Curiosidade
Uma refeição francesa segue a seguinte ordem:
A entrada
O prato principal, também chamado de prato quente ou de resistência.
O queijo.
A sobremesa.
O café.
O licor.
Esta é a sequência de uma refeição normal na França. Porém, atualmente com a vida moderna e agitada, principalmente em Paris, resume-se ao prato principal e à sobremesa.
Todos os restaurantes desde os mais simples aos mais sofisticados são obrigados a colocar os preços dos menus às portas dos mesmos.
Há três maneiras de se comer:
1 – o prato do dia ( só há uma opção)
2 – no menu – normalmente há duas opções, por exemplo, menu a x euros e outro a y euros . Nestes, já encontramos a entrada, o prato principal, o queijo e a sobremesa.
Quando solicitamos ao garçom dizemos simplesmente: – gostaria do menu a xeuros, não é necessário enumerar os pratos.
Normalmente é rápido, pois os pratos já estão praticamente prontos.
3 – à la carte, neste caso escolhe-se os pratos nas várias páginas do cardápio e precisamos aguardar um pouco mais, pois nem sempre o que escolhemos já está pronto.
Um detalhe, os restaurantes para o almoço abrem exatamente ao meio dia. Quinze minutos após, já estão quase lotados, pois eles fecham entre 14:30 e 15:00 horas .
Muito importante é fazer a reserva, principalmente nos restaurantes mais requisitados onde também não são aceitos celulares.
Caso os clientes tenham crianças é bom perguntar se as aceitam, porém cachorros são muito benvindos!
Caso queiram comer em horários diferentes seria interessante procurar uma “brasserie”, que está aberta o dia todo e onde pode-se comer desde um sanduiche até uma refeição completa . Há brasseries incríveis e onde se come muito bem!
Bom apetite!