O MASP, primeiro Museu moderno do Brasil, foi fundado em 1947 pelo empresário e jornalista paraibano Assis Chateaubriand. Sua primeira sede estava situada no centro da cidade, na rua 7 de abril e somente em 1968 foi transferido para o edifício atual, projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi a pedido de Chateaubriand.
Além de ser um exemplo de inovação arquitetônica e artística, o Museu de Arte de São Paulo proporcionou um espaço aberto à população e se tornou um dos principais símbolos da Capital paulista.
Cartão postal de São Paulo, o MASP é um marco cultural e arquitetônico da cidade. Localizado na Avenida Paulista 1578 – Bela Vista, uma das vias mais importantes de São Paulo, o impressionante edifício de arquitetura modernista sustentado por icônicas quatro colunas vermelhas, completou 50 anos em 2018.
O vão livre, com seus 70 metros de extensão, foi projetado com o intuito de funcionar como uma praça para uso da população. Concebida pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, cumpre hoje exatamente essa função, permitindo o trânsito de pedestres, acolhendo manifestações populares e artísticas, além de abrigar a tradicional feira de antiguidades aos domingos.
É um dos pontos turísticos mais visitados da cidade recebendo por volta de 500 mil pessoas por ano.
Entre os anos de 1947 e 1990, o crítico e marchand italiano Pietro Bardi assumiu a direção do MASP, a convite de Chateaubriand.
As primeiras obras de Arte do Museu foram selecionadas por Bardi e adquiridas através de doações da sociedade local, formando o mais importante acervo de Arte europeia do Hemisfério Sul. Atualmente a coleção reúne mais de 11.000 obras de artistas brasileiros e estrangeiros dos mais diversos períodos, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestiários de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
No MASP, os visitantes podem ver obras de nomes como: Portinari, Botticelli, Renoir, Picasso, Van Gogh, Monet entre muitos outros.
Lá encontra-se uma das maiores Bibliotecas especializadas em Arte do país.
Atualmente o MASP desenvolve o projeto MASP, em expansão com a construção do novo edifício intitulado Pietro Maria Bardi, conectado por ligação subterrânea ao prédio histórico de Lina Bo Bardi.
A construção aumentará a área do Museu em 6.945 metros quadrados, com 14 andares compostos de galerias, salas de aulas, laboratórios de restauro, restaurante, loja e área de evento, ampliando as atividades realizadas hoje, e aumentando a capacidade de visitantes.
A previsão de conclusão do projeto é em 2024.
O Museu de Arte de São Paulo, o primeiro Museu moderno do país, é uma instituição privada sem fins lucrativos.
O arrojado projeto de Lina Bo Bardi criou uma arquitetura de superfícies ásperas e sem acabamentos luxuosos, que contempla leveza, transparência e suspensão.
A inovação do Museu não se restringe à arquitetura externa, ela se faz presente também ao seu interior com os incríveis cavaletes de cristal criados para expor a coleção no segundo andar do edifício, facilitando a visualização.
No espaço amplo da pinacoteca do MASP, a expografia suspensa e transparente permite ao público um convívio mais próximo com o acervo, uma vez que ele pode escolher seu percurso entre as obras, controlá-las e visualizar o seu verso.
O MASP, museu diverso, tem a missão de estabelecer de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir de artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte, por meio de experiências transformadoras e acolhedoras.
O calendário de exposições é complementado pelos programas públicos, desenvolvidos pelo núcleo de mediação e inclui seminários internacionais, palestras realizadas mensalmente no primeiro sábado de cada mês. Há também O Programa MASP Professores, oficinas, cursos no MASP Escola e programação de filmes e vídeos.
Para ampliar e perenizar a discussão em torno de toda essa programação, o Museu edita uma série de publicações incluindo catálogos das exposições, dos acervos e antologia dos seminários e palestras, bem como de projetos especiais como restauros de obras.
Um dos principais ícones da cidade de São Paulo, o MASP, está repleto de histórias que talvez ainda não saiba. Depois desta lista, você vai ver o Museu com outros olhos.
O MASP está aberto de quarta a domingo das 10 às 18 horas, na terça, das 10 às 20 e fechado às segundas.
Nas terças feiras e na primeira quinta-feira do mês, a entrada é grátis.
Tradições e Festivais da França 5 – Festa da Música (Fête de la Musique…
Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…
O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…
Moulin Rouge = Moinho Vermelho O Moulin Rouge é um Cabaré parisiense que…
View Comments
Linda matéria do nosso MASP 👏🏻👏🏻👏🏻 parabéns!!! 🥰❤️