O Museu d´Orsay, em Paris, abriga o principal acervo do mundo dedicado ao impressionismo, realismo e simbolismo. Todos os maiores artistas do século XIX e XX têm obras expostas lá. É o segundo principal museu da França, atrás apenas do Louvre e um dos mais importantes e interessantes do planeta. Não é sem razão que, pelo menos 25 obras imperdíveis de se apreciar, lá estão.
Entre os artistas em exibição permanente no d´Orsay estão:
Paul Cézanne com seu quadro “Maçãs e laranjas”;
Edgar Degas, o pintor do movimento com “Bailarinas”(1885);
Paul Gauguin com “O Cristo amarelo”,
Toulouse- Lautrec com “Baile no Moulin Rouge”,
Édouard Manet com “Déjeuner sur l’herbe”;
Georges Seurat com “Le cirque”;
e ainda Vincent Van Gogh com seu auto retrato
e muitos outros artistas bem conhecidos e famosos…
Porém, a grande atração do Museu, são as pinceladas impressionistas de Claude Monet.
Além das pinturas, estão expostas ao longo dos cinco andares do D ´Orsay esculturas célebres, objetos decorativos, fotografias e desenhos, testemunhos da incrível criação artística que efervesceu na Europa entre 1848 e 1914.
O átrio principal do Museu é todo aberto e preenchido por esculturas. Sobre elas, predomina um belíssimo relógio.
O prédio tem cinco andares, sendo que as exposições principais estão divididas entre o térreo, o segundo e o quinto andar.
No último andar há um café, cinema, e uma loja de lembrancinhas.
O prédio que hoje abriga o Musée d´Orsay foi outrora, uma estação ferroviária, chamada Gare du Quai d´Orsay, construída para o Caminho de Ferro de Paris a Orléans. A estação foi inaugurada a tempo, para a Exposição Universal de 1900 a qual foi sediada em Paris.
A Empresa Ferroviária de Orléans, procurou a ajuda de três profissionais para criar o projeto. O escolhido foi o do arquiteto francês Victor Laloux.
A Estação Ferroviária construída em estilo clássico foi concluída em tempo recorde.
O edifício moderno, para a época, tinha uma fachada de pedra projetada a fim de esconder molduras de metal e vidro e misturar o edifício com a linha do horizonte de Paris.
Ela tinha algumas comodidades modernas como: elevadores, escadas rolantes, rampas para bagagem e trilhos de trem subterrâneos.
Ao ser inaugurada, a Gare d´Orsay havia se tornado a primeira Estação Ferroviária de terminal urbano eletrificado do mundo.
Em 1939 a Estação Ferroviária parou de funcionar após o avanço tecnológico, tornando os trens maiores e mais rápidos, incapazes de operar na Gare d´Orsay.
Quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, a extinta Estação Ferroviária da Gare d´Orsay foi usada como Correio, o qual estava concentrado principalmente nos prisioneiros de guerra.
Após a 2ª Guerra, a Estação foi muito utilizada como cenário de filmes. O diretor de cinema Orson Welles usou o espaço para um de seus filmes, baseado em um romance de Franz Kafka em 1962. Depois a mesma Gare foi ocupada por uma companhia teatral, seguida por um grupo de leiloeiros.
Em 1973 a Estação foi finalmente fechada e a ideia inicial foi de demolir todo o complexo para no local erguer um Hotel de luxo. Todavia a estação sobreviveu graças ao clamor público que não aceitava sua destruição.
Em 1975 a Organização Musée de France moveu uma proposta para converter a Estação Ferroviária em um Museu, a qual foi aceita em 1977.
Das seis propostas, o escritório de Arquitetura chamado ACT Groupe ganhou o concurso para redesenhar a Estação Ferroviária não alterando o projeto original do edifício.
Eles também retiveram o enorme relógio da estação de trem.
O Museu d´Orsay tal qual é atualmente, foi inaugurado pelo presidente francês François Mitterrand em dezembro de 1986.
A coleção de arte deste Museu veio, principalmente, de Museus franceses. Do Centro de Arte Jeu de Paume, vieram obras impressionistas que devido à superlotação, estavam à procura de um novo lar.
Também o Louvre, o prestigioso Museu francês que abriga a Mona Lisa já não tinha espaço para novas obras e as enviou para o d’Orsay.
Ele se concentrou na coleta de peças de arte dos séculos XIX e XX. Mais tarde expandiu sua gama para artes decorativas, esculturas e fotografias.
Algumas das obras ícones do Museu são pinturas impressionistas como:
A noite estrelada, de Van Gogh,
Le bal au Moulin de la Galette, de August Renoir,
É bom lembrar que há exposições temporárias!
O Museu d´Orsay é lindíssimo tanto por dentro como por fora, indo a Paris, não deixem de visitá-lo!
Jardim das Tulherias Com uma localização excepcional, entre o Museu do Louvre e a Praça…
Camille Pissarro O Impressionista que veio do Caribe Foto Camille Pissarro (1830 – 1903), um…
Pierre – Auguste Renoir Pierre Renoir foi um artista francês, um dos principais pintores no…
Edgar Degas Hilaire Germain Edgar Degas, conhecido como Edgar Degas, foi um…
Pintores Impressionistas Claude Monet Claude Monet (1840 -1926) foi um pintor francês que se…
View Comments
Helena ,como sempre, você é maravilhosa!