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Estações de trem em Paris

Estações de trem em Paris

Paris possui 6 seis Estações Ferroviárias:

1 – Gare du Nord

2 – Gare du L´Est

3 – Gare de Montparnasse

4 – Gare de Lyon

5 – Gare Saint-Lazare

6 – Gare D´Austerlitz

Além destas, fora de Paris existe a Estação Ferroviária do Aeroporto Charles de Gaulle, chamada CDG2TGV. Sem passar pela Capital pode-se ir diretamente a Nice, Bordeaux, Bruxelles, Strasbourg, Marseille e Euro Disney.

Em quase todas estas estações ferroviárias existe o serviço guarda-malas. Em algumas ele é automático, em outras, manual (um guichê onde deposita-se a mala) e às vezes as estações oferecem as 2 possibilidades.

  

Malas no trem

É importante saber que viajar com malas grandes e pesadas é difícil. Os trens são longos, os corredores são estreitos para passar com bagagem e as paradas para desembarque duram apenas alguns minutos. Os compartimentos para malas são afastados dos assentos e os roubos são frequentes!

Seria aconselhável viajar com malas leves e pequenas, se possível. Acima do assento há um espaço para colocar a bagagem, do tamanho das malas aceitas nos aviões.  

Gare du Nord = Estação do Norte

 

A estação é um dos terminais da rede principal.

SNCF( Société National de Chemins de Fer français) = Sociedade Nacional de Estrada de Ferro francês.

Possui conexões para várias linhas de transporte rápido urbano (Métro de Paris e RER= Réseau Express Régional =Rede Expressa Regional).

Com cerca de 180 milhões de passageiros por ano, a Gare du Nord é a estação mais movimentada da Europa e a 24ª mais movimentada do mundo. Apesar do acúmulo de viajantes, ela foi muito bem planejada, há informações detalhadas, sendo fácil a localização de tudo o que se precisa.

A Estação serve trens para o Norte da França bem como vários destinos internacionais para o Reino Unido, a Bélgica e os Países Baixos.

Ela faz integração com o Metropolitano (Métro) através de uma estação homônima localizada no subterrâneo.

A forma mais efetiva de viajar de Paris a Londres é, sem dúvida alguma, em trem. Viajando no Eurostar, pode-se fazer a rota em apenas 2 horas, chegando ao centro de Londres e evitando esperas no aeroporto, despesas de transferências e bagagens.

Aproveite ao máximo cada momento de sua viagem, faça reservas com antecedência.

Gare de L´Est = Estação do Leste

               

 A Estação ferroviária de L´Est é a maior e mais antiga de Paris. Foi inaugurada em 1849. Desta Estação histórica partem trens para o interior da França, como Strasbourg. Além de linhas internacionais para a Alemanha e Áustria.

Gare de Montparnasse = Estação de Montparnasse

 

A Gare de Montparnasse é a estação de trens situada no bairro do mesmo nome, no 14} arrondissement de Paris. É usada como terminal para as ligações oeste e sudoeste do país, bem como para as ligações de TGV (trem de grande velocidade) para Tours, Bordeaux, Rennes e Nantes. Ela dispõe de uma estação de metrô e de escalas rolantes de alta velocidade nos acessos.

Inaugurada em 1880, foi totalmente renovada entre 1848 e 1852. Na década de 1960 houve a integração da estação com um complexo de escritórios recentemente construídos.

Em 1969, a antiga estação foi demolida e a Torre de Montparnasse foi construída no local.

Em 1990, foi construída uma extensão para abrigar a estação do TGV Atlantique.

Há um painel, uma tela que mostra as próximas partidas dos trens das grandes linhas.

A antiga estação, no final da Segunda Guerra Mundial, no dia 25 de agosto de 1944, foi o local onde o governador militar alemão de Paris, general Dietrich Von Cloltilz rendeu a sua guarnição ao General francês Philippe Leclerc, desobedecendo uma ordem direta de Adolf Hitler que requeria a destruição da cidade, oficializando assim a libertação da França da ocupação nazista.

Gare de Lyon

          

A Gare de Lyon é uma das grandes estações ferroviárias de Paris. Com um movimento de 83 milhões de passageiros por ano se tornou a terceira mais movimentada do país e uma das mais movimentadas da Europa.

Foi inaugurada no dia 12 de agosto de 1849.

É interessante conhecer os motivos que fazem desta estação de trem em Paris, uma referência histórica que abriga várias preciosidades.

