Categories: Sem categoria

Jogos Olímpicos Paris 2024

 

Jogos Olímpicos Paris 2024

(dando continuidade à publicação do dia 25/08, voltamos ao assunto Olimpíadas)

As Olimpíadas 2024 estão próximas e os jogos vão acontecer na cidade de Paris, na França.

                 

O evento que reúne atletas de todo o Planeta, é conhecido também por atrair turistas a cada 4 anos, para cada cidade escolhida. Assim sendo, torna-se uma excelente oportunidade para conhecer novos lugares.

Entretanto, antes de planejar uma viagem internacional, vale a pena conferir detalhes sobre os tão esperados Jogos Olímpicos.

Assim consegue-se preparar financeiramente, programar as competições às quais deseja assistir, além de vários outros cuidados.

Os Jogos Olímpicos Paris 2024 serão realizados na França de 24 de julho a 11 de agosto. A escolha da cidade-sede aconteceu em 2017, na 130ª sessão do Comité Olímpico Internacional, em Lima, no Peru.

Paris foi selecionada pela terceira vez na história da realização dos Jogos, sendo anfitriã também em 1.900 e 1924. Outras cidades que estavam competindo, eram Los Angeles, Hamburgo, Budapeste e Roma. Todavia, alguns desses lugares desistiram da participação devido aos altos custos ou às outras programações previstas, exigidas para sediar os Jogos.

Das opções, Los Angeles e Paris estiveram até o final da disputa, e a cidade francesa foi declarada vencedora.

A cerimônia da abertura da 33ª edição dos Jogos Olímpicos está programada para o dia 26 de julho de 2024.

Ao todo, o evento contará com 19 dias de disputas em diversas modalidades esportivas.

Os Jogos Paralímpicos de 2024 também têm data marcada e estão previstos para ocorrer logo após o encerramento das Olímpiadas. O evento acontecerá entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro de 2024.

Novidade dos Jogos Olímpicos

Buscando repetir o sucesso causado pela entrada do surfe e do skate na última edição, os Jogos Olímpicos Paris 2024 também trazem novidades para a grade de esportes.

Uma das mudanças desta edição, foi a entrada do breaking como modalidade esportiva e o slalom extremo, também conhecida como caiaque cross. Este último é uma prova de canoagem em que quatro pessoas precisam descer de uma rampa ao mesmo tempo, com vários obstáculos para ver quem termina o trajeto mais rápido. A modalidade vinha recebendo cada vez mais adeptos e por isso foi escolhida para entrar na próxima edição dos Jogos Olímpicos. Muitos atletas que praticam outras categorias da canoagem competem também no slalom extremo.

 Caiaque cross

A inclusão da canoagem slalom extremo nas Olimpíadas é motivo de celebração para o Brasil. O atual campeão mundial masculino, na modalidade, é brasileiro: Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê.

Pepê

Na disputa feminina, a brasileira Ana Sádila foi campeã mundial em 2018. Os dois também saíram com o Ouro no Pan Americano de Lima em 2019.

Ana Sádila

Pedro Henrique é o líder do ranking mundial da canoagem slalom extremo.

O breaking ou breakcance é uma aposta ousada do (COI) Comitê Olímpico Internacional. A modalidade transita entre o esporte e a arte, com origem na cultura hip hop norte-americano.

Breaking

Na competição o DJ escolhe uma faixa e os atletas batalham, tentando criar movimentos em cima da batida. Os torneios são individuais e cada duelo dura no máximo 60 segundos.

O breaking é uma mistura de Arte e Esporte, é a grande novidade do programa das Olimpíadas 2024. É uma tentativa do Comitê Olímpico Internacional de tornar os jogos mais urbanos e mais jovens.

Quanto às novas modalidades, estarão incluídas: atletismo, canoagem, escalada, vela e tiro ao alvo.

Enquanto o breaking e a canoagem slalom extremo foram incluídos na grade olímpica, o beisebol, o softbol e o caratê foram excluídos.

Além das mudanças nos esportes, a próxima edição, inova ao promover a igualdade do número de atletas, homens e mulheres pela primeira vez na história. Serão aproximadamente 10.500 vagas, sendo divididas 50% para os homens e outros 50% para mulheres. As Olimpíadas organizadas na capital francesa também terão disputas mistas.

Pontos importantes de Paris, serão lugares de competições.

Tanto as Olimpíadas como as Paralimpíadas, terão eventos em frente a diversos cartões postais da cidade.

Na frente da Tour Eiffel vai ser construída uma arena temporária a qual será sede de vôlei de praia e football. Ao todo, esta Olímpiada terá 35 instalações, distribuídas entre Paris, Marsseille e Versailles. Por exemplo, a competição à vela será sediada em Marsseille, litoral; enquanto Versailles receberá o hipismo.

O lugar mais extremo é o surf que vai ser no Taiti, uma pequena ilha que compõe a Polinésia francesa, território francês, só que esta ilha está situada a mais de 15.000 quilômetros de Paris.

As Partidas de football e rugby começarão 2 dias antes, em 24 de julho.  A cerimônia de abertura será no Rio Sena. Pela primeira vez este evento vai ocorrer fora do estádio por um percurso de 6 quilômetros, o público vai poder observar às margens do Sena e  das pontes.

 

Rio Sena e suas pontes

O comitê organizador avalia que perto de 600.000 pessoas deverão prestigiar este evento.

OBS: gradativamente vocês terão atualizações sobre este evento.

 

Helena Landell

View Comments

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

3 dias ago

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques  É uma Torre com muita história para contar! A Torre Saint Jacques…

1 semana ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

1 mês ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago