Categories: Sem categoria

O Impressionismo e Monet

O Impressionismo foi um movimento que surgiu na pintura francesa no final do século XIX. Vivia-se nesse momento a chamada Belle Époque, ou Bela Época em português.

Por volta de 1862-1863 um grupo de jovens pintores decide redescobrir a natureza. Até então suas pinturas eram feitas no interior de suas casas ou ateliers. Pegaram suas telas e  foram pintá-las ao ar livre, com a luz solar, natural. Eles amam o sol, as diferentes horas do dia e o crepúsculo.

Não misturam as cores das tintas, mas as justapõem. Também negligenciam as formas, fazendo desaparecer os contornos. A pintura é feita por pinceladas.

 O princípio do Impressionismo é pintar a impressão fugitiva do momento. Os artistas são frequentemente autodidatas  e possuem uma técnica rudimentar.

Em 1874 esses pintores se reuniram e fizeram uma exposição.

As opiniões foram diversas, curiosidade entre os visitantes e incompreensão entre os céticos. Foi um deles que diante do quadro  chamado: Impression soleil levant (Impressão nascer do sol ) disse o seguinte: Impressionnisme !  

Algum tempo após, pintores organizaram uma exposição que chamaram de Salão dos Recusados. Foi o ponto de partida para os Impresssionistas.

 Monet é o pintor que melhor representa o Impressionismo. Ele é o pintor em série. Alugou uma casa em Rouen, na frente da Catedral; pintou a igreja em várias horas do dia e sempre do mesmo lugar, do mesmo ângulo. Resultado:  mais de vinte  variantes foram produzidas, pois dependendo da hora e da luminosidade temos a nítida impressão que se trata de diferentes catedrais. O mesmo acontece com a gare   Saint Lazare ( estação de trens Saint Lazare) em Paris. O essencial para ele, não é o motivo, mas o efeito nas diferentes horas do dia.

Pintores impressionistas :

Claude Monet,

Édouard  Manet,

Pierre Renoir,

Alfred Sisley,

Van Gogh,

Edgarb Degas,

Cézanne,

Pissarro entre outros.

Uma curiosidade, quanto  mais afastados estivermos da pintura mais nítida ela será.

 

Claude Monet

Biografia

Claude Monet (1840-1926)  pintor francês considerado um dos mais importantes da Escola Impressionista.

Nasceu em Paris no dia 14 de novembro de 1840, passou sua infância na cidade de Havre, na Normandia. Seu pai era comerciante e desejava que seu filho seguisse seus passos.

Entrou para a  escola secundária de Artes e com isso seu interesse pela pintura cresceu ainda mais. Nesse momento fez várias caricaturas e seus desenhos começaram a impressionar muita gente.

Com a morte de sua mãe, Monet passou a morar com sua tia Marie-Jeanne, também pintora e interessada em artes.

Em 1859 foi para Paris a fim de estudar Artes, entretanto, ficou decepcionado com a  pintura acadêmica. Nesse período participou de vários encontros com intelectuais e artistas que costumavam frequentar cafés da cidade. Mais tarde foi estudar e trabalhar com Charles Gleyre, onde conheceu Auguste Renoir  outro  importante pintor do movimento impressionista.  Também teve contato com Pissarro cofundador do mesmo movimento.

Inspirado nas técnicas de Eugene Boudin, Monet passou a produzir pinturas ao ar livre.

Todavia, algumas de suas pinturas foram rejeitadas para a exposição, foi quando passou a ter  dificuldades financeiras.

Casou- se com Camille Doncieux e com ela teve dois  filhos: Jean et Michel. Camille teve complicações na segunda gravidez e logo após o nascimento do filho do casal, ela faleceu.

Apesar de muitas dificuldades para vender sua arte, a partir de 1886, sua carreira começa a avançar. Viajou por diversos países a fim de se inspirar nas paisagens e vender suas obras. Felizmente Monet tinha um fiel comprador de suas obras, o milionário Ernest Hoschedé.

Monet conheceu Alice Hoschedé, viúva de Ernest, passou a viver com ela e finalmente em 1892 se casam; é a sua segunda esposa.  Quando se casaram ela já tinha seis filhos do casamento anterior e isso fez uma família de dez pessoas.

Em 1863, aluga seu próprio estúdio em Paris, foi quando começou a participar de algumas exposições no Salão da capital.

Monet mudou-se para  Giverny com sua família e lá comprou uma casa  às margens do rio onde viveu  por 43 anos.

           O jardim de Giverny foi de grande inspiração para o pintor onde fez uma série de: Pont jaonais ( ponte japonesa) que foram pintadas em várias horas do dia, dependendo da luminosidade e também em diferentes estações do ano.

 

Monet retratava a ondulação e os reflexos da água com genialidade! Este pintor comprava bulbos de plantas vindas do Japão, as quais eram embaladas cuidadosamente em papéis maravilhosos. Ele os desembalava com muita atenção e os reutilizava como decoração nas paredes.

Apesar da idade avançada e de problemas de visão continuou produzindo obras até a data de sua   morte. Faleceu na cidade de Giverny aos 86 anos no dia 5 de dezembro de 1926.

      Hoje, pode-se  visitar a casa em que viveu e também seus belos jardins. Curiosidade: sua casa está exatamente como ele deixou, com móveis e decorações. Seu túmulo  está no cemitério da igreja de  Giverny.

 

Jardim de Monet

 

O jardim é aberto do início de abril até o final do mês de outubro. 

Funciona diariamente das  9;30 às 18:00 horas.

      A instituição só fecha as portas no inverno europeu, quando o jardim recobra as forças para encantar a todos na próxima primavera.

      A cada estação um novo jardim se revela aos visitantes.

É um passeio inesquecível !

Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

3 dias ago

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques  É uma Torre com muita história para contar! A Torre Saint Jacques…

1 semana ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

1 mês ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago