Comer na França é um ato de prazer que sempre envolve amigos e família em ótimos momentos ao redor da mesa.
Começaremos sobre a alimentação. Uma refeição francesa é composta dos seguintes itens:
1- A entrada.
2- O prato quente, também chamado de principal ou ainda de resistência, que vem sempre acompanhado de legumes.
3- O queijo, sempre com o pão.
4- A sobremesa.
5- O café.
6- O licor ou algum digestivo.
Esta sequência é observada nos bons restaurantes ou mesmo em casa, em dias festivos ou especiais.
Atualmente, com a vida agitada, restaurantes mais populares ou simples, oferecem somente o prato principal e a sobremesa.
Na França há três maneiras de almoçar:
1- O prato do dia, é barato e muitas vezes é bom, principalmente nas cidades pequenas.
2- O menu, onde por um preço definido tem-se a sequência dos pratos oferecidos.
Todos os restaurantes são obrigados a colocar na entrada dos mesmos, pelo menos dois menus com seus preços. Então quando fizer o pedido ao garçom, não é necessário enumerar os pratos desejados, pois é somente dizer: gostaria do menu de, por exemplo, 18 Euros ou aquele de 23 Euros. Isto, porque a sequência já está estabelecida.
Nem sempre é fácil substituir o prato do primeiro menu por outro do segundo, ou vice-versa, mesmo porque eles têm preços diferentes.
A terceira opção é à la carte, onde escolhe-se cada item a partir da entrada e em páginas diferentes. Isto levará mais tempo para preparar o pedido e também será mais caro.
Os restaurantes, na França, abrem, para o almoço, exatamente ao meio dia (12:00 horas) e funcionam até às 15:00 horas, mais ou menos. Para o jantar reabrem por volta de 18:30 horas e funcionando até 22:00 horas.
Para o almoço, procurem chegar cedo, pois, os garçons não ficarão satisfeitos se chegarem por volta das 14:00 horas, isto porque terão pouco tempo para servi-los, seguindo todo o ritual. Não se preocupem se o garçom demorar a atendê-lo; eles são poucos, porém, ele já o viu. Evite falar alto ou fazer gestos para chamá-lo, e, lembre-se: a palavra garçon em francês significa menino. Então diga senhor garçom (monsieur le garçon) , dirigindo-se a eles.
As pessoas na França falam baixo, principalmente nos lugares públicos, como nos restaurantes, por exemplo, o que permite que se comuniquem sem ser preciso gritar! Procure falar em francês, mesmo que com alguma dificuldade, eles preferem assim, ao invés de escutar um inglês perfeito. Ficam muito satisfeitos ao perceber que fazem um esforço para falar a língua deles. Atenção, se têm crianças é bom perguntar, antes de entrar ou reservar, se aceitam as mesmas. Muitas vezes aceitam cães, mas não aceitam crianças.
Caso a refeição seja feita em casa, só comecem a comer quando a dona da mesma tenha servido a todos e se sentar à mesa. Todos comem juntos após dizer: “Bon appétit”= Bom apetite. Ninguém almoça ou janta vendo televisão. A refeição é algo de muito importante na família. Crianças sentam-se à mesa com os adultos, é o momento da reunião familiar. Cada item é servido separadamente, primeiro a entrada, depois o prato principal e assim por diante. Jamais misturam os alimentos no mesmo prato.
Franceses amam os molhos, nada muito seco. É de bom tom limpar o prato com um pedacinho de pão espetado no garfo! Outro fato importante: coloca-se no prato exatamente a quantidade que se vai comer, nada mais.
Franceses são extremamente pontuais, mesmo em relação a um jantar entre amigos, por exemplo. O máximo de atraso aceitável é de 15 minutos, tempo suficiente para que os últimos ajustes sejam feitos. É apreciável que os convidados levem algo para a dona da casa, uma garrafa de vinho, chocolates ou flores, por exemplo…
Os pratos são muito bem decorados, às vezes as sobremesas são tão enfeitadas, com desenhos, que pensamos duas vezes antes de saboreá-la!
No Brasil temos o prato de base, o arroz e comemos no mesmo prato arroz e feijão e também a carne, os legumes etc. Na França o prato de base é a batata, fritas, purê, etc. Mas a cada dia tem-se um prato diferente. À mesa, a conversa gira em torno de comida, variedade de pratos, queijos e também de política, mesmo que as pessoas sejam de partidos opostos.
Não se interrompe a outra pessoa quando esta está falando, cada um tem a sua vez. Uma coisa interessante, franceses reclamam o tempo todo, são contra tudo e também contra todos, é por isso que fazem tantas greves e manifestações!
Fungar? Completamente proibido, eles preferem assoar o nariz, mesmo à mesa.
Celular? Jamais durante as refeições, mesmo porque nossos amigos franceses não tiram muitas fotos como nós brasileiros. Acidentalmente uma foto da reunião familiar, de um lugar novo ou desconhecido. Registram os bons momentos na memória! Nada de fotos dos pratos, de si mesmo, para enviar às redes sociais. Aliás, eles não são muito ligados à elas… Há restaurantes onde é proibido entrar com o celular!
Meus caros leitores aqui estão algumas curiosidades sobre os franceses que são extremamente simpáticos e acolhedores quando seguimos suas regras e costumes. Afinal a casa é deles!
Excelente matéria! Eles realmente são rigorosos no que tange chegar em cima da hora Ja passei por.isso chegando as 14horas e não fomos atendidos.