A “Belle Époque” ou Bela época em português, foi um período de paz, prosperidade e otimismo na Europa. Um período de cultura completa na história do continente europeu o qual teve início em final da Guerra Franco-Prussiana em 1870 e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914.
A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão.
No capítulo 1 do seu livro sobre a Primeira Guerra Mundial, intitulado “Catástrofe: a Europa vai à guerra”, o historiador Max Hatings diz que de 1900 a 1914, avanços tecnológicos, sociais e políticos alastraram-se pela Europa e Estados Unidos, em uma escala nunca vista em qualquer outro período, um piscar de olhos de experiência humana.
Einstein anunciou a sua teoria especial da relatividade, Marie Curie isolou o radio e Léo Baekeland inventou a baquelita, o primeiro polímero sintético. Telefones, gramofones, veículos motorizados, sessões de cinema e casas com eletricidade tornaram-se lugar comum entre pessoas abastadas nas sociedades mais ricas. Jornais de circulação em massa, adquiriram influência social e poder político sem precedentes.
Todos esses avanços, somados a outros como a invenção do telégrafo e do telefone, que revolucionaram as formas de comunicação, a do automóvel, do navio, da locomotiva a vapor, que revolucionaram os transportes, criaram um clima de grande entusiasmo, o qual, com o progresso, refletia-se na própria vida cotidiana dos grandes centros urbanos, principalmente no continente europeu, como Paris, Londres e Viena e era visto na moda, nos cafés, no teatro, nas praças e parques públicos, nas galerias de arte, etc.
Este foi um tempo em que a Arte, a Cultura e a Tecnologia atingiram novos patamares. A inovação se tornou a palavra do momento, melhorando a qualidade de vida das pessoas e criando maneiras diferentes de socializar e de se divertir.
Tanto para os ricos, em seus mundos luxuosos, quanto para as pessoas mais humildes, a Belle Époque deixou um legado que mudou o mundo para sempre!
O evento que se tornou o grande símbolo de toda essa euforia foi a Exposição Universal ( Exposition Universelle ) de 1900, que aconteceu em Paris. Essa exposição, a qual ocorreu em vários pontos da capital francesa, reunia a apresentação de diversas invenções tecnológicas da época, combinada com mostras de arte, sobretudo do estilo “art nouveau”, vistas em construções arquitetônicas, pinturas e esculturas. O monumento que mais impressionou tal exposição foi a Torre Eiffel.
Todavia, todo o arcabouço de avanços tecno científicos, que fez progredir amplamente a sociedade industrial durante a Belle Époque, também teve seu contraponto. O mesmo tipo de tecnologia desenvolvido começava a ser ampliado ferozmente na produção de armamentos pesados, jamais vistos: bombas de grande poder de destruição, canhões, carros blindados, metralhadoras, gazes tóxicos, etc.
Além disso, o recém-criado avião, um dos símbolos do triunfo da Belle Époque, tornou-se uma das armas mais temidas.
As grandes potências da época França, Rússia, Inglaterra e Alemanha, cada vez mais acentuavam seu nacionalismo e isso gerava uma tensão, cujas consequências eram difíceis de ser prever.
A Primeira Guerra Mundial, estourada em julho de 1914 e toda a leva de destruição que veio com ela, decretaram o fim do clima eufórico da Belle Époque, colocando em questão a própria razão de ser da civilização moderna.
As pessoas eram felizes e no momento não se davam conta dessa realidade!
Jardim das Tulherias Com uma localização excepcional, entre o Museu do Louvre e a Praça…
Camille Pissarro O Impressionista que veio do Caribe Foto Camille Pissarro (1830 – 1903), um…
Pierre – Auguste Renoir Pierre Renoir foi um artista francês, um dos principais pintores no…
Edgar Degas Hilaire Germain Edgar Degas, conhecido como Edgar Degas, foi um…
Pintores Impressionistas Claude Monet Claude Monet (1840 -1926) foi um pintor francês que se…
View Comments
Realmente bela!!! Obrigada Maria Helena! 🥰❤️😘