Categories: Sem categoria

Bois de Boulogne

Bois de Boulogne

 O Bois de Boulogne, (Bosque de Bolonha), é um parque público estabelecido na década de 1850, durante o reinado de Napoleão III, no 16º arrondissement de Paris, subúrbio das Comunas Boulogne-Billancourt e Neully-sur-Seine, é considerado uma das mais importantes áreas verdes da capital francesa.

É o segundo maior parque de Paris, cobrindo uma superfície de 8.459 quilômetros quadrados, com tamanho comparado ao Richmond Park em Londres, sendo conhecido como um dos “pulmões da capital francesa”. É duas vezes e meia maior do que o Central Park de Nova York.

Parque no outono

O bosque foi palco de diversas experiências aerostáticas realizadas por Albert Santos Dumont entre 1898 e 1906, culminado no histórico voo do avião 14-Bis em 1906.

           

Santos Dumont e seu avião 14 bis

O enorme parque do Bois de Boulogne oferece 35 quilômetros de trilhas, um autêntico paraíso para todos aqueles que queiram desfrutar da natureza.

História do Parque

Há centenas de anos, a região estava ocupada pelo antigo bosque de Rouvray. As terras foram convertidas em reserva real de caça e posteriormente Isabel da França aí fundou uma Abadia.

No transcurso da Guerra dos 100 anos, o bosque funcionou como um esconderijo para muitos fugitivos até que em 1417 foi destruído por um incêndio intencional.

Na segunda metade do século XV, Luís XI reformou o bosque, colocando várias entradas.

Em 1882, Napoleão III ordenou a construção do parque, o qual foi dotado de grandes espaços de grama e de todo tipo de plantas.

Bosque

Com uma superfície de 846 hectares, o parque conta com uma extensa e variada vegetação, formada na sua maioria por cedros que cobrem mais da metade do bosque. Dois extensos lagos situados em níveis diferentes estão unidos por uma cascata. Lá, podem ser alugados barcos a remo e bicicletas, porém muita gente aproveita simplesmente para fazer seu piquenique.

 

               

Lago, barcos e piquenique

O Bosque de Bolonha engloba o Parque de Bagatelle, o Jardim des Serres d´Auteuil, o Pré-Catelan e o Jardim d´Acclimation. Oferece também inúmeras passarelas, 28 quilômetros de trilha para passeios a cavalo e 15 quilômetros de ciclovias turísticas.

Dentro do Parque está Bagatelle com seu Castelo e jardins com as mais lindas rosas de Paris.

Castelo de Bagatalle e seus jardins de rosas 

Bagatelle e seu parque foram construídos no Bois de Boulogne no século XVIII, depois de uma aposta entre Marie-Antoinette e o Comte d’Artois, seu cunhado, que afirmou que poderia construir um Castelo em 6 semanas. Assim surgiu o Domaine de Bagatelle o qual foi construído em 64 dias. Por isso, também é chamado de “Folie d´Artois “ (Loucura d´Artois), retrato de seu dono que era galante, forasteiro, extravagante e dispendioso. Pode-se imaginar quantas festas aconteceram neste castelo refinado!

Em volta do Castelo, o jardim foi influenciado pela moda da época, a tendência anglo-chinesa com pagodes, os quais trouxeram liberdade aos jardins à la Française, que eram muito estruturados e rigorosos, ou seja, eles seriam semi-francês, semi-inglês.

Desde 1907, ocorre um concurso internacional de rosas nesse parque, que possui mais de 10.000 pés de rosas representando cerca de 2.000 variedades.

A melhor época para visitá-lo é em final de maio e junho, quando as rosas estão no seu apogeu.

Existem inúmeras instalações que foram projetadas para todos os gostos, como o playground para crianças, áreas de piquenique, os hipódromos de Auteuil e Longchamps, restaurantes e o Théâtre de Verdure.

   

Théâtre de Verdure

 O Hipódromo d´Auteuil, com 33 hectares, foi inaugurado em 1873 e é utilizado exclusivamente para corridas de obstáculos.

                         

                        

Hipódromo d´Auteuil

Ao norte do Parque está o Jardim d´Acclimation, uma zona muito recomendável para ser visitada com crianças, já que se trata de um Parque de diversões e uma reserva de animais, ou seja, um pequeno zoológico, uma mini fazenda, um relógio de flores e uma mini montanha russa.

Há também um riacho onde crianças passeiam e barquinhos que deslizam sozinhos, carrinhos motorizados e o Exploradome, um moderníssimo espaço interativo dedicado às ciências às artes e à multimídia.

O passeio é aconselhável somente para aqueles que dispõem de bastante tempo, pois são necessárias várias horas para ver uma pequena parte.

O famoso Bosque, que contém Parques e alguns dos mais belos jardins da cidade, fica um pouco fora de mão, mas merece uma visita. Ele é margeado por uma região residencial bastante sofisticada no extremo oeste da cidade. Mais ao norte fica Passy com a avenida Foch, a praça Victor Hugo e outros endereços procurados pelos mais afortunados.

Passy é um bairro elegante com lojas e restaurantes chiques. É também culturalmente rico, com Museus como o Marmottan, o qual é centrado em Monet.

O outono talvez seja a estação perfeita para visitar o Bosque. A vegetação adquire vários matizes, do amarelo ao vermelho.

O passeio é recomendado somente durante o dia, à noite pode ser perigoso …

Porte Dauphine é a estação de metrô mais próxima da entrada.

No século XIX, Hausmann remodelou inteiramente o Bosque dando-lhe, mais ou menos, o aspecto que tem hoje.

Hausmann

Hausmann foi o homem que construiu a Paris que hoje conhecemos. Além de grandes avenidas Hausmann construiu grandes bairros, parques inspirados no Hyde Park de Londres, um sistema de esgoto abrangente, um novo aqueduto que dava amplo acesso à agua doce, uma rede de canos de gás subterrâneos para iluminar ruas e prédios , fontes complexas, banheiros públicos grandiosos e fileiras de árvores. Ele fez uma transformação radical na cidade.

Finalizamos nosso passeio dizendo que, é um espaço verde considerado o pulmão de Paris, tranquilo, não há muitos turistas, é um lugar de muita paz!

Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

3 dias ago

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques  É uma Torre com muita história para contar! A Torre Saint Jacques…

1 semana ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

1 mês ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago