Curiosidade
– Vocês sabem porque a lata de lixo na França se chama poubelle?
Monsieur Poubelle
Eugène Poubelle nasceu em uma família burguesa em Caen, na França. Estudou para ser advogado e recebeu PHD. Ensinou nas universidades de Caen, Grenoble e Toulouse, cidades francesas, antes de se tornar préfet ou representante do governo e administrador regional na Charente em abril de 1871.
Foi préfet em várias cidades e finalmente de 1883 a 1896 exerceu a mesma função no departamento do Sena.
Ser préfet do Sena era uma posição de muito poder em Paris, equivalente aos cargos que um prefeito teria em outras cidades francesas.
Em 7 de março de 1884 Poubelle decretou que os proprietários de edifícios deveriam colocar seus detritos em três recipientes cobertos de 40 a 120 litros para armazenar o lixo doméstico.
Este, deveria ser classificado em itens compostáveis, papéis e panos separados de louças e outras coisas mais.
A população de Paris, perto de dois milhões, precisava de um sistema para esvaziar os recipientes regularmente. Os parisienses começaram a chamar isto de Poubelle, um hábito incentivado pelo jornal Le Figaro que as chamou de Boites Poubelles .
As caixas encontraram resistência, proprietários de edifícios se ressentiam com o custo do fornecimento e supervisão das caixas. Também os tradicionais catadores de lixo da época viam as lixeiras como uma ameaça para seus empregos.
As caixas deterioraram-se, porém os princípios que Poubelle estabeleceu sobreviveram.
Poubelle tornou-se um substantivo já sido criado e foi reconhecido pela primeira vez por um suplemento do Grand Dictionnaire Universel do século 19 em 1890.
Advogado, professor de Universidades, representante do presidente e administrador regional, morreu aos 76 anos no dia 15 de julho de 1907. Está enterrado no cemitério Herminis perto de Carcassonne .
Há uma rua em Paris que leva seu nome.