Bois de Vincennes em Paris
O Bois de Vincennes, em Paris, é o local ideal para uma pessoa se tornar ecológica. Acessível por metrô, este refúgio verde de Paz, é o local perfeito para passear, fazer piqueniques, praticar esportes e desfrutar da natureza ao mesmo tempo.
Explorar o Bosque de Vincennes, a leste de Paris, é uma aventura. Ele está repleto de tesouros e de grandes ideias para atividades, desde passeios de barco no Lago de Daumesnil e no lago des Minimes em dias de sol, até os jardins secretos e surpreendentes, incluindo o da Escola de Breuil. A avenida de Agronomia Tropical, o seu santuário de aves e a avenida Royale perto do Château de Vincennes são lugares cheios de tesouros para explorar.
Lago Daumesnil
Lago do Minimes
Possui 450 hectares de floresta, 80 hectares de jardins, 7,8 quilômetros de rios e 20 hectares de lagos.
É um dos pulmões verdes de Paris, no estilo inglês, e é rodeado por áreas habitadas.
O bosque de Vincennes é uma zona ecologicamente rica que abriga mais de 500 espécies de plantas selvagens e milhares de espécies de aves, mamíferos, répteis e insetos.
Lá se encontra o Zoológico de Paris, um dos maiores do mundo!
Zoológico
Tem uma história rica e variada. Foi um terreno de caça para os Reis da França, uma área de treino militar após a Revolução Francesa e foi desenvolvido tal como o conhecemos hoje sob Napoleão III. O Bosque é propriedade de Paris desde 1860, que é responsável por sua manutenção. Hoje, um refúgio de Paz o espera a leste da Capital. Quer se trate de um observador de aves, de um amante de passeios, de um desportista ou de um historiador fervoroso, o lugar tem algo a oferecer a todos. Além disto, é o lar de várias guinguettes (lanchonete popular) para os gourmets que procuram uma paragem saborosa.
Guinguettes
Castelo de Vincennes, em Paris, guardando a História da França
O Castelo de Vincennes, situado no Bosque do mesmo nome, é um lugar imperdível principalmente para os amantes da história europeia. Por se tratar de um Castelo Medieval, aqui, turistas e moradores se remetem a vários períodos conturbados da França.
É um dos maiores Castelos medievais da Europa. Além da própria fortaleza, o conjunto monumental se completa com a Torre de Menagem separada do resto do edifício defensivo e da Sainte-Chapelle, considerada uma obra-prima do gótico flamejante.
castelo
torre
Sua origem está em 1150, quando Louis VII construiu uma casa de caça em meio à floresta de Vincennes. Mais tarde, no século XIII, tanto Philippe II como Louis IX, ampliaram o pavilhão, transformando-o em uma mansão e um tempo depois, em fortaleza.
Ao longo da Idade Média, Vincennes foi mais do que uma fortaleza militar, Philippe III (em 1274) e Philippe IV (em 1322) ambos casaram-se ali e três Monarcas do século XIV nasceram neste Castelo: Louis X (1316), Philippe V (1322),e Charles IV(1328) .
Foi de Vincennes que o Rei Louis IX, pela segunda vez, partiu para uma Cruzada, da qual não retornou.
Louis IX
Santa Capela
Foi construída entre os anos de 1547 e 1559, em estilo gótico. No verão, com agendamento, é possível visitar o telhado e entender as técnicas construtivas e duradouras do século XVI.
Torre de Menagem
Torre de menagem ou torreão em arquitetura militar é a estrutura central de um Castelo medieval, definida como o seu principal ponto de poder e último reduto de defesa, podendo em alguns casos servir de recinto habitacional do castelo.
Construída em 1337 por Philippe VI, possui 52 metros de altura. Em seu estilo medieval é considerada a torre mais alta e importante da Europa. O conjunto arquitetônico que se desenvolve por mais de um quilômetro (330 metros por 175 metros), flanqueado por 3 portas e 6 torres de 42 metros de altura, foram edificadas em 1410 pela dinastia Valois, além dos fossos que o cercam com as águas do Rio de Montreuil.
