Categories: Sem categoria

Praça Vendôme

Praça Vendôme

A Praça Vendôme, realizada segundo os padrões do urbanismo clássico francês, é uma das mais famosas de Paris apresentando uma beleza singular. É uma das praças mais conhecidas da Capital, uma das mais luxuosas do mundo!

Totalmente rodeada por imponentes e sóbrios edifícios, lá se encontram diversas lojas de grande estilo. Lugar de luxo, com muitas marcas, o bairro é um dos mais prestigiados.

Lá encontram-se, também, hotéis luxuosos como o Ritz e Vendôme. Apesar dos preços das lojas da Praça não estarem ao alcance de todos os bolsos, vale a pena dar um passeio pela região.

Está situada ao norte do Jardim das Tulherias, perto da Ópera Garnier e ao leste da Igreja Madeleine.

Sua forma é octogonal e foi construída sob ordem de Louis XIV. O Rei Sol queria um espaço suntuoso para celebrar os grandes eventos da Realeza. A Praça era cercada com belas mansões, que com o passar dos anos mudaram das mãos da nobreza francesa para grandes grupos empresariais.  Para este trabalho contratou o arquiteto Jules Hardouin Mansart.

Jules Hardouin Mansart

O nome Vandôme está relacionado ao hotel particular, propriedade do duque Vandôme, o qual fazia parte do projeto inicial.

O Hotel Ritz, 5 estrelas, possui toldos brancos que o identificam de longe. Foi inaugurado em 1898, com uma recepção luxuosa! Desde então é uma referência para a alta sociedade e símbolo de status.

Em 1997, o Ritz entrou para o noticiário mundial, quando a Princesa Dayane e Dodja Fayé , este, filho do empresário egípcio que comprou o Hotel , jantaram na suíte imperial do Ritz, pouco antes do trágico acidente na Ponte de L’Alma.

O hotel de Bourvallais número 13, Place Vendôme abriga o Ministério da Justiça. A praça é cercada de hotéis particulares, são palacetes, porém devido ao grande tamanho são chamados de hotéis, pois abrigavam famílias inteiras.

No final do século XIX a Praça Vendôme passou a ser ocupada por joalheiros de luxo. Por isso, a alta concentração do setor até os dias de hoje. De acordo com as informações do Ofício de Turismo de Paris, o luxo suplantou a política, e os grandes nomes das joalherias fizeram do cenário Vendôme um fluxo de diamantes, rubis e esmeraldas.

A Praça se consolida aos olhos dos estrangeiros como símbolo do refinamento francês.

                       

Vendôme ganhou notoriedade ainda, pelas celebridades que já viveram aí, entre elas o compositor e pianista franco-polonês Frédéric Chopin. A placa ao lado da porta azul sinaliza o local onde ficava o apartamento de Chopin, que em 1849 vivia seus últimos dias, na Praça Vendôme.

Coco Chanel

Outro personagem importante que viveu no Hotel Ritz foi Coco Chanel que aí permaneceu por quase 30 anos!

Anteriormente conhecida como praça São Luís o Grande, Praça das Conquistas ou Praça Internacional, é atualmente um dos expoentes máximos de luxo e de opulência que se pode encontrar na cidade.

Para que tudo fosse perfeito na Praça Vendôme foram construídas primeiramente as fachadas, e só depois os edifícios que a rodeiam. No centro foi colocada uma estátua equestre de Louis XIV a qual foi destruída durante a Revolução Francesa.

Durante o período da Revolução, a Praça mudou seu nome para Prace des Piques.

No mesmo local, em 1810, Napoleão Bonaparte ordenou que se erguesse a Colone Vendôme, com um baixo relevo, inspirada na Coluna Trajano, situada no Forum de Roma, a fim de comemorar a batalha de Austerlitz.

No topo da Coluna de bronze encontra-se uma estátua do Imperador representado como Júlio César, o Imperador.

A primeira Coluna foi destruída durante a Comuna de Paris em 1871 e posteriormente reconstruída entre 1873 e 1875, ela tem como inspiração a Coluna Romana de Trajano.

Entre 2014 e 2015, a Coluna foi restaurada, num projeto milionário financiado pelo Ritz Paris.

Uma escada interior, fechada ao público, leva ao topo. A estátua atual de Napoleão é a terceira já instalada. Foi construída durante o Império de Napoleão III, sobrinho de Napoleão Bonaparte e inaugurada em 1875, após o término da Comuna de Paris.  A Coluna possui uma placa referenciando a Napoleão e suas batalhas.

Ela foi fabricada com o ferro fundido tirado de 1.200 canhões  dos exércitos russo e austríaco. É uma informação a ser discutida, controversa, pois ao que tudo indica o número é um tanto exagerado.

Se você tiver curiosidade, vale o passeio!

Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Tradições e Festivais da França

  Tradições e Festivais da França  5 – Festa da Música  (Fête de la Musique…

4 semanas ago

Tradições e Festivais da França

Tradições e Festivais da França                    …

1 mês ago

Madelaine

Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…

1 mês ago

O Folies Bergère

O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…

2 meses ago

La Belle Époque

La Belle Époque                      A “Belle…

2 meses ago

Moulin Rouge = Moinho Vermelho

Moulin Rouge = Moinho Vermelho     O Moulin Rouge é um Cabaré parisiense que…

2 meses ago