História do Papai Noel
O Papai Noel é uma das figuras lendárias mais emblemáticas do Natal. Sua origem histórica está intimamente relacionada com a figura de São Nicolau de Mira, um bispo nascido na Turquia em 280 a.C. Um Santo Católico que ajudava as pessoas carentes.
São Nicolau de Mira
Ele deixava, durante a noite, moedas perto das chaminés dos menos favorecidos. São Nicolau foi beatificado pela Igreja Católica por conta dos milagres que realizou. O mais conhecido terá sido o pagamento dos dotes de 3 filhas de um casal pobre. Os pais das moças não tinham dinheiro para pagar o dote e casar suas filhas, o que lhes destinaria uma vida de prostituição. Até que um dia apareceu na casa dessa família um saco contendo moedas de ouro e prata e as meninas tiveram assim ao seu dote para o casamento.
Há quem diga que não eram 3 filhas, mas apenas uma, a qual vivia sozinha com seu pai. O que importa não são os pormenores, mas o teor dessa história.
Há também uma outra lenda vinculada à origem do Papai Noel e o Inverno. Segundo ela, havia um velhinho que andava de casa em casa pedindo comida durante esta estação do ano. As pessoas que ajudavam este velhinho garantiam um inverno agradável para a sua família.
Thomas Nast
O cartunista alemão Thomas Nast (1840-1902) trabalhou durante anos no desenho do Papai Noel; em um dele, publicado na revista Harper´s Weeklys, o Papai Noel apresenta o seguinte aspecto:
Foi somente em 1931, através de uma campanha publicitária da Coca Cola que o Papai Noel ganhou o aspecto mais próximo do que conhecemos hoje.
O dia de São Nicolau é comemorado no dia 6 de dezembro, data da sua morte. Em virtude disso, muitas pessoas têm o hábito de montar as árvores de Natal nessa data.
São Nicolau é o Santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. Além disso, é considerado o padroeiro dos estudantes.
Significado do Papai Noel
O “bom velhinho”, gordinho e simpático, representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão que invade os corações neste tempo festivo no qual é celebrado o nascimento do Menino Jesus.
Na época do Natal, as crianças costumam escrever uma carta ao Papai Noel, dizendo o que desejam ganhar. Segundo a lenda, na noite da véspera de Natal, ele percorre os céus por todo o mundo, com a ajuda do trenó puxado pelas suas 9 renas e leva presentes às crianças que se portam bem durante o ano.
A história mais conhecida é aquela em que o Papai Noel entra pelas chaminés e deixa os presentes debaixo da árvore de Natal.
Origem da roupa do Papai Noel
Atualmente o Papai Noel possui uma barba longa e branca, usa uma roupa vermelha com detalhes em branco. Sobre a cabeça coloca um gorro vermelho, seu cinto e botas pretas. Completando a imagem carrega um grande saco repleto de presentes.
Entretanto nem sempre foi assim. As primeiras imagens do Papai Noel apresentavam um homem magro, outros que se assemelhavam a um duende. Em ambos, suas roupas eram escuras, em tons de marrom e verde.
A partir do século IV e com a consolidação do Cristianismo, a festividade foi oficializada como “Natale Domini” = Natal do Senhor. Como não se sabe ao certo o dia em que Jesus nasceu, essa foi a forma de cristianizar as festas pagãs romanas, dando-lhes uma nova simbologia.
O termo Natal tem origem na palavra do latim “natalis” que por sua vez, é derivada do verbo nascer. A escolha da data foi determinada pelo Papa Julius (337-352) e mais tarde foi declarada feriado nacional pelo Imperador Justiniano em 529.
Deste modo, ela sempre estará associada à sua origem, o Natal passou a ser comemorado em muitos países.
Se a árvore é o símbolo emblemático, o Papai Noel é o personagem mais importante da festa.
Nem todas as pessoas montam o Presépio, mas a árvore muitos o fazem.
As pessoas usavam árvores enfeitadas para comemorar a chegada do Inverno. É exatamente a razão pela qual não se trata de uma árvore qualquer, mas um pinheiro, porque é a árvore que mais resiste aos invernos rigorosos.
Ela é símbolo da Esperança e Paz, assim como Jesus é para os Cristãos.
Montada perto da data festiva, a árvore é desmontada no dia dos Santos Reis, em 6 de janeiro.
Meus caros leitores, termino aqui as publicações deste ano. Desejo a todos vocês, um Natal muito feliz e alegre, com saúde, paz em seus corações e muita esperança para o próximo ano!
Faz parte dos meus planos e desejos, recomeçá-las no início do próximo ano. Até breve …
muito bom…parabéns
Letícia
Muito obrigada Maria Helena, adorei!!!! Feliz Natal a você e família!!! Beijão 🎄❤️🎄❤️🎄
Muito bacana esse texto, obrigado!
Engraçado, este é o Luiz que conheço, lê tudo de uma só vez !
Obrigada , procuro sempre fazer o melhor!