Categories: Sem categoria

Hôtel des Invalides   (Hotel dos Inválidos)

Hôtel des Invalides   (Hotel dos Inválidos)

O Hôtel des Invalides ou Palácio dos Inválidos é um enorme monumento parisiense, cuja construção foi ordenada por Louis XIV, o Rei Sol, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos, feridos ou sem moradia, cuidando inclusive de veteranos de guerra incapacitados.

Louis XIV desejava criar um local que não apenas fornecesse abrigo e assistência médica aos soldados feridos, mas também servisse como um monumento de Glória Militar da França.

Durante a Segunda Guerra Mundial foi utilizado como quartel por soldados do eixo formado pela Alemanha, Itália e Japão que havia invadido Paris.

Após esta Guerra, o espaço novamente recepcionou veteranos feridos.

                               

Liberal Bruant

 O complexo arquitetônico é uma obra prima que reflete a grandiosidade do estilo clássico francês. Projetado pelo renomado arquiteto Libéral Bruant, Les Invalides é caracterizado por sua imponente cúpula dourada, que se destaca majestosamente no horizonte parisiense.

 

Foto da Cúpula Dourada

A esplanada do Palácio foi planejada por Robert Decoy, um dos arquitetos de Louis XIV. Chama a atenção, neste espaço, a linda jardinagem e os canhões de bronze dos séculos XVII e XVIII.

Jardins e canhões

Em 1676, o Rei Louis XIV chamou para a construção do Domo o mesmo engenheiro que construiu a praça Vendôme.

A complexidade arquitetônica e os detalhes ornamentados tornam Les Invalides um exemplo excepcional do gênio artístico da época. No seu interior encontra-se o Museu do Exército Francês que abriga uma vasta coleção de artefatos militares, armaduras, armas e exposições, as quais marcam a história militar da França. Estes objetos eram, muitas vezes, considerados presentes diplomáticos.

                   

Armas, facas, uniformes …

Os visitantes podem explorar galerias repletas de uniformes, usados por líderes militares notáveis e aprender sobre as campanhas que moldaram o destino do país.

Lá encontram-se também o Museu de Mapas e Relevos e o da História Contemporânea.

Em 1789, durante a Revolução Francesa, o Hôtel des Invalides foi invadido por revolucionários buscando armas e canhões que foram utilizados na tomada da Bastilha.

Em 1800, Napoleão decidiu transformar o Hôtel des Invalides em Panteão de Glórias Militares. Atualmente sua cúpula dourada chama a atenção de qualquer ponto alto de Paris, construída em homenagem ao Rei Sol, e pode, inclusive ser vista do topo da Tour Eiffel. O Domo foi a construção mais alta de Paris até à inauguração da Tour Eiffel em 1889.

A fachada da igreja do Domo de Saint Louis des Invalides apresenta características barrocas. No centro desta igreja é possível observar o teto com a pintura circular: “Glória do Paraiso” de 1692.

Igreja do Domo / teto circular

Neste Domo estão os restos mortais de Napoleão Bonaparte, os quais foram transferidos para Les Invalides no ano de 1840, provenientes de Santa Helena, uma ilha isolada no Atlântico Sul, onde Napoleão passou seus últimos anos de vida. Neste território britânico ultramarino, Napoleão passou seus últimos 6 anos exilado, até falecer em 1821, vítima de câncer no estômago, aos 51 anos de idade.

Napoleão Bonaparte

 

No complexo Les Invalides pode-se visitar a Catedral de Saint Louis que é a igreja dos soldados. Já o Domo, onde se encontra o túmulo de Napoleão foi construído para ser a igreja particular de Louis XIV.

 Túmulo de Napoleão

Uma das atrações mais emblemáticas dos Invalides é o túmulo de Napoleão Bonaparte. Está colocado sob a imponente cúpula dourada e é acessado por uma impressionante escadaria. A tumba de Napoleão é um espetáculo majestoso, rodeado de esculturas e relevos que prestam homenagem ao líder militar e político que desempenhou um papel crucial na história da França.

É impressionante a dimensão avantajada do túmulo que representa a vida célebre e tresloucada de Napoleão. O tamanho e o requinte do lugar dão a ideia de como Napoleão foi e ainda é adorado na França.

Túmulo de Joseph Bonaparte

Em outra parte do Domo encontra-se o túmulo de Joseph Bonaparte, irmão mais velho de Napoleão que foi rei de Nápoles e mais tarde, também da Espanha.

Túmulo de Vauban     

Marechal Foch e seu túmulo

 

O memorial do engenheiro militar de Louis XIV chamado Sebastien Vauban, também fica na igreja do Domo, assim como o do Marechal Ferdinand Foch que serviu na Primeira Guerra Mundial e que foi projetada em 1937.

Desta maneira a Igreja acabou se tornando em um Memorial de militares franceses.

Eventos especiais e Atividades Culturais

Este local histórico,  Les Invalides também serve como palco para eventos especiais e atividades culturais: concertos, cerimoniais militares e exposições temporárias,  são frequentemente realizadas no local, proporcionando aos visitantes uma experiência dinâmica e variada. Está localizado no coração de Paris, próximo a outros pontos turísticos com a Tour Eiffel e o Rio Sena.

Sua acessibilidade o torna uma parada obrigatória para aqueles que desejam explorar a história militar e a cultura francesa.

Uma visita a este Monumento é uma jornada envolvente pela  história francesa e uma oportunidade de apreciar a grandiosidade arquitetônica que faz de Paris uma das cidades mais fascinantes do mundo !

Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

2 dias ago

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques  É uma Torre com muita história para contar! A Torre Saint Jacques…

1 semana ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

1 mês ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago