Categories: Sem categoria

O  Lago Léman e as cidades que o rodeiam

O  Lago Léman e as cidades que o rodeiam

O imenso e lindo Lago Léman (também conhecido como lago de Genebra) está na divisa entre a França e a Suíça.

Em forma de um croissant, o lago tem 73 quilômetros de extensão e 180 de circunferência. É o maior lago da Europa Ocidental. Ao norte, oeste e leste está a Suíça, ao sul está a França. Cercado pelos Alpes de um lado e pela cadeia montanhosa do Jurá do outro, a paisagem em volta do Lago Léman é deslumbrante. Picos nevados (entre eles o famoso Mont Blanc), castelos, vilarejos e vinhedos medievais.

Léman significa: Água grande.

Entre Genebra e Lausanne há dezenas de pequenas cidades e todas elas muito lindas, às margens do Lago. Saint Prex é uma delas.

Saint Prex é um antigo vilarejo Medieval fortificado, vale a visita. Caminhe a pé pelo centro histórico, pelas margens do lago. O pôr do sol no Lago Léman em Saint Prex é maravilhoso. No verão arrisque saltar do trampolim ou nadar na pequena praia “Les Bains des Dames” (Os banhos das senhoras).

Nadar no Lago Léman é programa obrigatório no verão.

 

Aubonne e Bougy

Vale a pena desviar um pouco das margens do Lago para ver a incrível vista que se tem ao subir um pouco a montanha em direção ao Jurá.

Aubonne é uma típica cidade de Vaud, o cantão suíço francófono, casas que rodeiam um castelo e ainda tudo isto rodeado por vinhedos. Passeie pela cidade, escolha um dos restaurantes locais para comer e tomar uma taça de vinho local.

A histórica Aubonne pode ser vista de longe graças à sua torre branca que se ergue sobre os vinhedos.

A uma curta distância  de Aubonne se encontra o parque Signal de Bougy.

Signal de Bougy é um parque de lazer e recreação erguido em um cenário idílico, com vista para o Lago de Genebra e os vinhedos da região. Lá, esportistas de todas as idades, podem arriscar tacadas em um campo de golfe de 18 buracos.

À curta distância dali, encontra-se o Arboreto Nacional de Aubonne que compreende uma área de 130 hectares. Uma coleção de 4.000 árvores e arbustos, com espécies de todos os lugares do mundo que se adaptam à altitude e às condições climáticas e geologia da região.

O Arboreto também abriga um museu de madeira em homenagem aos marceneiros com um acervo importante de ferramentas e engenhocas de artesãos e trabalhadores florestais.

 

 

Genebra  – é a segunda maior cidade da Suiça. A partir de Paris são 3 horas de trem e 45 minutos de avião.

É a cidade sede da ONU, da Cruz Vermelha e centro de outras Organizações Internacionais, cidade de Bancos Privados e de relojoarias de luxo.

Genebra está aos pés dos Alpes e na pontinha oeste do Lago, fazendo divisa com a França.

Jet d’eau fountain in Geneva

Conheça o centro antigo, passeie pela orla (no verão o Lago e o rio Ródano se transformam em grandes piscinas), chegue próximo ao imenso jato d´água, símbolo da cidade, conheça o lindo museu da Cruz Vermelha, faça uma visita guiada ao Palácio das Nações, visite as exposições do Cern para se iniciar no misterioso universo das partículas.

CERN – Genebra

Lausanne, cidade Universitária, a sede do Comité Olímpico Internacional.

Lausanne é uma cidade em desnível, estes oferecem visitas espetaculares do Lago e dos Alpes, apesar de não ser fácil de se desbravar.

E para entrar no clima, coma uma fondue no restaurante mais antigo da cidade: Pinte Berson.

Lavaux, se estiver de carro, pegue a estrada em direção de Vevey. A Route de la Corniche, estrada pequena e estreita que liga as duas cidades passa pelos centenários vinhedos de Lavaux, cujos terraços datam do século II. Por 30 quilômetros você vai percorrer os vinhedos suspensos sobre o Lago, passando por vilarejos é claro, tendo a vista espetacular dos Alpes no fundo.

Ao descer a estrada até o Lago, chega-se em Vevey, uma pequena cidade onde está a sede da Nestlé e seu Museu da Alimentação.

 

Vevey tem menos de 20.000 habitantes.

Um dos ícones mais fotografados da cidade é o Garfo de Vevey.

 

 

A escultura se projeta sobre o Lago de Genebra, próxima à margem. Feita de aço inoxidável, a escultura possui 8 metros de altura e 1,3 metros de largura.

Originalmente instalada em 1995, foi concebida para comemorar o décimo aniversário do Alimentarium que é o museu dedicado à nutrição constituída pela Nestlé.

O plano original era que a escultura ficasse exposta no Lago por apenas um ano. Graças à manifestação positiva do público, o Garfo foi autorizado e incorporado definitivamente à paisagem.

 

Nota: A continuação do texto será publicada na próxima semana.

Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

3 dias ago

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques  É uma Torre com muita história para contar! A Torre Saint Jacques…

1 semana ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

2 meses ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago