Paris – Arco do Triunfo embalado
Christo Vladimirov Javacheff um artista plástico búlgaro e sua esposa Jeanne -Claude, de nacionalidade francesa, desde de 1961 imaginavam o Arco do Triunfo todo forrado de tecido.
Eles moravam na Avenida Foch e da janela de seu apartamento podiam ver e admirar o Arco.
Há 35 anos, o artista já havia causado impacto ao embalar a Pont Neuf, a mais antiga de Paris, com tecido dourado .
Christo morreu no dia 31 de maio de 2020, porém seu projeto e sonho não foi abandonado. Seu sobrinho, Vladimir Yavacheff e sua equipe concluíram a obra.
A exposição é temporária, foi inaugurada no dia 18 de setembro, ficará exposta até o dia 04 de outubro deste mesmo ano, apenas 16 dias.
O empacotamento foi totalmente financiado por Christo, através da venda de seus estudos preparatórios, desenhos, colagens, de projetos, obras dos anos 50 / 60. Não possui financiamento público ou privado. A obra custou 14 milhões de Euros.
No dia 30 de julho de 2021 guindastes cercaram o Arco do Triunfo protegido por um perímetro de segurança.
Operários começaram a fazer as estruturas que protegeriam as esculturas que flanqueiam o monumento.
No dia 07 de setembro de 2021 os tecidos chegaram da Alemanha. São pelo menos 25.000 metros quadrados de tecido reciclável em Polipropileno prata azulado, e 7.000 metros de corda vermelha. A equipe de operários é composta de 95 cordistas, dos quais alguns ficam no solo para coordenar as operações e supervisionar o avanço do projeto.
No domingo 19 foi um dos momentos mais espetaculares da instalação. O Arco do Triunfo empacotado começou a ter vida aproximando-se mais ainda da visão do que foi o sonho da vida de Christo e de Jeanne-Claude.
O trabalho de Vladimirov é a homenagem póstuma ao seu tio, ele a realizou com sucesso e prova de amor ao mesmo. Parabéns!
É um evento espetacular e imperdível!
Muito interessante. Ficou bonito.
Mas que intervenção interessante!😘