A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes. Paris conta com 139 igrejas e capelas.
Construída no século XVII, a igreja de Saint-Sulpice é a segunda mais alta de Paris. É também, uma das mais belas e sem dúvida, um dos Monumentos favoritos dos parisienses.
Consagrada a São Sulpício, o “Piedoso”, a atual Igreja foi edificada sobre os alicerces de um antigo templo românico do século XIII, sofrendo sucessivas ampliações até 1631.
Em 1646, o sacerdote parisiense Jean-Jacques Olivier foi encarregado da construção do novo edifício, cujas obras estenderam-se por mais de um século. O resultado foi um edifício simples, com a fachada oeste formada por duas fileiras de elegantes colunas.
A harmonia do conjunto é rompida pelas torres das extremidades, que não são iguais.
Localizada no bairro Saint-Germain–des-Prés, esta igreja tem vista para a charmosa praça do mesmo nome. Lá encontra-se uma majestosa fonte e o famoso “Café de la Mairie.”
Esta igreja merece ser visitada com calma, pois possui uma rica história e suas paredes cobertas com telas do grande pintor francês Eugene Delacroix. Nos últimos anos a Igreja ficou mundialmente conhecida graças ao livro e filme “O Código da Vinci”, pois foi onde se passou a ação do romance.
No interior da Igreja pode-se admirar as majestosas naves, o relógio de Sol, a capela da Virgem com a estátua de Jean-Baptiste Pigalle, escultor francês barroco e 2 obras primas de Delacroix. Estas telas estão localizadas na capela lateral, à direita da entrada. São elas “Jacó lutando com o anjo” e “Heliodoro expulso do Templo”.
Em Saint Sulpice são realizados regularmente concertos de órgão, utilizando-se o seu antigo instrumento construído em 1862 e que possui 6.778 tubos, é algo de emocionante!
Considerada muitas vezes uma igreja sem graça, pela sua simetria, Saint-Sulpice continua sendo um ícone do Distrito 6º arrondissement de Paris.
A poucos metros da Place de Voges, no Marais, e ao lado do Liceu Charlemagne, famosa escola parisiense, a Igreja Saint Paul et Saint Louis, foi a primeira igreja em Paris a adotar o estilo barroco. É também conhecida como Igreja Saint-Louis dos Jesuítas.
Foi financiada pelo Rei Louis XIII e a primeira a abandonar o estilo gótico tradicional pelo barroco.
Sua arquitetura influenciou a construção de muitos outros edifícios, em particular por sua cúpula, que foi um verdadeiro desafio para a época de sua construção entre 1627 e 1641. Ela foi uma das primeiras e maiores a ser construída em Paris, banha-nos com sua luz e sua beleza é impressionante. Mais tarde, inspiraria a construção de outras tantas, como a da Sorbonne, a dos Invalides e das igrejas Jesuítas em geral.
Em 1762, os Jesuítas foram expulsos por Louis XV e a Igreja foi confiada ao clero local.
Como Saint -Sulpice, a Igreja de Saint-Paul e Saint Louis, tem o privilégio de acolher uma pintura de Delacroix, entre muitos outros tesouros.
A imponente tela de Delacroix pintada em 1827, foi encomendada pelo Conde Chabrol para esta Igreja em 1824. A tela representa Jesus após a última Ceia, “Cristo no Monte das Oliveiras”. Uma obra típica da pintura romântica.
A estátua “la Vierge de la douleur” ( A Virgem da dor), é imperdível.-Seu autor é Germain Pilon.
Durante a Revolução Francesa Saint Paul e Saint Louis tornou-se um armazém de livros e muitas Igrejas foram saqueadas. Os relicários que continham os corações de Louis XIII e Louis XIV foram derretidos.
No século XIX o arquiteto Victor Baltard foi encarregado de restaurar o edifício em estilo barroco flamengo. Foi ele o responsável pela fachada exterior (vale ser apreciada) e pelo imponente portal cinzelado.
Em 1887, a igreja foi classificada como monumento histórico.
Visitando o Marais, esta Igreja é um ponto obrigatório.
Jardim das Tulherias Com uma localização excepcional, entre o Museu do Louvre e a Praça…
Camille Pissarro O Impressionista que veio do Caribe Foto Camille Pissarro (1830 – 1903), um…
Pierre – Auguste Renoir Pierre Renoir foi um artista francês, um dos principais pintores no…
Edgar Degas Hilaire Germain Edgar Degas, conhecido como Edgar Degas, foi um…
Pintores Impressionistas Claude Monet Claude Monet (1840 -1926) foi um pintor francês que se…
View Comments
Muito bom e bem explicado seu post sobre essas igrejas maravilhosas. Gostando bastante. Regina Amaral