Hvar é o litoral mais badalado e ensolarado, com praias belíssimas, culinária de dar água na boca. É considerada a rainha das ilhas da Dalmácia. Sua fama vem desde a antiguidade, devido a sua importante posição estratégica e náutica, dos monumentos históricos, à natureza, à cultura e a tantos outros motivos que a colocam no topo dos destinos mais procurados da Croácia.
É uma das mais visitadas com campos de lavanda perfumados compõem o cenário natural de Hvar.
A construção da cidade data do ano 4.a.C e em 1979 tornou-se Patrimônio Nacional da UNESCO.
Um ponto importante e histórico é a Catedral e a praça São Estevão datadas do século XVII. A Catedral abriga muitas obras de arte. A praça é uma das mais antigas da Dalmácia com suas pedras brancas de mármore completando o cenário.
Nessa parte do país encontra-se a cidade de Dubrovinik, também conhecida como a “Pérola do Adriático”.
Dubrovinik tem duas portas, a Porta de Pili que é a principal e fica na parte norte da cidade. Existe uma outra na parte sul, a Porta de Ploce.
Há uma ponte levadiça na primeira ponte. Na época romana fechava-se a porta, no final do dia e assim a cidade ficava fechada. A chave ficava com o Reitor da cidade, uma pessoa importante do local. Nos dias de hoje, ouvimos dizer que tal pessoa vai receber a chave da cidade, é simbólico, significa que a pessoa é importante.
A principal rua, onde se encontram várias atrações da cidade, liga as duas portas, a de Pili e a de Ploce. Vale a pena andar pelas pequenas ruas, caso se percam, não se preocupem, elas são muito interessantes.
No centro antigo, encontra-se a fonte de Onofre, o principal recurso de água da cidade. Ela é pura e potável, vem através de um aqueduto há 12 quilômetros.
Em frente à fonte de Onofre fica o Mosteiro dos Franciscanos. No claustro existe a farmácia mais antiga da Europa que ainda faz os remédios através da manutenção.
Perto da porta de Ploce encontra-se o Palácio do Reitor, a pessoa mais importante da cidade. Ele possui o seu palácio, no segundo andar, é a sua residência, no primeiro fica a prisão, um cartório e um lugar que serve de depósito de armas e pólvora.
Na frente deste edifício encontra-se a Catedral da cidade, ela é bem simples, mas dentro há um lugar chamado Tesouro, a visita vale a pena.
Há também a Igreja Ortodoxa em uma praça conhecida como a praça dos gatos. Na época medieval, estes, tinham grande importância porque havia muitos ratos que passavam doenças contagiosas para as pessoas. Conclusão, os gatos estavam lá com a finalidade de exterminar os ratos.
Há na cidade um teleférico que vai até a parte mais alta de onde tem-se uma vista deslumbrante!
Antes do sucesso nas telas da TV da série “Game of Thrones” esse lugar era um paraíso “escondido” dos turistas alemães, austríacos e italianos. Lá, foram filmadas várias cenas desta série (“A guerra dos tronos”). A cidade foi palco de diversas obras cinematográficas, mostrando suas belezas para o mundo.
Graças a esta publicidade, atualmente, durante o verão o local recebe mais do que o dobro da sua população, em visitantes.
A principal cidade costeira, Dubrovinik, tem grandes muralhas do século XVI que cercam uma Cidade Antiga com edifícios góticos e renascentistas.
Antes de conhecer a cidade, pode-se percorrer os muros externos em torno dela. A vista é incrível com até 25 metros de altura em alguns pontos, hoje eles cercam toda a cidade velha de Dubrovnik, em um percurso de 2 quilômetros.
A cidade é fechada para carros, assim pode-se andar pela rua principal tranquilamente. Cada cantinho é incrível, as ruelas com suas casinhas típicas parecem sair de uma tela de cinema!
É um dos grandes destinos internacionais recomendado pela beleza de seus monumentos, muros magníficos e por ser uma das mais antigas cidades medievais fortificadas na região do mar Adriático.
Em 1979 tornou-se Patrimônio Mundial pela UNESCO.
A cidade é conhecida por suas praias e pelo Palácio de Diocleciano, é uma fortaleza central, erguida pelo Imperador romano no século IV.
Seu centro antigo é puro charme e a cidade é considerada, pelos croatas, um polo de gente bonita e mais alta do país.
Era um povoado, sem grande importância, até a chegada de Diocleciano.
O Palácio de Diocleciano é sem dúvida a maior atração da cidade.
Atualmente ele não tem o mesmo formato que tinha outrora; hoje é um bairro com 30.000 metros quadrados, porém, algumas coisas lá dentro são bem interessantes para se apreciar e estão relacionadas ao palácio, como as 55 salas intactas da época de Diocleciano.
Dentro de seus muros de pedra branca e sob seus pátios há uma Catedral e grande número de lojas, bares, cafés e casas.
A catedral, na verdade, não foi construída para ser um edifício religioso. Diocleciano que era pagão e que perseguia os cristãos construiu ali o seu mausoléu. Um tempo depois o mausoléu foi destruído e o lugar transformado em Catedral Católica, a mais antiga do mundo.
Pessoas dizem que um só dia é pouco para conhecer Split e seus lugares tão interessantes.
Visita-se também o antigo templo de Júpiter, que mais tarde foi usado como batistério (lugar onde as crianças são batizadas), substituindo-se a estátua de Júpiter pela de São João Batista. Fora do palácio há quatro portas, cada uma delas tem o nome de um metal.
Na frente do portão Gold Gate há uma estátua enorme de um bispo da cidade, esculpida em bronze pelo artista Ivan Metrovic. É a escultura de Gregório de Nin que ficou conhecido por sua oposição ao Papa, de sua época, por conduzir os serviços religiosos em croata em oposição ao latim.
Um pedaço do seu corpo (seu dedão do pé) está diferente da cor original. Na crença popular aquele que tocar no dedão do pé, terá seus desejos realizados. Como muitas e muitas pessoas tocam nesta parte, o dedão está mais claro como se estivesse lustrado.
Há muitos mercados de rua e as ruazinhas tão estreitas por onde somente uma ou duas pessoas podem passar.
Vale lembrar que é a segunda maior cidade da Croácia depois da capital Zagreb.
Coco Chanel Gabrielle Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883 em Saumur, na França,…
Tradições e Festivais da França 5 – Festa da Música (Fête de la Musique…
Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…
O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…
View Comments
Parabéns!!
fantastica essa publicação. realmenre um excelente e libdo país. parabéns.