O Papai Noel é uma das figuras lendárias mais emblemáticas do Natal. Sua origem histórica está intimamente relacionada com a figura de São Nicolau de Mira, um bispo nascido na Turquia em 280 a.C. Um Santo Católico que ajudava as pessoas carentes.
Ele deixava, durante a noite, moedas perto das chaminés dos menos favorecidos. São Nicolau foi beatificado pela Igreja Católica por conta dos milagres que realizou. O mais conhecido terá sido o pagamento dos dotes de 3 filhas de um casal pobre. Os pais das moças não tinham dinheiro para pagar o dote e casar suas filhas, o que lhes destinaria uma vida de prostituição. Até que um dia apareceu na casa dessa família um saco contendo moedas de ouro e prata e as meninas tiveram assim ao seu dote para o casamento.
Há quem diga que não eram 3 filhas, mas apenas uma, a qual vivia sozinha com seu pai. O que importa não são os pormenores, mas o teor dessa história.
Há também uma outra lenda vinculada à origem do Papai Noel e o Inverno. Segundo ela, havia um velhinho que andava de casa em casa pedindo comida durante esta estação do ano. As pessoas que ajudavam este velhinho garantiam um inverno agradável para a sua família.
O cartunista alemão Thomas Nast (1840-1902) trabalhou durante anos no desenho do Papai Noel; em um dele, publicado na revista Harper´s Weeklys, o Papai Noel apresenta o seguinte aspecto:
Foi somente em 1931, através de uma campanha publicitária da Coca Cola que o Papai Noel ganhou o aspecto mais próximo do que conhecemos hoje.
O dia de São Nicolau é comemorado no dia 6 de dezembro, data da sua morte. Em virtude disso, muitas pessoas têm o hábito de montar as árvores de Natal nessa data.
São Nicolau é o Santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. Além disso, é considerado o padroeiro dos estudantes.
O “bom velhinho”, gordinho e simpático, representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão que invade os corações neste tempo festivo no qual é celebrado o nascimento do Menino Jesus.
Na época do Natal, as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel, dizendo o que desejam ganhar. Segundo a lenda, na noite da véspera de Natal, ele percorre os céus por todo o mundo, com a ajuda do trenó puxado pelas suas 9 renas e leva presentes às crianças que se portam bem durante o ano.
A história mais conhecida é aquela em que o Papai Noel entra pelas chaminés e deixa os presentes debaixo da árvore de Natal.
Origem da roupa do Papai Noel
Atualmente o Papai Noel possui uma barba longa e branca, usa uma roupa vermelha com detalhes em branco. Sobre a cabeça coloca um gorro vermelho, seu cinto e botas pretas. Completando a imagem carrega um grande saco repleto de presentes.
Entretanto nem sempre foi assim. As primeiras imagens do Papai Noel apresentavam um homem magro, outros que se assemelhavam a um duende. Em ambos, suas roupas eram escuras, em tons de marrom e verde.
A partir do século IV e com a consolidação do Cristianismo, a festividade foi oficializada como “Natale Domini” = Natal do Senhor. Como não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu, essa foi a forma de cristianizar as festas pagãs romanas, dando-lhes uma nova simbologia.
O termo Natal tem origem na palavra do latim “natalis” que por sua vez, é derivada do verbo nascer. A escolha da data foi determinada pelo Papa Julius (337-352) e mais tarde foi declarada feriado nacional pelo Imperador Justiniano em 529.
Deste modo, ela sempre estará associada à sua origem, o Natal passou a ser comemorado em muitos países.
Se a árvore é o símbolo emblemático, o Papai Noel é o personagem mais importante da festa.
Nem todas as pessoas montam o Presépio, mas a árvore muitos o fazem.
As pessoas usavam árvores enfeitadas para comemorar a chegada do Inverno. É exatamente a razão pela qual não se trata de uma árvore qualquer, mas um pinheiro, porque é a árvore que mais resiste aos invernos rigorosos.
Ela é símbolo da Esperança e Paz, assim como Jesus é para os Cristãos.
Montada perto da data festiva, a árvore é desmontada no dia dos Santos Reis, em 6 de janeiro.
Meus caros leitores, termino aqui as publicações deste ano. Desejo a todos vocês, um Natal muito feliz e alegre, com saúde, paz em seus corações e muita esperança para o próximo ano!
Faz parte dos meus planos e desejos, recomeçá-las no início do próximo ano. Até breve …
Jardim das Tulherias Com uma localização excepcional, entre o Museu do Louvre e a Praça…
Camille Pissarro O Impressionista que veio do Caribe Foto Camille Pissarro (1830 – 1903), um…
Pierre – Auguste Renoir Pierre Renoir foi um artista francês, um dos principais pintores no…
Edgar Degas Hilaire Germain Edgar Degas, conhecido como Edgar Degas, foi um…
Pintores Impressionistas Claude Monet Claude Monet (1840 -1926) foi um pintor francês que se…
View Comments
muito bom...parabéns
Letícia
Muito obrigada Maria Helena, adorei!!!! Feliz Natal a você e família!!! Beijão 🎄❤️🎄❤️🎄
Muito bacana esse texto, obrigado!
Engraçado, este é o Luiz que conheço, lê tudo de uma só vez !
Obrigada , procuro sempre fazer o melhor!