Categories: Sem categoria

A Francofonia

A Francofonia

O termo francofonia apareceu pela primeira vez no final do século XIX, quando o geógrafo francês Onesime Reclus (1796 – 1882) o utilizou para designar o grupo de pessoas e países que utilizavam o francês. Ele adquiriu o sentido que conhecemos hoje algumas décadas depois, quando os francófonos tomaram consciência da existência de um espaço linguístico compartilhado e iniciaram um movimento incentivado por homens e mulheres letrados.

Desse movimento surgiram ONGs. Foram criadas muitas associações profissionais, grupos de escritores, redes de livrarias, de universidades, de jornalistas, dentre muitas outras, com o intuito de dar vida à francofonia no dia a dia. E, é evidente, também para os professores da língua.

O francês é o quinto idioma mais falado no mundo, atrás apenas do mandarim, do inglês, do espanhol e do árabe. É o segundo   mais estudado no mundo depois do inglês (essas duas línguas são as únicas presentes em todos os cinco continentes). Ele é falado em 56 países.

Onde a lingua é francesa é falada

No dia 20 de março, todos os anos, é comemorado, ao redor do mundo, o Dia Nacional da Francofonia. Essa data celebra não só a língua francesa, mas também os valores de solidariedade e diálogo entre as culturas francófonas do mundo e a riqueza da língua francesa.

O que levou à escolha desta data foi o fato de que, neste mesmo ano de 1970, a Francofonia se tornava intergovernamental e ao longo dos anos tornou-se uma organização internacional com ambições políticas, tornando-se a Organização Internacional da Francofonia e Técnica, que no futuro viria a se tornar a Organização Internacional da Francofonia- IOF.

Em 2021, a estimativa do número de falantes da língua era de 300 milhões, distribuídas pelos cinco continentes.

Atualmente o francês é a terceira língua do comércio e a segunda língua mais estudada no mundo com mais de 130 milhões de alunos.

Qual a missão da francofonia?

  • promover a língua francesa, a diversidade cultural e linguística,
  • promover a paz, a democracia, os direitos humanos,
  • apoiar a educação, a formação, o ensino superior e a pesquisa,
  • e desenvolver operação econômica para o desenvolvimento sustentável.

Até hoje o francês continua sendo considerado como a língua da diplomacia e é a língua oficial de numerosas organizações internacionais (ONU, OCDE,OTAN, União Europeia, Unesco, Comité Olímpico Internacional, etc).

O francês apresenta uma expansão que vai além dos falantes nativos.

Nesta ocasião celebra-se a pluralidade das culturas francófonas e a importância de um idioma que segundo várias projeções, poderia ser a língua mais falada no mundo em 2050 pelo rápido crescimento demográfico da África francófona e pela sua vitalidade própria que faz do mundo francófono o espaço linguístico mais dinâmico do mundo.

O que é a Organização Internacional da Francofonia-OIF?

É uma organização institucional que visa promover a língua francesa e as relações de cooperação entre os 84 países membros e observadores.

Este dispositivo foi definido pela Carta de Francofonia em 1997, a sua mais alta autoridade é a Cimeira da Francofonia e a sua pedra angular (é o elemento essencial que dá existência a aquilo que se chama fundamental). É a Secretaria Geral da Francofonia, cargo ocupado por Louise Mushikiwabo.

Por mais de 20 anos esta Organização tem feito esforços para reduzir a desigualdade de gênero em seus vários campos de intervenção no mundo francófono.

A francofonia, portanto, diz respeito a uma comunidade linguística que engloba todos aqueles falantes de francês, ou seja, os países ou territórios francófonos.

Há países onde o francês é a língua oficial, como:

Bélgica.

Benin

Camarões

Quebec (Canadá)     

Chade

Congo

Costa do Marfim

França   

Guiné

Haiti   

Ilhas Maurício

Luxemburgo

Madagascar

Martinica

Mônaco

Niger

E tantos outros

Há outros países onde o francês é a segunda língua:

Argélia 

Cabo Verde 

Camboja

Laos

Líbano

Marrocos   

Senegal

Tunísia 

Vietnã e outros.

Pode-se perceber que existem inúmeros destinos para que se coloque em prática o aprendizado de francês. Em outras palavras não é necessário limitar-se apenas a França.

Assim sendo, os países francófonos oferecem uma grande diversidade de cultura, costumes e pontos turísticos para que se alcance fluência através da prática.

Por exemplo, o Canadá é um dos destinos mais escolhidos por aqueles que estão aprendendo o idioma. Lá além do francês também é possível praticar o inglês, que é uma das línguas oficiais do país. O francês é predominante na província de Quebec. Esta é a segunda província do país e tem a população francófona. Como resultado o francês é a língua oficial.

 Caso seu objetivo seja seguir a carreira diplomática, a Suíça é o lugar perfeito para você. A cidade de Genebra, localizada no país, abriga um dos quatro principais escritórios das Nações Unidas.

Assim, é possível praticar o idioma visando desenvolver sua carreira.

Na Bélgica, está a sede da União Europeia e da OTAM.

Em outros países que não a França, a língua francesa é a mesma, porém, a diferença está no sotaque e em algumas expressões típicas do país.

        

Foto do Itamarati

Aqui no Brasil o francês é utilizado no Itamarati.

A língua francesa é a de trabalho da FIFA, da ONU, do Comité Olímpico, da Cruz Vermelha, do Médico sem fronteiras e de muitas outras instituições.

Guiana Francesa

Há vários intercâmbios não só para a França. Os falantes da língua francesa encontram-se espalhados pelos 5 continentes. Aqui pertinho do Brasil, no norte, está a Guiana Francesa que é um dos departamentos ultramarinos da França, o maior deles em termos de superfície.

Francofonia com F maiúsculo qualifica a Organização Internacional que acabamos de citar a IOF.

Francofonia com f minúsculo designa todas as comunidades que possuam a língua francesa em comum.

Aqueles que compartilham a francofonia neste sentido são chamados de francófonos ou em outras palavras, pessoas que falam francês!

Na IOF há membros associados e outros que são observadores.

É o caso da Argentina, por exemplo. Trata-se de uma comunidade muito bem-organizada, realiza eventos, promove poetas, escritores e discute questões culturais.

São países que não têm o francês como língua oficial, não têm maioria de falantes da língua francesa, mas há uma certa quantidade de pessoas que falam.

Com este texto, espero ter contribuído com esclarecimentos sobre um assunto que nem eu mesma havia pensado antes.

Helena Landell

View Comments

  • Para mim, este texto foi uma aula de cultura e informação, pois desconhecia a maioria das informações. O tamanho da língua francesa foi uma surpresa total.
    Como de praxe um excelente trabalho.

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

3 dias ago

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques  É uma Torre com muita história para contar! A Torre Saint Jacques…

1 semana ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

1 mês ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago