-A língua francesa é a língua cultural da ONU, da FIFA, do Comité Olímpico, da Cruz Vermelha, do Médico sem Fronteiras, de muitas outras instituições e também de 32 países, é o que chamamos de Franco fonia.
-Desde 2016 os supermercados da França são proibidos de jogar fora os alimentos que estão próximos à data de validade, eles vão direto para a doação.
Sacolas plásticas foram banidas. Ao fazer as compras no mercado, você terá que comprar uma sacolinha caso não tenha levado sua ecobag.Geralmente ela custa 15 centavos do Euro e é de papelão.
-Carrefour, rede de supermercados, existe no Brasil e significa cruzamento. Quer dizer, todos os caminhos levam até ele.
-O nosso doce chamado “bomba”, é o “éclair“ que significa raio, ou seja uma explosão de sabor.
-Na França não se tem o hábito de comer queijo no café da manhã. , apesar de ser o país do mesmo. Come-se pão com manteiga e muita geleia.
-Pão francês? Nem no formato, nem no sabor, nada parecido com o que se come aqui no Brasil!
O pão tradicional na França é a baguete, havendo outros tipos também.
-O petit gâteau é um bolinho, algo parecido com o nosso petit gâteau é o “fondant au chocolat”.
-Em Paris há três mini estátuas da Liberdade espalhadas pela cidade. Serviram de modelos para a verdadeira que está nos Estados Unidos, presente oferecido pelos franceses ao governo americano.
-A escrita Braile foi inventada por um francês que lhe deu seu sobrenome .
-Réveillon não é somente 31 de dezembro, é também a véspera de uma data importante. Aquela que antecede o grande dia. Por exemplo: 24 de dezembro é o réveillon de Natal. Lembrando que o verbo réveiller significa “acordar”.
-A expressão: sair à francesa, não é usada na França, mas, sair à inglesa.
-Comer na França exige todo um ritual.
Em uma refeição gastronômica francesa, há todo um ritual. É realizada em grandes ocasiões.
Está incluso no Patrimônio Cultural da Unesco. Mas não é somente curiosidade, existe um protocolo para fazer isto e esta refeição deve durar no mínimo três horas.
-Nunca chame o táxi na rua fazendo sinal, procure um ponto do mesmo ou utilize um aplicativo.
Gostaram destas curiosidades? São elas que nos fazem rir e fazer comparações com a nossa cultura!
Interessante os habitos e costumes da França.O meu questionamento é porque não podemos chamar um taxi sem estar no ponto?