Sua história começa em 1849 com um precário cais de embarque para os trens da companhia privada PL, os quais faziam a linha Paris-Lyon . A empresa estava em litígio com o Estado, pois pretendia chegar com a via férrea até a Place de La Bastille, em vez de parar ali, justo em frente de uma grande prisão a “Prison Mazas”, que existia na época.

Prison Mazas

Um segundo edifício foi construído em 1855, com uma cobertura de 220 metros de comprimento por 42 de largura, suficiente para 5 vias.

O terreno havia sido elevado cerca de 8 metros, medida preventiva contra inundações do Rio Sena.

Em 1871, essa estação foi parcialmente destruída por um incêndio, mas restaurada em seguida. A incômoda Prison Mazas foi demolida em 1888.

A estação de 1885 foi substituída pela Gare de Lyon que conhecemos hoje, construída para a Exposição Universal de 1900.

O edifício foi projetado para abrigar 13 vias e se destacar pela grande Torre de 64 metros de altura, com gigantescos relógios cujos cadrans têm 6,5 metros de diâmetro, os ponteiros das horas 2,8 e o dos minutos 4 metros.

A Estação também recebeu a primeira linha de Metrô construída em Paris. Em anos recentes sofreu adaptações para receber os trens de alta velocidade (TGV).

A Gare de Lyon abriga até hoje o fulgurante e histórico restaurante Le Train Bleu, inaugurado no início de 1901.

Gare Saint-Lazare

                      

A Gare Saint-Lazare foi criada em 1837 com a abertura da linha de Paris Saint-Germain-en-Laye. Nesta época a estação se chamava “Embarcadère des Batignolles” e se localizava um pouco antes da moderna estação. Em 1841, uma segunda estação foi criada no local.

Saint-Lazare é a estação das linhas 3-12-13 e 14 do Metrô de Paris.

Saint-Lazare era a estação terminal para o Nordeste da França. O próprio Monet usou esta estação nas suas viagens para a Normandia e Inglaterra.

Impressionado com os efeitos da luz infiltrando-se pelo telhado de vidro,  das baforadas de fumaça saindo das locomotivas e dissolvendo-se como nuvens, ele se sentiu inspirado a fazer uma série de quadros da Estação.

Seu amigo Emile Zola aprovou esta obra porque demonstrava que o artista estava descobrindo o poema das Estações.

        

Quando pintou a Estação de Saint-Lazare, Monet acabara de deixar Argenteuil para se instalar em Paris. Depois de várias pinturas no campo ele se voltou para paisagens urbanas.

Em 1877, instalando-se na área de Nouvelle  Athènes, Claude Monet pediu permissão para trabalhar na Estação Saint-Lazare. Na verdade este foi o cenário ideal para alguém que buscou os efeitos das mudanças da luz, movimentos, nuvens de vapor e um motivo radicalmente moderno. Daí saíram uma série de pinturas com diferentes pontos de vista , incluindo vistas do vasto salão.

Apesar da aparente geometria da moldura metálica, o que prevalece aqui é realmente os efeitos da cor e da luz em vez de uma preocupação para descrever máquinas ou viajantes em detalhe.

Museu D’Orsay

Certas zonas do quadro passam uma visão quase abstrata. Esta pintura foi louvada por outro pintor da vida moderna Gustave Caillebotte, cuja pintura era em muitas vezes o oposto de Monet. Atualmente a obra pertence ao acervo do Museu D´Orsay em Paris.

Gare d´Austerlitz

                                

Esta Estação está situada na margem esquerda do rio Sena, na parte sudeste da cidade, no 13º arrondissement. É o início da estrada de ferro Paris-Bordeaux, a linha de Toulouse também está ligada a esta linha.

Esta Estação foi construída em 1840 e originalmente chamada de Gare d´Orléans. Uma extensão foi projetada entre 1865 e 1868 pelo arquiteto Pierre-Louis Renaud.

Em outubro de 1930, o nome mudou para Gare d´Orléans -Austerlitz. O nome atual data de 25 de abril de 1985.

Viajar de Paris para qualquer capital da Europa em trem é fácil e conveniente.

Destinos como Espanha, Itália, Reino Unido e Holanda e muitos outros, têm todas as rotas diretas e é mais simples do que viajar de avião.

É importante saber que dentre os lugares mencionados, as rotas são válidas tanto para a ida quanto para a volta.

Boa viagem!

Helena Landell

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