O Quartier Latin é uma das regiões mais conhecidas dos turistas em Paris. É lá que se encontra a famosa e conhecida universidade Sorbonne.
Fundada em 1257 pelo teólogo Roberto de Sorbon ela se destinava ao ensino da Teologia para estudantes mais pobres. Seu nome é um tributo a Robert de Sorbon. No início eram somente 20 alunos.
Foi patrocinada pelo Rei Louis IX da França, mais tarde conhecido como São Louis.
Porque o nome de Quartier Latin? Na época a língua falada era o latim. Estudantes vindos de vários países vizinhos falavam, a língua materna e mais o latim. Alojavam-se perto da escola, para maior comodidade e se comunicavam em latim, daí o nome do bairro.
Com o passar do tempo tornou-se um importante centro de aprendizagem vindo a ser o núcleo do que se tornaria a Universidade de Paris.
A Sorbonne centraliza uma boa parte da vida intelectual da cidade. Os cafés em volta da Universidade são e sempre foram, ponto de encontro de estudantes, professores e intelectuais.
Sorbon serviu como chanceler da Universidade, ensinou e pregou lá de 1258 até sua morte em 1274.
É um bairro que respira muita jovialidade, marcado pela forte presença de estudantes, antigamente era considerado o bairro dos intelectuais.
Por ser um dos lugares mais antigos de Paris, o Quartier Latin concentra locais, prédios e atrações de interesse para os turistas.
O segundo monumento importante do Quartier Latin é o Panthéon, onde se encontram os restos mortais de boa parte da intelectualidade francesa: Victor Hugo, Diderot, Emile Zola, Voltaire são alguns dos escritores que repousam neste lindo edifício construído no século XVIII. Na sua fachada está escrito: Aux grands hommes la Patrie Reconaissante ( Aos grandes homens a Pátria reconhecida).
Bem perto do Panthéon há uma das igrejas mais importantes de Paris, a Saint Étienne-du-Mont. É um cantinho privilegiado, pois lá encontram-se três monumentos muito importantes: o Panthéon, a Igreja e a prefeitura do 5º arrondissement (5º distrito) ou seja as divisões administrativas de Paris, são sub-prefeituras. Cada arrondissement tem a sua Mairie (Prefeitura).
É interessante notar a quantidade de livrarias especializadas no bairro. Por exemplo: a Librairie du Voyageur (Livraria do Viajante), super icônico – tudo sobre viagens, livros e contos que estão associados ao tema.
Também a Librairie du vin, é dedicada aos livros e literatura de vinhos.
Uma outra com banquetas nas calçadas onde encontram-se livros novos ou de segunda mão.
Ernest Hemingway (1899 – 1961) morava no Quartier Latin e frequentava a Livraria Shakespeare / Company . Esta não existe mais, hoje há outra com o mesmo nome, às margens do Sena em frente a Notre Dame.
Em tempos mais remotos, no Quartier Latin encontram-se as termas de ruinas da ocupação romana, quando Paris se chamava Lutécia.
Contrastando com o passado, encontra-se em Paris a sede do Mundo Árabe situado em um prédio extraordinário, vencedor de vários prêmios de arquitetura, o Instituto foi criado pelos países árabes em 1980, a fim de permitir a compreensão intercultural entre os árabes e a França. A vista no topo do prédio é imperdível e grátis. A fachada é de vidro e alumínio.
Foi planejado por uma grande instituição que oferece um museu permanente, espaços para exposições temporárias, auditório, cinema, biblioteca, uma livraria especializada no mundo árabe e um grande restaurante com pratos típicos.
O Instituto do Mundo Árabe tem como objetivos: desenvolver o estudo e a compreensão do mundo árabe, incentivar o intercâmbio cultural, a comunicação e a cooperação entre o mundo árabe e a França e finalmente, participar de uma relação mais estreita entre europeus e árabes.
Na próxima semana falarei um pouco mais sobre o Quartier Latin. Boa leitura!
Jardim das Tulherias Com uma localização excepcional, entre o Museu do Louvre e a Praça…
Camille Pissarro O Impressionista que veio do Caribe Foto Camille Pissarro (1830 – 1903), um…
Pierre – Auguste Renoir Pierre Renoir foi um artista francês, um dos principais pintores no…
Edgar Degas Hilaire Germain Edgar Degas, conhecido como Edgar Degas, foi um…
Pintores Impressionistas Claude Monet Claude Monet (1840 -1926) foi um pintor francês que se…
View Comments
parabéns pela matéria.... Leticia
Parabéns° eu mw vi em Paris com você!🌹👏👏👏linda a matéria!