Casas do Rei e da Rainha
Datada do século XVII, Louis XIV contratou o arquiteto Louis Le Vau para construir duas casas, uma na frente da outra, para moradia dos Reis e Rainhas. Aqui moraram o Cardeal Mazarin (sucessor do Cardeal Richelieu) e a Rainha Ana da Áustria, considerada, na época, a mulher mais bela da França, esposa de Louis XIII).
O Castelo tornou-se assim a terceira residência Real. Os trabalhos de reconstrução, porém, nunca foram prosseguidos, uma vez que o Palácio de Versailles ocupava todas as atenções. Entretanto, o Castelo conserva, nos grandes apartamentos, alguns exemplos do estilo Louis XIV.
Abandonado, no século XVIII, o Castelo serviu de local de manufatura de porcelana de Vincennes, precursora da manufatura Nacional de Sèvres. Mais tarde foi Prisão do Estado. Pessoas importantes e conhecidas ali estiveram presas: Mirabeau, Diderot, Marquês de Sade.
Em 1796, o Castelo foi convertido em arsenal, abrigando depois a secção histórica do exército. Em 1804, o Duque d´Enghien foi fuzilado no fosso do Palácio.
A sombra de Versailles
Apesar de toda sua história, o Castelo de Vincennes ficou em segundo plano, quando da construção de Versailles o qual era “a menina dos olhos” do Rei Louis XIV. Recursos infindáveis foram utilizados para o término das obras deste último. Com isto, Vincennes ficou sem manutenção por muitos anos e subtraindo suas principais vocações: defesa e residência real, abrigando um presídio e um paiol.
Napoleão Bonaparte
O Castelo de Vincennes em 1796 passou a abrigar grande parte do arsenal francês, quando tropas da Rússia da Áustria e da Prússia em 1815 invadiram Paris, o general Pierre Daumesnil defendeu o Castelo e seu arsenal com apenas 200 soldados durante 5 meses.
Restauração
Já no século XIX a mando de Napoleão III, a Capela, o jardim e a Torre de Menagem foram restaurados e o complexo passou sua administração para Paris.
Segunda Guerra Mundial
O Castelo de Vincennes foi quartel general comandado por Maurice Gamelin defendendo territórios contra os Alemães. Em 1944, o Castelo foi invadido e houve o fuzilamento de 30 soldados franceses. O Castelo sofreu avarias incontáveis.
Atualidade
Sob a tutela do Ministro da Cultura e da Defesa (porque abriga o Serviço Histórico da Defesa), o Castelo de Vincennes é um dos destaques da região de Paris. Ao conhecermos sua importância histórica e os nomes famosos que por aqui passaram, sendo alguns mundialmente conhecidos, podemos entender a fundo o quotidiano e as expectativas de cada período. De um simples pavilhão de caça a um Patrimônio fantástico, Vincennes é a história viva da França.
Curiosidade: Construído nos finais do século XII, o Castelo de Vincennes é a única residência real francesa construída durante a Idade Média que conserva sua forma original.
A partir de 1988, foi empreendido um vasto programa de renovação. Os importantes trabalhos da Torre de Menagem terminaram em 2007, depois de uma consolidação geral da estrutura. No mesmo ano, os apartamentos Reais foram reabertos ao público.
Apesar de ser um destino ainda desconhecido dos que visitam Paris, vem atraindo cada vez mais turistas. Vale a pena conhecer essa maravilha da arquitetura e História francesas.
O acesso ao Castelo de Vincennes é pelo metrô estação Château de Vincennes.
O ingresso do Castelo inclui todos os monumentos do recinto.
Deve ser uma delícia de passeio!!
Excelente descrição do local e sua historia. Tem-se a sensação de estar presente e participar dos eventos descritos.
Gostei muito.