Amiens

                 

 A França está dividida em 18 regiões administrativas, entre elas está a Picardia. Situada na parte norte do país e cuja principal cidade é Amiens, sua capital.

Até 2016 a França possuía 27 regiões, nesta data, foi realizada uma mudança administrativa que reduziu o número de regiões para 18.  Deste total 13 estão na França Metropolitana (subdivididas em 97 departamentos) e 5 são territórios ultramarinos.

Regiões da França

Como está situada ao norte de Paris, ela se parece um tanto com a Bélgica e a Holanda. Canais d´água e edificações de tijolinhos, naquela típica arquitetura do Mar do Norte, começam a se fazer presentes aqui.

Situada a 120 quilômetros de Paris, aqui o dramaturgo e romancista Júlio Verne (1828-1905) viveu até falecer em 1905. Verne é considerado o maior criador do surrealismo europeu.

Foi em Amiens que viveu a maior parte de sua vida e escreveu a maioria de suas obras.

Amiens é também a cidade onde o atual presidente da França, Emmanuel Macron nasceu.

Emmanuel Macron

Capital da antiga Picardia, Amiens é uma cidade de médio porte  na França e é famosa por sua Catedral, um dos melhores exemplos da arte gótica.

Catedral de Amiens

 

Seu volume interior é de aproximadamente 200.000 metros cúbicos. As abóbodas de aresta da nave central medem 42,30 metros de altura e são as maiores abóbodas de uma nave, de todas as demais catedrais, cuja construção foi terminada!

Não é a mais alta, porém, é a mais volumosa de todas.

O piso, em labirinto e a Cruz, simbolizam a vitória de Jesus sobre a morte.

Fachada colorida da Catedral

É também conhecida pelo tratado assinado em 1802 por ingleses e franceses. Neste ano, o Tratado de Paz foi assinado entre a França e Grã -Bretanha, o qual garantia a trégua de 15 meses nas hostilidades entre as duas potências, durante as guerras revolucionárias francesas. Antes deste acerto, franceses e ingleses estiveram em constante estado bélico.

Uma curiosidade: a fachada ocidental da Catedral é colorida. As cores foram descobertas em 1990, quando foi efeituada uma limpeza a laser. A olho nu é difícil perceber, mas com um olhar mais preciso, é de se espantar como as estátuas do portal saltam aos nossos olhos.

Amiens foi pioneira na Revolução industrial francesa, sofreu devastações na guerra Prussiana e nas duas Guerras Mundiais, as quais exigiram reconstrução.

A Revolução Industrial durante o século XIX, não foi somente uma transformação material, ela também engendrou uma transformação mental e espiritual nas pessoas.

Houve um deslumbramento com todas as novidades que a era trazia: a eletricidade, o uso abundante do metal nas construções, o surgimento de produtos enlatados, as edificações feitas de concreto, os motores, etc…

A Catedral Notre Dame de Amiens foi uma das Catedrais góticas que mais rapidamente ficou pronta. Iniciada em 1220, por volta de 1270 já estava praticamente concluída, ao contrário de tantas outras que levaram séculos para serem terminadas.

Isto significa que seu estilo arquitetônico é bastante puro, pois não houve tempo para incorporar tendências ornamentais posteriores.

Ela foi tombada pela UNESCO em 1981, como Patrimônio Mundial da Humanidade, por seu valor artístico e histórico.

O Campanário da Igreja feito entre 1406 e 1410 é uma edificação separada, algo comum no medieval.

Uma das razões pelas quais Amiens completou a sua imensa Catedral em tempo recorde, entre 1220 e 1270, foi porque havia dinheiro fluindo na cidade. Uma das razões dessa fluência, é que em 1206, soube-se que essa Igreja abriga, nada menos, que a cabeça de São João Batista. A valiosa peça chegou pelas mãos de Walton de Santos, quando ele voltou de Constantinopla, na quarta Cruzada.

Cabeça de São João Batista

Pessoas de todas as partes do Reino da França e da cristandade vinham peregrinar no local e consigo traziam ofertas, além de movimentar a economia da cidade.

Atualmente já não se fala da cabeça do Santo, mas oficialmente, para a Igreja, ela está ali guardada, mas não exposta.

A cidade de Amiens é importante, além de outros motivos, porque acolheu Júlio Verne, que veio para a cidade no calor destas transformações, saído de Nantes, tendo estudado em Paris e vindo a esta capital da Picardia, para ser o padrinho de casamento de um amigo. Acabou se interessando pela irmã da noiva e nunca mais saiu dali. Verne morreu por complicações de diabetes aos 77 anos em 1905.

A casa onde ele viveu desde 1871, é hoje um museu.

Museu Jules Verne

 

Museu da Picardia

 

Além da Catedral, em Amiens pode-se visitar o Museu da Picardia, reaberto em 2020, após vários anos de reforma.

É um museu regional de Belas-Artes, pleno de obras, com cara tradicional, porém, tem cheiro de novo após a renovação.

Há obras interessantes como o quadro de Lady Godiva, Galileu antes da sua abjuração (1633), Lady Macbeth (1849).

Quadros famosos no Museu da Picardia

Há também algumas peças sacras, além de toda uma área de aspecto bizantino.

Perambulando pelas ruas de Amiens pode-se deparar e apreciar vários monumentos relacionados ao movimento da Resistência durante a Segunda Guerra Mundial.

       

Monumentos.

 Por tudo o que foi dito, tenho certeza que passear por Amiens é uma ótima opção, levando em conta que a distância entre esta cidade e Paris, permite ir e voltar no mesmo dia.

Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Coco Chanel

Coco Chanel Gabrielle Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883 em Saumur, na França,…

7 horas ago

Tradições e Festivais da França

  Tradições e Festivais da França  5 – Festa da Música  (Fête de la Musique…

4 semanas ago

Tradições e Festivais da França

Tradições e Festivais da França                    …

1 mês ago

Madelaine

Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…

1 mês ago

O Folies Bergère

O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…

2 meses ago

La Belle Époque

La Belle Époque                      A “Belle…

2 meses ago