Curiosidade
Os franceses odiavam as batatas, porém veio Antoine- Augustin –Parmantier, um farmacêutico francês que iria mudar esta situação. Caso batatas fossem oferecidas ao povo francês no século XVIII, este ficaria com asco. Elas serviam de alimento para os animais. Era vista também como causa potencial da lepra. Por tudo isto, os franceses evitavam comê-las. O Parlamento francês chegou a proibir a consumação delas em 1748.
Durante a guerra Franco Prussiana (1870-1871), Parmentier foi capturado pelos prussianos e obrigado a se alimentar de batatas durante o cativeiro. Foi quando percebeu que o medo sobre este alimento era infundado e que o tubérculo até tinha efeitos positivos, pois era nutritivo ajudava a combater a disenteria.
Em 1773 devido ao trabalho de Parmentier, o qual comprovou que a batata era benéfica, o governo francês mudou a lei e esta passou a ser considerada como alimento saudável.
Apesar de incentivos publicitários, de serem feitas iniciativas onde celebridades as comiam, a população não aderia.
Foi então que surgiu uma ideia arrojada. Em 1781 o rei Luis XVI disponibilizou uma grande propriedade rural para que Parmentier plantasse uma certa quantidade de batatas. Foram contratados homens armados para guardar os campos. Foi então que as batatas ganharam importância e atenção. Ladrões foram atraídos pensando: se esta plantação é tão bem protegida é porque deveria ser muito boa e valiosa. Os homens também haviam recebido ordens de relaxarem a atenção para que o roubo pudesse se realizar. E assim foi feito. Roubaram as mudas, plantaram e uma vez produzidas, começaram a comê-las e não pararam mais, até hoje … Atualmente ela é o prato de base dos franceses, já no Brasil, o nosso prato de base é o arroz.
Na época da Revolução francesa o consumo da batata foi de grande importância devido à fome que assolou o país
Seria esta estória verídica ou não?
Coco Chanel Gabrielle Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883 em Saumur, na França,…
Tradições e Festivais da França 5 – Festa da Música (Fête de la Musique…
Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…
O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…