Categories: Sem categoria

Basílica do Sacré-Coeur

Basílica do Sacré-Coeur

Fotos da Basílica

 A Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Montmartre, ou simplesmente Basílica do Sagrado Coração, é um templo da Igreja Católica Apostólica Romana em Paris, sendo também o símbolo do bairro de Montmartre. Ela está localizada no topo do Monte Martre, o ponto mais alto da cidade.

A ideia de construir a Basílica, surgiu, justamente após a Guerra Franco-Prussiana de 1870, como pagamento da promessa feita pelos filantropos Alexandre Legentil, (empresário) e Hubert  Rohault de Fleury, (pintor), de erguer uma igreja, caso a França sobrevivesse às investidas do poderoso exército alemão e não fosse invadida ou ocupada.

Nessa Guerra, a Confederação da Alemanha do Norte, liberada pelo Reino da Prússia, derrubou o Segundo Império francês, anexou o território da Alsácia e Lorena, marcando assim o começo da inimizade Franco-Alemã, que mais tarde resultaria na Primeira Guerra Mundial.

Paul Abadie

Para decidir a escolha do arquiteto, foi organizado um concurso, o qual contou com quase 80 projetos sob um comité que contava, entre outros nomes, com Charles Garnier, o arquiteto da Ópera de Paris. Após várias eliminatórias, foi escolhido o projeto de Paul Abadie, que propôs um edifício inspirado na Catedral de Saint-Front de Périgueux, na França, (século XII) e na Basílica de Santa Sofia em Istambul, esta, construída nos anos 530. Infelizmente Abadie, jamais veria sua obra concluída, pois morreu em 1884, poucos anos depois do início das obras.

                              

Catedral de Saint -Front de Périgueux                                                 Basílica de Santa Sofia

Trabalho Extra

Em 16 de junho de 1875, o Arcebispo de Paris, Cardeal Guibert, lançou a pedra fundamental da Basílica, porém, por causa da fragilidade do gesso e das muitas galerias subterrâneas que serviam de pedreiras, meses de trabalho adicional foram necessários para consolidar as fundações da futura obra.

Foram então implantados 83 pilares com 33 metros de profundidade cada um, para a sustentação da Basílica.

Um primeiro evento de pré-inauguração ocorreu em junho de 1891, ainda sem sua grande cúpula.

A conclusão

A obra foi oficialmente concluída em 1914, com a finalização do Campanário, porém, trabalhos complementares duraram até 1923, com um custo estimado de 46 milhões de francos provenientes de doações privadas. Os nomes dos doadores foram gravados nos blocos de pedras utilizados na construção.

Sua consagração ocorreu em 16 de outubro de 1919, após o término da Primeira Guerra Mundial.

Sempre Branca

A Basílica foi construída em pedra de travertino obtida em Château -Landon (Seine et Marne) a 82 quilômetros de Paris. Esta pedra constantemente dispersa cálcio, o que garante a cor branca da Basílica, mesmo com as chuvas e a poluição.

         

Fotos da Basílica

A cúpula é aberta aos turistas e reserva uma vista espetacular da cidade, porém, para isso é preciso subir seus mais de 80 metros de altura com seus 300 degraus.

Maior mosaico da França

No seu interior, na forma de uma cruz grega, encontra-se o maior mosaico da França, com 473,78 metros quadrados em tons de dourados por Luc-Oliver Merson, representando o Sagrado Coração de Jesus.

Absolutamente encantador e imponente, o interior da Basílica é um convite à reflexão.

Interior com seu mosaico

 Em sua base, pode-se ler uma frase em latim que significa “Ao Santíssimo Coração de Jesus, França fervorosa, penitente e grata.”

Por causa de seu tamanho e complexidade, sua instalação demorou de 1900 a1922.

Os vitrais foram instalados em 1903 e em 1920, porém, foram destruídos durante bombardeios em 1944 e finalmente restaurados em 1946 após o fim da Segunda Guerra.

             

Estátuas equestres de Joana d´Arc e do Rei São Luis IX , símbolos Nacionalistas

Estilo e simbologia

O estilo do Sacré- Coeur é marcado por influências românticas e bizantinas. Possui ainda alguns símbolos nacionalistas, como o Pórtico com três arcos adornados por 2 estátuas de Joana d´Arc e do Rei São Luís IX, além do Campanário com 3 sinos, sendo o maior deles com mais de 26 toneladas (conhecido como “La Savoyarde), considerado como um dos maiores do mundo e que representa    a anexação da Sabóia (onde o sino foi construído) pela França. Seu badalo pesa 580 quilos e para se ter uma ideia, na época de sua instalação foram utilizados 28 cavalos para puxar o sino colina acima, até o pé do Campanário.

Campanário e seus 3 sinos

O grande órgão da Basílica é da autoria de Aristides  Carvaillé -Coll e pertenceu ao Barão Albert de L’Espée, um grande apreciador deste tipo de instrumento.

                           

Órgão da Basílica 

Após a morte do Barão e a venda de seu Castelo, o órgão permaneceu guardado por mais de10 anos, até que foi transferido e oficialmente utilizado em 1919 por 3 dos mais renomados organistas da época.

     

Trabalhadores em ação durante as obras da construção da Basílica

Para subir até a Basílica do Sagrado Coração, pode-se pegar o funicular, implantado em 1900, na mesma época do metrô. Um contrapeso cheio de água era utilizado para a descida.

Funicular

Uma curiosidade: Em abril de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial 13 bombas explodiram no Sacré-Coeur, sem causar nenhuma morte.

O complexo da Basílica inclui o jardim e belas fontes.

Fonte

É fácil comprovar a razão pela qual o Sacré-Coeur é o segundo ponto turístico mais visitado de Paris.

A escolha do local para a Basílica parece natural, afinal Montmartre sempre teve posição relevante nestes momentos históricos.

Montmartre abrigou o estúdio de muitos mestres da pintura, como Picasso, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Utrillo e Cézanne.

Picasso

 

Toulouse-Lautrec

A vista dos arredores da Basílica é imperdível! Seria interessante terminar o roteiro se emocionando com um passeio por Montmartre, o bairro dos pintores de Paris.

Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Tradições e Festivais da França

  Tradições e Festivais da França  5 – Festa da Música  (Fête de la Musique…

4 semanas ago

Tradições e Festivais da França

Tradições e Festivais da França                    …

1 mês ago

Madelaine

Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…

1 mês ago

O Folies Bergère

O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…

2 meses ago

La Belle Époque

La Belle Époque                      A “Belle…

2 meses ago

Moulin Rouge = Moinho Vermelho

Moulin Rouge = Moinho Vermelho     O Moulin Rouge é um Cabaré parisiense que…

2 meses ago