

O Instituto do Mundo Árabe tem como objetivos: desenvolver o estudo e a compreensão do mundo árabe, incentivar o intercâmbio cultural, a comunicação e a cooperação entre o mundo árabe e a França e finalmente, participar de uma relação mais estreita entre europeus e árabes.

Na próxima semana falarei um pouco mais sobre o Quartier Latin. Boa leitura!

Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Jardim das Tulherias

Jardim das Tulherias  Com uma localização excepcional, entre o Museu do Louvre e a Praça…

4 semanas ago

Camille Pissarro

Camille Pissarro O Impressionista que veio do Caribe Foto Camille Pissarro (1830 – 1903), um…

1 mês ago

Pierre – Auguste Renoir

Pierre – Auguste Renoir Pierre Renoir foi um artista francês, um dos principais pintores no…

2 meses ago

Edgar Degas

Edgar Degas       Hilaire Germain Edgar Degas, conhecido como Edgar Degas, foi um…

2 meses ago

Pintores Impressionistas

Pintores Impressionistas   Claude Monet Claude Monet (1840 -1926) foi um pintor francês que se…

2 meses ago

O Impressionismo  O Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na França no final do…

2 meses ago