Categories: Sem categoria

Museu do Masp

Museu do Masp

O MASP, primeiro Museu moderno do Brasil, foi fundado em 1947 pelo empresário e jornalista paraibano Assis Chateaubriand. Sua primeira sede estava situada no centro da cidade, na rua 7 de abril e somente em 1968 foi transferido para o edifício atual, projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi a pedido de Chateaubriand.

Assis Chateaubriand

Museu na rua 7 de abril

Além de ser um exemplo de inovação arquitetônica e artística, o Museu de Arte de São Paulo proporcionou um espaço aberto à população e se tornou um dos principais símbolos da Capital paulista.

Cartão postal de São Paulo, o MASP é um marco cultural e arquitetônico da cidade. Localizado na Avenida Paulista 1578 – Bela Vista, uma das vias mais importantes de São Paulo, o impressionante edifício de arquitetura modernista sustentado por icônicas quatro colunas vermelhas, completou 50 anos em 2018.

O vão livre, com seus 70 metros de extensão, foi projetado com o intuito de funcionar como uma praça para uso da população. Concebida pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, cumpre hoje exatamente essa função, permitindo o trânsito de pedestres, acolhendo manifestações populares e artísticas, além de abrigar a tradicional feira de antiguidades aos domingos.

Feira aos domingos no vão do MASP

É um dos pontos turísticos mais visitados da cidade recebendo por volta de 500 mil pessoas por ano.

Entre os anos de 1947 e 1990, o crítico e marchand italiano Pietro Bardi assumiu a direção do MASP, a convite de Chateaubriand.

Pietro Maria Bardi

As primeiras obras de Arte do Museu foram selecionadas por Bardi e adquiridas através de doações da sociedade local, formando o mais importante acervo de Arte europeia do Hemisfério Sul. Atualmente a coleção reúne mais de 11.000 obras de artistas brasileiros e estrangeiros dos mais diversos períodos, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestiários de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

No MASP, os visitantes podem ver obras de nomes como: Portinari, Botticelli, Renoir, Picasso, Van Gogh, Monet entre muitos outros.

Lá encontra-se uma das maiores Bibliotecas especializadas em Arte do país.

Atualmente o MASP desenvolve o projeto MASP, em expansão com a construção do novo edifício intitulado Pietro Maria Bardi, conectado por ligação subterrânea ao prédio histórico de Lina Bo Bardi.

A construção aumentará a área do Museu em 6.945 metros quadrados, com 14 andares compostos de galerias, salas de aulas, laboratórios de restauro, restaurante, loja e área de evento, ampliando as atividades realizadas hoje, e aumentando a capacidade de visitantes.

A previsão de conclusão do projeto é em 2024.

O Museu de Arte de São Paulo, o primeiro Museu moderno do país, é uma instituição privada sem fins lucrativos.

O arrojado projeto de Lina Bo Bardi criou uma arquitetura de superfícies ásperas e sem acabamentos luxuosos, que contempla leveza, transparência e suspensão.

Lina Bo Bardi

A inovação do Museu não se restringe à arquitetura externa, ela se faz presente também ao seu interior com os incríveis cavaletes de cristal criados para expor a coleção no segundo andar do edifício, facilitando a visualização.

Cavaletes de cristal

No espaço amplo da pinacoteca do MASP, a expografia suspensa e transparente permite ao público um convívio mais próximo com o acervo, uma vez que ele pode escolher seu percurso entre as obras, controlá-las e visualizar o seu verso.

O MASP, museu diverso, tem a missão de estabelecer de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir de artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte, por meio de experiências transformadoras e acolhedoras.

O calendário de exposições é complementado pelos programas públicos, desenvolvidos pelo núcleo de mediação e inclui seminários internacionais, palestras realizadas mensalmente no primeiro sábado de cada mês. Há também O Programa MASP Professores, oficinas, cursos no MASP Escola e programação de filmes e vídeos.

Para ampliar e perenizar a discussão em torno de toda essa programação, o Museu edita uma série de publicações incluindo catálogos das exposições, dos acervos e antologia dos seminários e palestras, bem como de projetos especiais como restauros de obras.

Curiosidades sobre o MASP

  • Achilina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi (1914-1992) foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Foi casada com o crítico de Arte Pietro Maria Bardi.

Escultura “Bailarina de 14 anos”
  • O MASP é uma das quatro instituições do mundo que possui a coleção completa das 73 esculturas em bronze feitas por Edgar Degas, incluindo a “Bailarina de 14 anos”, única escultura exposta enquanto o artista ainda estava vivo.
Bailarinas de Degas
  • Além dos lugares abertos ao público existe uma sala de acesso, climatizada, que poucos conhecem.
  • Algumas peças do MASP nunca foram exibidas, por exemplo, uma armadura de ferro e cobre datada de 1480.
  • Os primeiros anos foram de grandes aquisições para a instituição. Entre 1947 e 1952, foi adquirida a grande parte do acervo, hoje com cerca de 10.000 obras, a qual custou o equivalente a US$ 6 milhões.
  • Por conta do final da segunda guerra mundial, com os países sucateados, esse foi um período de grandes oportunidades. O fundador do MASP, Assis Chateaubriand usou sua influência para que os poderosos da época fizessem doações para a instituição. Vale a pena olhar o verso de cada obra e ver os nomes das empresas que doaram as obras para o Museu.
  • A primeira aquisição do MASP comprada pelo fundador do Museu, Pietro Maria Bardi, é o quadro “Retrato de Mulher”, de Picasso e data de 1947.
  • Obras falsificadas foram compradas pelo MASP. No início dos anos 70, o pintor Joan Miró escreveu uma carta a Bardi, o diretor da instituição, negando a autoria de um guache exposto. A obra foi retirada e encaminhada à reserva técnica. Nas décadas seguintes outras obras tiveram autoria questionada.
  • O vão livre do MASP, projetado por Lina Bo, foi doado a Prefeitura com a condição de que nunca fosse construído um edifício que tapasse a paisagem para a Avenida 9 de Julho. A profissional projetou uma construção com um grande vão, respeitando as exigências dos doadores.

    

Rainha Elizabeth II na inauguração do Masp
  • A nova sede do MASP foi inaugurada na presença de Elizabeth II, rainha do Reino Unido, além de líder suprema da igreja anglicana. Ela veio ao Brasil para fortalecer laços comerciais com o governo Costa e Silva.

    Pedra do Vão livre
  • Entre as peças menos conhecidas do Museu está o acervo da moda, que possui 159 peças. O Museu foi palco de um desfile de Dior na década de 50 e abrigou, sob o comando de Lina Bo, uma das primeiras escolas de design e tecelagem do país, o IAC.

Acervo de moda
  • O terreno do MASP não estava vazio. O número 1578 da Avenida Paulista abrigava o Belvedere Trianon, uma espécie de clube frequentado pela alta sociedade paulista também conhecido como Miradouro da Avenida ou Belvedere da Avenida. O complexo construído pelo escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo, era composto por um extenso mirante, terraços panorâmicos, um restaurante e salões de festas. Por conta de mudanças na Economia e na rotina da Capital paulista no final dos anos 1920, o local deixou de ser restrito à elite. Em 1951, o edifício foi demolido para abrigar a primeira Bienal de Arte Moderna da cidade. O evento foi bem-sucedido o que motivou a Prefeitura para que doasse o terreno para a construção da nova sede do MASP.
  • Assis Chateaubriand recebeu em 2017 um financiamento do ProgramaKeeping It Modern da Fundação Getty, que tem como objetivo desenvolver pesquisas para conservação de edifícios modernos no mundo. Com esse apoio, a instituição pretende criar um plano de diretrizes de conservação e manutenção permanente do edifício.
  • Um dos primeiros centros poli culturais do mundo. Em apenas três anos o Museu já contava com pinacoteca, cursos e palestras… O Museu era um ponto de encontro de artistas, estudantes e intelectuais em geral.

 

Um dos principais ícones da cidade de São Paulo, o MASP, está repleto de histórias que talvez ainda não saiba. Depois desta lista, você vai ver o Museu com outros olhos.

O MASP está aberto de quarta a domingo das 10 às 18 horas, na terça, das 10 às 20 e fechado às segundas.

Nas terças feiras e na primeira quinta-feira do mês, a entrada é grátis.

Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Tradições e Festivais da França

  Tradições e Festivais da França  5 – Festa da Música  (Fête de la Musique…

4 semanas ago

Tradições e Festivais da França

Tradições e Festivais da França                    …

1 mês ago

Madelaine

Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…

1 mês ago

O Folies Bergère

O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…

2 meses ago

La Belle Époque

La Belle Époque                      A “Belle…

2 meses ago

Moulin Rouge = Moinho Vermelho

Moulin Rouge = Moinho Vermelho     O Moulin Rouge é um Cabaré parisiense que…

2 meses ago