Croácia
A Croácia é um país europeu situado nos Balcãs que se limita ao norte com a Eslovênia e a Hungria, a noroeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e a Herzegovina e ao sul com Montenegro.
É banhada a oeste pelo mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.
Golfo de Trieste
Pode-se comparar seu tamanho com o Estado da Paraíba em área e população.
O povo croata migra para outros países em busca de novas oportunidades, é por isso que o país já perdeu 10% da sua população nos últimos 10 anos. Atualmente, há mais croatas e seus descendentes vivendo no exterior do que na própria Croácia.
Sua população é de aproximadamente, 4 milhões de habitantes.
O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e mais recentemente da União Europeia, desde o ano de 2013. Foi aprovada para integrar o espaço Schengen no período da copa do mundo de 2022. Esse espaço permite a livre circulação de pessoas entre os países membros.
A Croácia é classificada pelo Banco Mundial como um país de alta renda e foi colocada em 46° (quadragésimo sexto lugar) no Índice de Desenvolvimento Humano.
Trata-se de um país desenvolvido, com economia concentrada no setor de serviços, na indústria e agricultura.
O turismo é uma fonte significativa de receita, com a Croácia classificada entre os 20 destinos turísticos mais populares do mundo. Por ano o país recebe 8 milhões de visitantes, principalmente no verão. O Brasil, no mesmo período, recebe pouco mais de 6 milhões de visitantes estrangeiros.
Iugoslávia
Pertenceu a Iugoslávia até o ano de 1991, quando foi declarada sua independência, porém, ficou em guerra contra vários sérvios até 1995. Atualmente, Croatas e Sérvios ainda se odeiam.
A diferença política é étnica e religiosa entre os povos da antiga Iugoslávia e mudou até mesmo a língua. Sérvios e Croatas podem conversar e se entender tranquilamente em suas respectivas línguas, mas são incapazes de compreender a escrita, já que os Croatas utilizam o alfabeto latino e os Sérvios o cirílico.
Alfabeto latino e cirílico
Sua capital Zagreb se distingue pela Gornjib Grad ( cidade alta) medieval e por diversos museus. É uma das cidades capitais mais antigas da Europa, possuindo mais de 1.000 anos de história. A origem do seu nome é incerta e pode ser rastreada desde 1134.
Zagreb
O país é dividido em 21 condados e suas maiores cidades além da capital são: Split, Rijeka e Zadar.
Sua bandeira, tricolor, é composta pelas cores pan-eslavistas, bastante utilizadas nos países eslavos e antigos reinos do país.
Em seu escudo há outros cinco menores, cada um representando uma região histórica do país. Já o xadrez, no escudo principal, simboliza o reino da Croácia há mais de 1.000 anos e segundo a lenda, foi introduzido na bandeira, depois que o rei, Stephen Drzislav foi capturado pelos venezianos em uma época de conflito. Teve chance de se libertar, com o desafio do líder da Republica de Veneza. Venceu três partidas de xadrez e foi liberto. Mas, isso é só uma lenda!
A União Europeia é o parceiro comercial mais importante da Croácia. Ela oferece segurança social, sistema universal de saúde e educação primária e secundária sem taxa de matrícula, além de apoiar a cultura por meio de várias instituições públicas e investimentos corporativos em mídia e publicação.
Sua moeda é o kuna que curiosamente é o nome de um roedor. A partir deste ano, 2023, a moeda é o Euro.
Moeda kuna e do Euro
Banhado pelo mar Adriático, o litoral croata é bastante recortado, com penínsulas, baías e mais de 1.000 ilhas que formam uma paisagem semelhante à da costa grega.
Praias e baias
A Croácia é também conhecida pelas lindas praias e afastadas da cidade.
A maior parte da Croácia possui um clima continental moderadamente quente e chuvoso.
A temperatura média mensal varia entre menos 3 graus centígrados em janeiro e 18 graus centígrados em julho.
Pode não parecer, mas o país é um dos melhores destinos europeus durante o inverno. Toda a costa do país possui clima mediterrâneo.
O idioma oficial, croata, é uma língua eslava meridional que utiliza o alfabeto latino. Outras línguas latinas são faladas por menos de 5% da população.
Olhando o mapa da Croácia, percebe-se que ela está partida em dois pedaços além de parecer um jacaré de boca aberta engolindo a Bósnia.
Bósnia
É um fato interessante sobre seu território, ele não é contínuo, ao sul, há uma parte do país que é separada pela Bósnia e a Herzegovina. É um corredor de 20 quilômetros que dá à Bósnia a segunda menor costa da Europa e ao mesmo tempo divide em duas a costa da Croácia. Felizmente esse problema foi resolvido em 2022, com a construção de uma ponte ligando as duas partes da Croácia por estradas.
Ponte Peljesac
É a ponte Peljesac que une, finalmente, Dubrovinik ao resto do país. A nova ponte tem 2,4 quilômetros de extensão e quase 23 metros de largura.
O valor estimado do projeto é estimado em 420 milhões de Euros, os quais 85 % são cobertos pelo fundo da União Europeia.
O restante deve vir de uma fonte surpreendente, a China.
Segundo o primeiro-ministro da Croácia a ponte Pleikovich é como o símbolo da amizade e cooperação entre a Croácia e a China.
A finalidade da ponte é unir as cidades sem passar pela Bósnia, pois a ponte está em território croata.
É o fim de longas horas de trânsito nas fronteiras da Bósnia -Herzegovina para todos os croatas que desejavam ir para a Croácia Continental. A construção da ponte está sendo celebrada como um dos marcos mais importantes na história da Croácia.
Temos algumas curiosidades:
1 – Dois cachorros famosos veem da Croácia :
- Dálmata (da região da Dalmácia = um antigo reino que hoje pertence ao país), é um cachorro branco com manchas pretas;
- Tônia, um cão grande, parece um urso, preto e branco ou branco e marrom. Diz a lenda que ele vem de dois lobos, é muito popular nas regiões montanhosas. Ele protege as casas contra lobos e é o único que não morre nos combates.
Dálmata
2 – Os homens croatas são bem altos (1.80 metros) e as mulheres (1,68)
3 – A gravata foi inventada na Croácia.
Gravata
4 – Quase não há morador de rua.
5 – Quando se fala a idade, aumenta-se um ano, pois uma data já foi terminada e agora começa-se outra…
6 – Na escola a nota máxima é 5, já na França é 20 e no Brasil 10.
7 – Os croatas adoram o Carnaval, o da Rijeka não é somente o maior do país, mas também um dos mais populares da Europa.
Cidade de Hum
8 – Lá está situada a menor cidade do mundo, Hum, situada na parte noroeste, sua população tem de 17 a 23 pessoas. A cidade só possui duas estradas, uma igreja, três fileiras de casas e um prefeito, cujo mandato é de um ano.
A configuração política da Croácia é recente, mas o povo que habita esta região tem uma história curiosa.
Nota: Ao escrever este texto deparei-me com uma infinidade de curiosidades sobre a Croácia. Assim sendo, na próxima semana teremos a parte final.