Le Marché aux Puces, ou Mercado das Pulgas de Paris, surgiu na década de 1880 como um grande bazar ao ar livre nos subúrbios da cidade. O nome Mercado das Pulgas acredita-se ter surgido porque os objetos eram colocados no chão, onde as pulgas costumavam se aglomerar. Outra possibilidade é que neste local havia a venda de vestuários que, na época, muitas vezes vinham infestados de pulgas.
A história deste Mercado pode ser resumida em alguns pontos singulares, como serviu de cenário para a gravação de cenas do filme, “Meia Noite em Paris”, de Wood Allen.
Entre 1905 e 1914, a imprensa contribuiu para a reputação do local e muitos comerciantes abriram seus negócios. A imprensa mostrou grande interesse por estes locais públicos.
Nos arredores de Paris o Mercado das Pulgas de Saint-Ouen constitui a maior concentração de antiquários e vendedores de artigos usados do mundo.
Ao lado das lojas de antiguidades, proliferam os estabelecimentos de roupas de segunda mão e de artigos de fantasia nas ruelas das Pulgas.
No final do século XIX, catadores, ladrões e sucateiros percorriam as ruas de Paris em busca de tesouros. Cansada desta situação, a municipalidade de Paris decidiu tomar medidas e expulsar os indesejados da Capital.
Os sucateiros escolheram então se estabelecer ao norte de Paris, entre as muralhas da cidade e a vila de Saint-Ouen.
O acampamento crescia e se transformava gradualmente. As tavernas (geringuetes) ao ar livre, instaladas aí, e as inúmeras pequenas lojas que abriam suas portas, rapidamente tornaram o lugar um destino popular onde os parisienses e os passeantes de domingo gostavam de flanar e de tomar um drinque.
Entre 1905 e 1914 a imprensa mostrou grande interesse por esses lugares únicos e contribuiu significativamente para sua reputação. Muitos comerciantes se apressavam em abrir seus negócios. Assim nasceu o Mercado das Pulgas!
Os números impressionam, são 11 milhões de visitantes por ano, 11 quilômetros de ruas e becos e aproximadamente 1.700 comerciantes, em um volume de negócios anual de 500 milhões de Euros.
Criado em 1885, a região é composta por 11 mercados diferentes. Lá, encontra-se de tudo desde móveis, bronzes, iluminação, louças, joias, brinquedos, livros e roupas de época.
O Mercado Vernaison continua sendo o mercado de referência, é o mais antigo e aquele que tudo iniciou.
Em 1918, seu fundador, obteve o direito sobre o terreno e organizou sua estrutura construindo os primeiros barracos destinados a receber os mendigos e as mercadorias de segunda mão.
Atualmente, o Mercado mantém o seu traçado tortuoso e pitoresco e ainda o restaurante Chez Louisette, Bar – Restaurant, com cozinha tradicional e animação musical.
Visitar o Mercado das Pulgas é fácil, ele está localizado no 18º. arrondissement, ao norte de Paris e é realizado todos os sábados, domingos e segundas feiras, das 10 horas da manhã às 18 horas.
O transporte pode ser o ônibus 85 ou o metrô linha 4, estação Porte de Clingnancourt, ou linha 13, estação Garibaldi.
Para quem vai de carro, há estacionamento próximo ao local.
Existente há mais de 120 anos, esta região ainda é única!
Quando estiver em Paris, além do roteiro turístico tradicional inclua em seu passeio esta região que é linda, viva e crescente para turistas e professionais.
Tradições e Festivais da França 5 – Festa da Música (Fête de la Musique…
Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…
O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…
Moulin Rouge = Moinho Vermelho O Moulin Rouge é um Cabaré parisiense que…