Categories: Sem categoria

Jogos Olímpicos Paris 2024

Jogos Olímpicos Paris 2024

Os Jogos Olímpicos de 2024 conhecidos oficialmente como Jogos da XXXIII Olimpíada, comumente chamado Paris 2024, é um evento multiesportivo a ser realizado no segundo semestre de 2024 na cidade de Paris. Pela terceira vez a cidade será a sede dos jogos.

No dia 26 de julho, uma sexta-feira, 10.500 atletas, 5.250 homens e 5.250 mulheres participarão destes jogos cuja data de encerramento será um domingo, 11 de agosto.

Serão 329 eventos em 32 esportes e de 206 países.

O país anfitrião é a França.

Mathieu Lehanneur

A tocha de revezamento Olímpica e Paraolímpica de Paris 2024 foi apresentada no dia 25 de julho. Seu criador Mathieu Lehanneur, inspirou-se em três símbolos dos próximos jogos: igualdade, água e conciliação.

A principal novidade da tocha é a forma simétrica, que permite realçar a chama.

Arcelor Mittal

 

Lakshmi Mittal, proprietário da Arcelor Mittal

 

Neste dia, na sede do Comité Organizador, o presidente de Paris 2024, Tony Estanquet, juntamente com o designer da Tocha Mathieu Lehanneur e  Arcelor Mittal, parceria de produção, apresentaram a Tocha que será conduzida por 11.000 pessoas (10.000 para os Jogos Olímpicos , 1.000 para os Jogos Paraolímpicos.).

                                                                                                                  Tony Estanquet

Em 8 de maio de 2024, terão início os primeiros passos da Tocha na França.

Daqui um ano, depois de ter percorrido milhares de quilômetros, a Tocha vai acender a Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos próximos Jogos Olímpicos. Após duas semanas de competição iniciará nova jornada para o revezamento da Tocha Paraolímpica, acendendo a Pira na cerimônia de abertura agendada para o dia 28 de agosto de 2024.

Embora os dois revezamentos sejam diferentes, o desenho da tocha é exatamente o mesmo.

Estanquet explica: Seguindo a lógica de construir pontes entre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, este último compartilha o mesmo emblema e mascote do primeiro.

Tocha

 

Em Paris 2024 haverá um design de Tocha único.

Quando olha -se para a história deste evento, nota-se que em cada país uma Tocha é mais linda do que as outras, porém, cada uma é única. Cada país tenta mostrar sua criatividade.

A tocha do próximo ano distingue-se sobretudo pela sua cor champanhe única e luminosa. O trabalho consistiu em procurar ter o mínimo de material e a maior quantidade de luz possível.

 Nem tudo é perfeito, há ou havia o problema do rio Sena que foi interditado para natação por quase um século.

Rio Sena

Até recentemente as provas de natação foram canceladas por más condições sanitárias, porém atletas nadaram, em teste, há bem pouco tempo, no rio despoluído. A expectativa agora, é confirmar que atletas não terão problemas de saúde por nadarem no local.

A limpeza do rio será o maior legado dos Jogos Olímpicos no próximo ano. O rio Sena será palco da cerimônia de abertura.

Os níveis de poluição do Sena caíram drasticamente nos últimos 20 anos.

Faltando um ano para a Olimpíada de Paris, a cidade está na fase final, de uma limpeza histórica que em breve trará nadadores e mergulhadores de volta ao rio Sena.

Proibida por um século por causa de sua água suja, a natação na cidade deve ser um dos maiores legados dos jogos, graças a um projeto de 1,4 bilhão de Euros ou seja 7,3 bilhões de reais, que está sendo amplamente reconhecido como um caso de sucesso.

Três eventos olímpicos: triatlo, maratona de natação e triatlo paraolímpico, estão programados para acontecer no Sena, no centro de Paris.

