Até 1991, a Iugoslávia era uma federação socialista formada por seis repúblicas: Sérvia, Eslovênia, Macedônia, Bósnia- Herzegovina e Montenegro.
A dissolução da Iugoslávia foi uma série de conflitos que resultaram na desintegração da sua República Federativa.
A Bósnia-Herzegovina é um país localizado na península balcânica, no sudeste da Europa. Sua área rural abriga aldeias medievais, rios e lagos, além dos acidentados Alpes Dináricos.
A capital Sarajevo, com monumentos como a Mesquita Gazi Husrev-beg, do século XVI, a Ponte Latina da era otomana e outros. No extremo norte da mais antiga Ponte de Saravejo, cenário do histórico assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, o qual desencadeou a Primeira Guerra Mundial.
Mesquita
A moeda é o Marco conversível da Bósnia-Herzegovina o qual é rigidamente atrelado ao Euro a uma taxa de aproximadamente 2 para 1.
O jovem estado balcânico da Bósnia- Herzegovina apareceu nos mapas do mundo há relativamente pouco tempo, no entanto, uma cultura única foi formada há muito tempo nestas terras, pela qual os turistas se interessam. É claro que este país não é o destino de férias mais popular e os ecos do passado socialista ainda se fazem sentir, porém, o próprio país é extremamente curioso.
As florestas cobrem cerca de metade de toda a Bósnia e as montanhas ocupam cerca de 90% dela!
A taxa de desemprego é uma das mais altas da Europa.
O país foi formado somente em 1992, após o colapso da Iugoslávia.
Metade da população são bósnios, a outra metade são sérvios e croatas. Durante a existência da Iugoslávia esta república era a parte mais pobre dela. Pouco mudou desde então, junto com a Albânia.
O Islã começou a se espalhar na Bósnia-Herzegovina no século XV, após a captura destas terras pelos turcos. Agora, muçulmanos e cristãos, no país, são aproximadamente iguais em número.
Mostar é uma das maiores cidades da Bósnia-Herzegovina. Foi para lá que decidimos ir, dando continuidade à nossa viagem. O ponto mais atrativo, nesta cidade, é a Ponte. Construída no século XVI pelos otomanos, a bela ponte arqueada sobre o rio Neretva, virou símbolo de entendimento entre várias nacionalidades e religiões presentes na região. Até que a guerra na Bósnia tornou esta convivência impossível.
Em 1993 a Ponte de Mostar foi duramente bombardeada pelas forças croatas, até à sua completa destruição. Mais forte do que um objetivo estratégico era o ataque a um alvo cultural e simbólico.
A Ponte seria reconstruída 10 anos mais tarde e voltou a atrair a admiração do mundo.
Atualmente é uma atração turística que reúne a beleza da construção e seu retorno a uma tradição histórica.
Ponte nova
Ponte velha
Um pouco mais longe de Mostar, talvez uns 20 quilômetros, há uma cidadezinha de nome Medugorje, nome dado devido à uma igreja dedicada a Nossa Senhora de Medugorje. É um lugar de peregrinação, pois Nossa Senhora ali apareceu algumas vezes pedindo a Paz.
Nossa Senhora de Medugorge, também conhecida como Rainha da Paz, é a invocação dada à aparição da Virgem relatada pela primeira vez a 24 de junho de 1981, por seis crianças de origem croata da vila de Medugorge, na Bósnia, na época da República Socialista Federativa da Iugoslávia.
Medugorge significa “no meio dos montes”.
As aparições marianas tiveram início no dia 24 de junho de 1981, tendo nos primeiros meses uma frequência diária, espaçando-se depois. A mensagem era sempre a mesma: “Eu sou a Rainha da Paz”.
Minha viagem termina aqui, foi uma experiência maravilhosa, conhecendo uma Europa diferente, com lugares lindos, uma língua desconhecida para mim e croatas extremamente gentis!
Coco Chanel Gabrielle Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883 em Saumur, na França,…
Tradições e Festivais da França 5 – Festa da Música (Fête de la Musique…
Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…
O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…
View Comments
Linda viagem Maria Helena , detalhes e contexto histórico importantes foram relatados por você. Queria estar junto!!!Obrigada por partilhar.
Obrigada Maria Helena por sempre trazer cultura e beleza! Apreciei muito a nova matéria! bjs
Que linda região! Que bom que você foi bem recebida! bjs
Que linda viagem, uma oportunidade conhecer o mundo!! Obrigada por compartilhar 🥰
Linda viagem!
Não conheço e fiquei com o desejo de conhecer.
Obrigada
Boa tarde minha amiga, muitíssimo obrigada !
I