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Henri de Toulouse-Lautrec (1864 – 1901)

Henri de Toulouse-Lautrec (1864 – 1901)

Toulouse Lautrec nasceu no dia 24 de novembro de 1864 em Albi, pertenceu a uma família da mais antiga nobreza provincial.

A mãe de Henri, Adèle Tapié de Céleyran, casou-se com seu primo alemão Alphonse, conde de Toulouse- Lautrec, brilhante cavalheiro, apaixonado como toda a sua linhagem, pela caça e pelos cavalos. Assim que seus pais se separaram, Henri ficou sob a guarda de sua mãe. Ele cresceu entre o castelo de Bosc, situado ao norte de Albi e o castelo de Céleyran, perto de Narbone.

O ano de 1878 foi marcado por um acidente que aconteceu no salão de sua casa natal. Henri se levantou de uma cadeira baixa, escorregou e quebrou o fêmur esquerdo. Um ano depois, fraturou a outra perna em uma queda banal. Toulouse Lautrec sofria de uma doença dos ossos, de origem genética, provavelmente devida ao casamento consanguíneo de seus pais.

Os ossos mal soldados pararam de crescer e fizeram com que Henri não ultrapassasse 1metro e 52 centímetros tornando-se um homem com corpo de adulto, mas com pernas curtas de menino. Suas pernas se atrofiaram e ele se tornou praticamente um anão com dificuldades locomotivas. Porém, o jovem não se deixou abater por tal infortúnio.

Isto iria orientar definitivamente o seu destino imobilizado por longos meses. Viveu grande parte de sua infância no Castelo de Bosc, casa de seu avô. Seu pai e um tio eram bons desenhistas e incentivaram o pequeno Henri. Enquanto se recuperava fez várias pinturas.

Em seus longos períodos de cama, fazia desenhos e pintava aquarelas, abrindo espaço para seu incrível talento que ainda se desfraldaria.

Neste período passou gradualmente por professores particulares e foi somente após ter passado nos exames de bacharelado, em 1881 que decidiu tonar-se artista.

No início de 1882, Lautrec mudou-se para Paris acompanhado de sua mãe. Ingressou no estúdio de Léon Bonnat, defensor das normas acadêmicas e contra os impressionistas.

Estes não gostaram dos desenhos de Lautrec.

Em 1883 tomou como mestre Fernand Cormon, cujo estúdio ficava em Montmartre que se tornou o paraíso de artistas como Vincent Van Gogh e o pintor simbolista Émile Bernard.

Sua dívida para com os impressionistas, em especial, os pintores mais figurativos, Monet e Degas é aparente.

 

 Monet e Degas

O trabalho de Lautrec recebeu uma reação mais positiva quando ele se juntou ao estúdio de Fernand Cormon, que desfrutava na época de um momento de celebridade.

 Cormon

Mas logo Toulouse Lautrec alugou seu próprio estúdio em Montmartre e ali trabalhou, em grande parte, realizando retratos de seus amigos.

Destacou-se na pintura de pessoas em seu ambiente de trabalho, com a cor e o movimento da vida noturna. Foi magistral na captura de cenas de multidão em que as pessoas são altamente individualizadas. No momento em que foram pintadas, as figuras individuais e em tamanho maior poderiam ser identificadas pela silhueta e os nomes de muitos destes personagens foram registrados.

Seu estilo de pintura é altamente linear e dá grande ênfase para o contorno.

Em 1885 Toulouse Lautrec já se dedicava inteiramente à pintura.

Montou um estúdio e passou a frequentar a vida noturna do bairro. Os cabarés e os bordéis viraram seu segundo lar, um ambiente que seus pais nunca aceitaram para o filho.

Cabaré

Para uma dessas casas, a Bernant´s Militon,  Lautrec fez vários cartazes.

Acrescentou à sua vida de pintor a vida boêmia de Montmartre. Os cafés, cabarés desta área de Paris o fascinaram e o levaram ao seu primeiro gosto de reconhecimento público.

Lautrec viveu e trabalhou em Montmartre, que era então uma aldeia rural em uma colina perto de Paris, mas que agora é um bairro dentro da cidade.

Ele adorava salões de dança e cabarés onde trabalhadores, artistas e ricos aristocratas se misturavam.

Lautrec desenhou e pintou esse mundo assim como ele o via, sentado em uma cadeira reservada para ele todas as noites no Moulin Rouge. Lá ele passava horas munido de um bloco anotando tudo o que observava ao seu redor, entre um gole de absinto e de gim.

Em 1891, Lautrec fez o primeiro cartaz publicitário do Moulin Rouge, que é uma das representações mais famosas do cabaré e graças a ele, Toulouse Lautrec tornou-se famoso da noite para o dia. Durante uma década produziu várias gravuras para álbuns de colecionadores, cardápios, programas de teatro e de livros.

             

Outros entretenimentos também atraíram Lautrec e se tornaram sujeitos de sua arte: bicicletas, raças das pessoas, pistas de patinação, circo, baile de máscaras e o teatro.

Influenciado por seu amigo Edgar Degas, pintor conhecido pelas figuras em movimento nos seus quadros, também procurou capturar esse efeito do movimento da figura por meios totalmente originais.

Lautrec empregava linhas e cores de manuseio livre, que por si só, transmitiam a ideia de movimento.

Ao longo de sua carreira que durou menos de 20 anos, ele deixou para trás um conjunto de obras que incluía 737 telas, 275 aquarelas e pôsteres, 363gravuras (sendo mais de 300 litografias na última década de sua vida), 5084 desenhos, trabalhos em cerâmica, vitrais e um número incontável de obras perdidas.

Estes e o espírito da “Belle Époque” da Paris que ele imortalizou são o seu legado que ressoa até hoje.

Litografia consiste em um processo de impressão que é feito a partir da utilização de uma matriz de pedra polida com uma imagem pressionada contra o papel.

Em 1891, Lautrec fez o primeiro cartaz publicitário do Moulin Rouge que é uma das representações mais famosas do cabaré.

Durante essa década ele produziu várias gravuras para álbuns de colecionadores, cardápios, programas de teatro e de livros.Tornou-se o maior criador de cartazes de Paris.

Pós-impressionistas

Ao contrário dos impressionistas Toulouse Lautrec tinha pouco interesse pela paisagem e preferia os interiores.

Além das composições assimétricas influenciadas pelas gravuras japonesas naquela época e muito populares em Paris, retratava cenas noturnas de interiores, iluminadas por luz forte e artificial, prostitutas que caracterizava para enfatizar seus atributos essenciais e as famosas dançarinas do can-can.

Fascinado pelo teatro, Lautrec passou a frequentar os círculos mais elitizados. Ficou amigo de diversos pintores. Muitas das atrizes que povoam suas obras foram da sua roda de amizades. Bem como prostitutas que lhe pareciam adequadas como modelos e amantes, as quais eram retratadas nas mais variadas situações. Seu estilo transgredia as proporções anatômicas e a as leis da perspectiva em favor da expressividade.

 Veja na próxima semana a continuação deste assunto. 

Helena Landell

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Helena Landell

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