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Edgar Degas

Edgar Degas

     

Hilaire Germain Edgar Degas, conhecido como Edgar Degas, foi um pintor, gravurista e escultor francês conhecido, sobretudo, pela sua visão particular do mundo do balé, sabendo captar os mais belos e sutis cenários.

Impressionista, consagrado por suas pinturas femininas, sobretudo, pela série de bailarinas e também pelo efeito de movimento retratado em suas obras.

Nasceu em Paris no dia 19 de julho de 1834. Filho e neto de banqueiros, Degas ficou órfão de mãe com 13 anos de idade.

Revelou sua inclinação precoce para as Artes plásticas, ainda menino, acompanhava o pai nos Salões do Louvre e visitava as coleções particulares de pintura da classe alta parisiense.

Em 1845 Degas foi matriculado no Liceu Louis-le-Grand, onde completou o Colegial. Dedicado ao desenho e à pintura, abriu um estúdio na residência da família.

Apesar do gosto pelas Artes, em 1852 ingressou no curso de Direito, seguindo a tradição das famílias burguesas, porém, dois anos depois, com a permissão de seu pai, abandonou o curso para se dedicar, exclusivamente, à pintura.

Frequentou o ateliê de Felix Joseph Barras, estudou com Louis Lamothe, e em 1855, conheceu pessoalmente o pintor Jean Auguste Ingres, o qual o aconselhou a explorar as linhas em suas telas.

Degas realizou 3 viagens a Itália, empenhando-se no estilo italiano, quando esteve, em Roma, Nápoles, Assis e Florença em 1858.

Nesse mesmo ano iniciou a tela “A Família Bellelli”, quando retratou suas primas, sua tia Laura e seu tio Genaro. A obra só foi concluída em 1867.

 

“A Família Bellelli”

Em 1862, Degas retornou a Paris, ano em que conheceu Édouard Manet, que o aproximou do grupo de artistas, que mais tarde seria conhecido como Impressionistas, e com o qual viria a expor em diversas ocasiões.

Edouard Manet

Ainda na década de 60, Degas iniciou uma série de retratos, principalmente de músicos que se apresentavam na casa de seu pai. Em uma visita à casa de amigos na Normandia, começou a se interessar pela pintura de cavalos, e passava horas no hipódromo de Longchamps.

Cavalos

 Em 1870, quando a França entrou em Guerra com a Prússia, Degas alistou-se na Guarda Nacional. Nessa época, seus problemas de visão se agravaram, o que o que o atormentou até o final de seus dias.

Guerra da França com a Prússia

De volta a Paris em 1872, passou a frequentar as apresentações do balé da Ópera de Paris, inclusive ensaios, época em que iniciou a pintura da série de bailarinas. Interessado, sobretudo, pelo traço e pelo sentido de movimento, suas imagens são sempre cortadas nas bordas do quadro, como se fosse uma foto mal enquadrada. São desse período as telas:

Ensaio de Balé – 1873      e      Os Bastidores da Dança – 1872

Em 1874, Degas participou da Exposição dos Impressionistas, que embora não tivessem metas declaradas ou manifesto, suas obras compartilhavam algumas técnicas e certos temas, os quais foram rejeitados pelo Salão Oficial, mas precisando de sucesso comercial, organizaram sua primeira exposição.

Aula de Dança 1874

Degas, diferente dos outros artistas, não era adepto da pintura ao ar livre, preferindo produzir no estúdio.

Entre os 39 expositores estavam: Claude Monet, Auguste Renoir, Paul Cézanne e Camille Pizarro.

Degas participou de 7 das 8 exposições do grupo. Era um homem tímido, o que dificultava sua vida social. Com a língua ferina recebeu o apelido de “Urso”, animal cuja aproximação é perigosa.

Mais tarde, sua obra assumiu um caráter, marcadamente social pela influência dos escritos de Émile Zola e Octave Mirabeau. É dessa época o quadro “O Absinto”.

Absinto

Em seu estúdio, poucos tinham a permissão para entrar, além dos modelos e marchands.

Na década de 80, com a visão bastante comprometida, sua pintura passou a ter menos detalhes e trabalhava mais com o tom pastel.

                                                                      

A Pequena bailarina de 14 anos

Em 1881, expôs sua primeira escultura, representando uma pequena bailarina de 14 anos.

Com a escultura, Degas não pretendia representar uma bela jovem, mas sim, uma adolescente trabalhando arduamente para se tornar uma bailarina da Ópera de Paris.

Foi durante uma de suas frequentes visitas à Ópera, que o artista conheceu Marie Van Goetheron, a estudante de balé retratada em sua obra mais famosa.

Pouco se sabe da vida dela, apenas que ingressou no balé da Ópera de Paris aos 13 anos e que era filha de uma lavadeira e de um alfaiate em constantes dificuldades financeiras.

As bailarinas, geralmente vinham de famílias de operários e trabalhadores que buscavam mobilidade social ou estabilidade financeira por meio da dança.

 

Esta bailarina tem várias curiosidades, como o uso de diversos materiais, a estrutura do braço e a reação da sociedade da época. A maioria dos críticos ficou chocada com a peça, pensavam que ela era feia e que se assemelhava a um espécime usado.

Para fazer a escultura original, Degas usou um esqueleto feito de pincéis. Para finalizar e dar um toque diferente, ele usou uma peruca de cabelo natural para colocar no modelo.

A única parte da escultura original que não era coberta com cera, era uma fita da própria Marie.

Bailarina com fita

A obra foi exposta na sexta exposição impressionista realizada em 1881 e foi a última escultura que exibiu em público. A escultura foi duramente criticada.

É um dos trabalhos mais emblemáticos do artista, da história da cultura e da coleção do museu.

Por ser considerada sua obra mais famosa e importante, ganhou cópias a partir de um molde original, como a do Orsay.

A réplica em bronze da (La Petite danseuse de 14 ans)  A Pequena dançarina de 14 anos, foi produzida entre 1921 e 1931, após a morte do artista francês.

A bailarina original, feita com cera, foi propriedade de Degas até a sua morte. Atualmente, faz parte do acervo da National Gallery of Art em Washington, desde 1999.

Ao percorrer as salas de exposição do Museu d’Orsay, em Paris, com certeza, vai se deparar com ela, a Bailarina de Edgar Degas (1834-1917) escultura de quase um metro retratando uma menina com trajes de dança, sobre uma base de madeira, protegida por uma redoma de vidro.

Uma série de 28 réplicas estão espalhadas em principais museus do mundo.

Produziu também os 10 famosos pastéis da série “nus femininos” os quais foram expostos no oitavo Salão dos Independentes em 1886.

A obra de Degas sempre se manteve em um lugar especial entre a tradição e a modernidade. Seu caráter inovador para a época, fica claro nos trabalhos expostos, especificamente A Pequena bailarina de 14 anos.

Em 1912, quase cego e com a saúde debilitada, viu seu estúdio, que ocupou durante 23 anos, ser expropriado.

Apesar de suas telas terem atingido altos preços em um Leilão, Degas se ressentia pela falta de dinheiro. Depressivo, passou seus últimos dias na solidão ou na companhia de poucos amigos.

Edgar Degas faleceu em Paris, no dia 27 de setembro de 1917.

 

Continuando no Tema Pintores Impressionistas, na próxima semana falarei sobre Renoir.

Helena Landell

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