Montenegro é um país balcânico com montanhas escarpadas, vilas medievais e uma estreita faixa de praias ao longo do seu litoral no mar Adriático. As Bocas de Cattaro que se parecem com um fiorde (é uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas originada por erosão causada pelo gelo de antigo glaciar) são repletas de igrejas costeiras e de cidades fortificadas como Cátaro e Herceg Novi.
O Parque Nacional do Norte abriga ursos e lobos, abrange picos de calcário, lagos glaciais e o desfiladeiro do rio Tara com 1.300 metros de profundidade.
Com menos de 700 mil habitantes, a pequena e montanhosa Montenegro está localizada no sudeste da Europa, região conhecida como Península Balcânica. É um país muito jovem, com poco mais de 11 anos. É difícil imaginar como um país tão pequeno possa ter de tudo: uma diversidade enorme de paisagens, parques nacionais, montanhas, praias, vida noturna, história, mosteiros ortodoxos. Atividades para todos os gostos e épocas do ano, a um preço accessível.
Seu alfabeto é o cirílico e a língua montenegrina é reconhecida como dialeto das línguas eslavas do sul. Podgoritza é o nome da sua capital.
Até 3 décadas atrás Montenegro fazia parte de uma das maiores potências do mundo, a Iugoslávia. Inúmeros conflitos, civis e religiosos desmembraram o país em 7 pequenos países na região dos Balcãs. A Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Sérvia, Eslovênia, Montenegro e Kosovo, este último ainda parcialmente reconhecido como independente da Sérvia. Tem apenas 13 mil quilômetros quadrados, o equivalente ao dobro do nosso menor estado, o Distrito Federal. A densidade populacional é de 47 pessoas por quilômetro quadrado.
Aeroporto de Podgoritza
O maior aeroporto de Montenegro está em Podgoritza, a capital, porém, ele é ainda muito mal conectado com o resto do mundo, fazendo com que os visitantes cheguem por Belgrado, na Sérvia ou Dubrovnik na Croácia.
A versão atual da bandeira aparece descrita no artigo quarto da lei que regula os seus símbolos e foi aprovada pelo Parlamento de Montenegro no dia 12 de julho de 2004. A Bandeira é vermelha debruada a dourado e figura na sua parte central o escudo de Montenegro adotado em 1993.
– A costa de Montenegro é de aproximadamente 294 quilômetros.
– Possui 117 praias e a Velika Plaza leva o título de a maior praia desta parte do Adriático. A paisagem inusitada do litoral formou os mais diversos tipos de praias, com opções movimentadas até as mais tranquilas e isoladas.
– 10% da superfície de Montenegro é coberta por Parques Nacionais. Os mais populares incluem o Monte Durmitor, o Lorcen National Parc e o Skadar Lake National Parc.
– A cidade velha, Kotor, abriga uma das ruas mais estreitas do mundo. Lá estão a Katedrala Svetog Tripuna e o Museu Marítimo.
– Em Montenegro está localizada uma das três florestas virgens remanescentes da Europa.
– Podgoritza, a capital, foi fortemente danificada durante a Segunda Guerra Mundial. Bombardeada 90 vezes, teve danos, porém, os mais maciços foram causados apenas em Pearl Harbour, Stalingrado e Dresden.
– Kotor está listada como Patrimônio Mundial da UNESCO, é uma espécie de Museu ao ar livre.
– O rio Tara é conhecido por suas águas claras e é o maior rio de montanha de Montenegro com 144 quilômetros de extensão.
– Montenegro não possui moeda própria e tem usado o euro como tal. Porém, como o país jamais assinou um acordo com a União Europeia não pode imprimir, cunhar ou emitir notas e moedas oficialmente.
– A Baía de Kotor é o lugar mais bonito de Montenegro, banhada pelo Mar Adriático, possui águas claras e sem ondas, além de uma coloração verde escura e um tom cristalino, transformando o mar em uma espécie de espelho líquido.
– Kotor é parada obrigatória para quem vem de Dubrovnik. É a cidade mais medieval da região e é considerada a capital cultural de Montenegro.
– Com arquitetura e estética antiquíssimas Kotor possui casas que parecem saídas de livros de histórias medievais, com construções datadas do período Veneziano entre os anos 1420 e 1797.
– Arqueólogos acreditam que a cidade tenha sido fundada entre os séculos VI e VII a.C , ou seja, há mais de 2.500 anos.
– A cidade de Perast é uma ilha artificial e abriga a surpreendente igreja de Nossa Senhora das Rochas com mais de 500 anos. Reza a lenda que a construção foi fruto de uma promessa feita pelos marinheiros que encontraram naquele local uma imagem de Nossa Senhora e uma criança. Outra lenda diz que a ilha artificial é feita a partir de barcos naufragados na região. Acredita-se também que a ilha foi construída por marinheiros de Perast e Kotor, que voltavam de suas viagens trazendo grandes pedras, que colocavam ali, eventualmente formando a ilha.
– Perast é um pedaço de Veneza em Montenegro. Para chegar à cidade, é necessário dirigir pela baía de Kotor. O lugar é lindo! A cada curva ou reta tem-se uma nova paisagem!
– Budva, outra cidade medieval. Possui uma muralha super bem preservada e é conhecida por ser o principal balneário do país, com praias lotadas durante os meses de verão. O clima e o agito da cidade são imperdíveis.
– Mesmo pequena, Montenegro reserva grandes atrações naturais. O Cânion do rio Tara é uma delas. Com 1.300 metros de altura, fica ao norte do país, no Parque Nacional Durmitor é também Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
– Caso você goste de frutos do mar, vai adorar o litoral de Montenegro. Com preços justos, você pode provar diferentes pratos da região. Um dos pratos mais apreciados é o Budva, é mexilhão servido com vários tipos de molho.
– De mercados locais a bons restaurantes ou pequenos produtores, a qualidade é constante. Frutas, legumes, queijo, mel, peixe e muita carne!
Com Montenegro termino nossa viagem pelos países que pertenceram a Iugoslávia.
Coco Chanel Gabrielle Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883 em Saumur, na França,…
Tradições e Festivais da França 5 – Festa da Música (Fête de la Musique…
Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…
O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…