Até 2025, 3 áreas de natação ao ar livre serão acessíveis a partir do cais. Quando as pessoas virem atletas nadando no Sena sem problemas de saúde, elas se sentirão confiantes para retornar ao Sena, prevê Pierre Rabadam, vice-prefeito de Paris encarregado das Olimpíadas. É a nossa contribuição para o futuro, diz ele.

Pierre Rabadam

Como muitas cidades ocidentais, Paris viu a qualidade do rio diminuir drasticamente, devido ao esgoto industrial e às demandas de saneamento de uma população crescente.

A vida aquática sofreu tanto que na década de 1960, apenas três espécies de peixes foram registradas na cidade.

Em 1923, as autoridades proibiram a natação, embora uma competição de Natal tenha sobrevivido anualmente até a Segunda Guerra Mundial.

Rio Sena

A ideia é que o Sena estará revitalizado, não apenas como um local esportivo, mas também como o fórum para a cerimônia de abertura, com uma flotilha de 160 barcos transportando 10.000 atletas em um trecho de 6 quilômetros até a torre Eiffel.

Mascotes

Desde 1968 apareceu em Jogos Olímpicos a/ou as Mascotes. Elas têm sido embaixadoras divertidas e festivas do movimento Olímpico.

Agora é o momento de conhecer as Phryges, Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Paris 2024. Elas já têm uma missão importante: mostrar ao mundo que o esporte pode mudar tudo e que merece ter um papel de destaque na sociedade.

Escolhemos um ideal no lugar de um animal, disse o presidente de Paris 2024, Tony Estanguet, quando as Mascotes foram reveladas. Escolhemos o barrete frígio, porque é um símbolo muito forte da República Francesa. Baseadas nos barretes (gorros) frígios que são um símbolo duradouro da liberdade na história francesa.

         

Figura Marianne 

Os barretes frígios podem ser vistos no topo da icônica figura Marianne em todos os prédios do governo, em moedas e selos franceses.

Para os franceses é um objeto muito conhecido, um sinônimo de liberdade, um objeto que representará Mascotes no mundo inteiro.

O fato de que a Mascote paraolímpica tem uma deficiência visível, também manda uma forte mensagem: a promoção da sua inclusão.

Agora os Phryges estão de volta para os Jogos Olímpicos Paris 2024, prontas para mostrar ao mundo que são corajosas, determinadas e dispostas a fazer de tudo para terem sucesso.

Diferença entre a Olímpica e a Paraolímpica

Elas podem ser parecidas, porém, suas características são bem diferentes.

Um equilíbrio entre as duas que realmente, fazem delas uma força para ser reconhecida.

Com o mote: “Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”, a Phryge Olímpica e a Paraolímpica se completam e fazem a outra ser melhor.

A Olímpica é uma estrategista e cheia de energia, com um cérebro calculista e matemático. Sua mente metódica e charme sedutor certamente inspirarão pessoas a se envolverem com o esporte.

A Paraolímpica é espontânea, cheia de energia e entusiasmo.  Ela perpetua valores do esporte e estará presente para celebrar os atletas em todas as salas de Paris 2024. A Paraolímpica possui uma prótese para corrida, sendo modelo para muitos e dando máxima visibilidade às pessoas com deficiência.

                       

As duas Phryges estão em uma missão para começar a revolução no esporte, mostrando ao mundo que este, pode mudar tudo e que merece uma posição proeminente na sociedade. Elas já estão treinando incansavelmente para trazer o máximo número de pessoas possível com elas, na jornada dos Jogos. Estão se preparando… este é apenas o começo!

 

Atenção: gradativamente vocês terão atualizações sobre este evento.

Helena Landell

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Coco Chanel

Coco Chanel Gabrielle Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883 em Saumur, na França,…

9 horas ago

Tradições e Festivais da França

  Tradições e Festivais da França  5 – Festa da Música  (Fête de la Musique…

4 semanas ago

Tradições e Festivais da França

Tradições e Festivais da França                    …

1 mês ago

Madelaine

Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…

1 mês ago

O Folies Bergère

O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…

2 meses ago

La Belle Époque

La Belle Époque                      A “Belle…

2 meses ago