Categories: Sem categoria

Aix-en-Provence

 

Aix-en-Provence é uma comuna da França localizada em Provence  nos Alpes –Côte d´Azur, é o começo perfeito para explorar esta Região. Era a grande dispensa da Europa e foi a primeira cidade romana na França. Antes ela pertencia aos gregos, e era chamada a cidade das mil fontes.

A elegante cidade de Aix-en-Provence tem um maravilhoso clima ensolarado, suas ruas e praças sempre vibrantes e cheias de vida.

A região é famosa pelo calor intenso no verão, mas as ruas são mantidas frescas graças à sombra de suas árvores além das muitas fontes espalhadas pelas ruas.

Com suas fachadas históricas, praças pavimentadas, ruas sinuosas e fontes termais, Aix-en-Provence simplesmente transborda de charme.

A história é o pano de fundo da vida cotidiana, aqui a graça e o esplendor da arquitetura barroca estão presentes, enquanto as pessoas passeiam pelas ruas se divertindo, comprando ou se relaxando no terraço de um café. Cada fonte tem seus segredos, cada mansão privada tem seu conto para contar.

Casas de campo estão em parques e jardins como no século passado.

Aix é um mosaico de brilho, em cores, festividades e tradições, mercados provençais, alimentos amadurecidos ao sol, passeios de campo e inúmeras atividades de lazer.    

A cidade que é conhecida por sua elegância e cultura foi colonizada por algumas das mentes e artistas proeminentes da França e ainda hoje  é ponto de encontro destes. O mais notável de todos foi o pintor Paul Cézanne. Ele imortalizou o pico do calcário da montanha Sainte-Victoire, que se ergue a leste da cidade e ainda tem um museu inteirinho a ele dedicado.

Através das cores de Cézanne, você realmente conhecerá o pai da pintura moderna entre os lugares e paisagens que marcaram sua vida, visão e seu trabalho.

Sinta a intensidade dos lugares de Cézanne. Abra a porta de seu estúdio e entre no mundo privado do artista. Descubra a casa onde começou a pintar explorando terrenos e a propriedade familiar de Jos de Bouffan.

O atelier de Cézanne compreendia 50 metros quadrados, com muita luz, porque ele queria que fosse todo iluminado com luz natural do alto da colina, ambiente favorável ao seu trabalho.

Veja algumas de suas obras no espaço dedicado a ele no Museu Granet.

Pós-impressionismo

Natureza morta com maçãs e laranjas 1895-1900

Uma curiosidade com relação a Cézanne: há caminhos onde as calçadas marcadas com um C de Cézanne, então caminhe nos passos do pintor e visite a cidade.

 A cidade é sempre acolhedora e oferece muito para ver, experimentar e descobrir. 

O cenário de Aix é realmente digno de uma pintura e abençoado por montanhas e campos de tirar o fôlego. É também o lar de experiências gastronômicas incríveis. Não existe um roteiro único para explorar a Vieille Ville (Velha Cidade), a melhor escolha para explorá-la é andar sem rumo por suas ruazinhas apertadas.

Utilize as famosas fontes da cidade como base para seus passeios. Muitas delas são da época dos Romanos e hidratam Aix há centenas de anos.

A Fonte de la Rotonde é a maior delas. No alto dela há três mulheres representando as três graças. Uma simboliza a justiça e olha para o centro de Aix, a outra representa as Bela Artes  e está direcionada para Avignon e a última simboliza a Agricultura e olha para Marseille.

Diante da fonte, pegue a rua mais bonita da cidade. Vai passar por três fontes menores: Fonte dos 9 canhões, Fonte da água quente (coberta de musgo) e fonte do rei René.

A fonte mais moderna de Aix é a do Mur d´Eau (parede de água) é um espelho d’água gigantesco em um viaduto na região do Pavillon Noire (Pavilhão Negro). Vale a pena conhecer este local que é um centro de apresentação de dança bem moderno.

Durante o  trajeto  encontram-se diversos cafés, boutiques, galerias de arte e lojas famosas.

 Ainda na Vieille Ville  a  Cours Mirabeau merece destaque. Esta avenida pitoresca é perfeita para um passeio no final da tarde. Decorada por árvores imponentes que criam um belo efeito de túnel, a rua tem inúmeros cafés, restaurantes e lojas para conhecer. Era uma rua de carruagens puxadas por cavalos e agora é um dos lugares mais movimentados, mergulhado na história e perfeito para um passeio.

A cidade foi fundada pelos romanos na região de Provence. A origem do nome da região remonta ao mesmo período, quando o território era conhecido como “Província Romana”. Desta época até os tempos atuais a cidade mudou muito e ganhou fama de burguesa. Burguesa? Sim, burguesa é desta forma que a cidade é conhecida na região provençal, mas nem por isso deixa de ter seu encanto.

Uma cidade burguesa com história escrita em seus edifícios, contada nos nomes de suas ruas, seja em provençal, como vemos no centro histórico, seja em francês.

 Aliás, o lado burguês é um diferencial e aproxima a pequena cidade provençal da grande metrópole parisiense, pelo menos ao que diz respeito ao ensino.

A cidade universitária, roteiro cultural e muito agradável é palco de história e curiosidades. 

Aix abriga a maior Universidade francesa. A  AIX-Marseille  Université  é uma das melhores do país com seu campus dividido entre Aix e Marseille.

 Atualmente a cidade conta com cerca de 146.000 habitantes e a lista de aixois (habitantes de Aix) famosos inclui nomes como o pintor Paul Cézanne, seu amigo Emile Zola, escritor nascido em Paris, mas criado em Aix ( chegou na cidade aos 3 anos de idade), além do estilista  Emanuel  Ungaro.

Ao redor de Aix-en-Provence, siga os caminhos da história e descubra monumentos, castelos, capelas, santuários e outros maravilhosos edifícios históricos.

 Experimente as sensações de um mercado. Em Aix há tantos mercados quanto os dias da semana, de frutas e vegetais até livros, antiquários, mercado de flores, eles enchem a cidade de som e cor.

 Calissons – é um doce típico, grande especialidade de Aix. Tem um formato de um losango, é feito com amêndoas e frutas cristalizadas, coberto com uma fina camada de açúcar.

 Todos os anos, desde 1995 a “benção dos calissons” foi realizada na igreja de São João de Malte em Aix. Assista a este evento único se você estiver em Aix, no momento.

 Agora que conhece a história, experimente por si mesmo: visite a confeitaria ou uma fábrica tradicional e descubra o sabor inimitável deste delicioso doce.

 Não muito longe do centro da cidade, rodeado por jardins de estilo francês o Pavilhão Vendôme encontra-se numa das mais encantadoras “loucuras” (casa de prazer) que data do século XVII. Este lugar de paz e beleza reflete o esplendor e a boa vida de tempos passados!

 Aproveite a vida noturna. O clima ameno de Aix faz dele um ótimo lugar para a vida noturna.  Com um cassino, 3 cinemas, mais de 10 discotecas e muitos bares e pubs, sem mencionar salas de concertos, teatros e café teatros. Os amantes da noite não ficarão desapontados em Aix-en-Provence!   

Helena Landell

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

3 dias ago

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques  É uma Torre com muita história para contar! A Torre Saint Jacques…

1 semana ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

2 meses ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago