A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça da Concórdia, em Paris, é uma igreja católica consagrada a Santa Maria Madalena. Sua forma se destaca pela arquitetura em forma do templo clássico grego.
As primeiras tentativas da construção da Igreja aconteceram em 1764, por Constant d’Ivry, porém, depois da morte do arquiteto em 1777, seu sucessor decidiu destruir a obra e recomeçá-lo.
Depois do estouro da Revolução Francesa, as obras foram novamente suspensas, (de 1790 a 1805) enquanto se debatia o futuro uso do edifício.
Em 1806, por conta da tendência anticlerical da época, se transformou em um Templo em homenagem ao Grande Exército, até a construção do Arco do Triunfo, que a substituiu desta função. A parte construída foi novamente derrubada e, sob as ordens de Napoleão I, outro arquiteto começou a construção de um edifício baseado no design de um templo antigo, em homenagem à Armada Francesa.
Depois da queda de Napoleão, o edifício foi consagrado como Igreja Católica, em homenagem a Santa Maria Madalena, função que cumpre desde 1842 até os dias de hoje.
A Igreja da Madeleine é muito chamativa, vista pelo seu exterior, seu aspecto é neoclássico, similar ao dos Templos Gregos. O edifício é formado por 52 colunas coríntias de 20 metros de altura, as quais lhe outorgam um aspecto imponente.
Na fachada principal está o extenso frontão, no qual se representa um alto-relevo do Juízo Final.
O interior da Igreja, levemente iluminado, é formado por uma só nave com 3 cúpulas, que não são visíveis do exterior.
Sobre o Altar mor, pode-se ver uma escultura que representa a Assunção de Madalena, enquanto na cúpula que o reveste há um fresco sobre a história do Cristianismo.
Vale a pena ter uma especial atenção ao órgão de tubos da Igreja, considerado o melhor da cidade.
O interior também é diferente dos Templos tradicionais, pois está na penumbra e possui uma escassa decoração, o que ressalta sua beleza arquitetônica.
Lá, pode-se desfrutar de um inesquecível concerto de música clássica. Está aberta todos os dias das 9:30 às 19 horas e a entrada é gratuita.
Vale a pena conferir!
Tradições e Festivais da França 5 – Festa da Música (Fête de la Musique…
O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…
Moulin Rouge = Moinho Vermelho O Moulin Rouge é um Cabaré parisiense que…
Basílica do Sacré-Coeur Fotos da Basílica A Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Montmartre,…