Categories: Sem categoria

Queijos Franceses

Queijos Franceses

 

 Vamos apresentar a trajetória do queijo desde a sua origem até a sua chegada a França, contando a história de alguns queijos mais conhecidos deste país.

Sobre a origem do queijo, sabe-se que ocorreu há mais de 8.000 anos A.C., em um período em que o homem fazia a transição de caçador para criador de animais. Com a domesticação dos bovinos, ovinos e caprinos, surgiu a tarefa e também a necessidade de o conservar para uma reserva alimentar.

 O queijo coalhado é o ancestral daquele que só foi desenvolvido mais tarde, após o conhecimento do coalho e da fermentação.

Um dos primeiros povos que criaram gado e utilizaram o leite para os queijos foram os egípcios.  Na Europa, os primeiros a produzir este produto foram os gregos que utilizaram o leite das cabras e das ovelhas.

Mais tarde os romanos começaram a utilizar os queijos, os quais se tornaram importantes nas suas refeições. Também, era utilizado como alimento para soldados e atletas.

Na Europa a fabricação foi desenvolvida em vários locais e cada uma com sua própria técnica de produção.

Devido à importância da Igreja na economia da Europa Ocidental, a indústria do queijo ficou sob a liderança de Ordens religiosas, de onde surgiram queijos importantes que são produzidos até os dias atuais. A maioria destes Mosteiros está localizada na França onde são feitos alguns dos melhores queijos do mundo.

Na França, queijos com história e qualidade

Os franceses gostam de falar, com orgulho, que possuem um tipo de queijo diferente para cada dia do ano. Mas o fato é que, por motivos culturais e históricos, esta indústria se desenvolveu muito no país, ganhou força e se propagou internacionalmente.

O consumo e a degustação do produto é um hábito arraigado, é por assim dizer, até ritualizado, ao lado de seus vinhos não menos famosos. Eles são apreciados, não só ao natural, mas também na preparação de inúmeros pratos.

O que contribuiu para a expansão do produto foi a Política Agrícola Comum da União Europeia (UE) que começou entre  1960 e 1970 e cujo objetivo era tornar o bloco econômico auto suficiente na obtenção dos alimentos.

Atualmente a região é a maior produtora e consumidora mundial de queijos, estimando-se que em 2007 saíram das formas europeias, 6,8 milhões de toneladas de queijos absorvendo perto de um terço de todo o leite que produzem.

É assim que a França se destaca como o segundo produtor, ficando atrás somente da Alemanha. Estes países fabricam os queijos fundidos e não fundidos.

Os queijos de ovelhas e cabras de maior valor no mercado, não têm seus volumes de produção precisamente conhecidos na Europa.

Além da França, os países que possuem boa produção de leite de cabra são: Espanha, Grécia e Países Baixos.

Entretanto a maior parte de volume desta última região é adquirida e processada pela França.

No início, a produção de queijos franceses ocorreu associada à utilização de terras de pastagem e para o desenvolvimento econômico destas áreas. Mas em função da maior disponibilidade de pastos em determinadas regiões a indústria do queijo aí floresceu com maior intensidade.

As principais áreas especializadas em sua produção estão hoje nas montanhas ou em suas proximidades, como Ródano-Alpes, Auvérnia e Jura.

Na Bretanha temos uma produção expressiva de leite bovino. Em geral os queijos franceses possuem um custo de produção mais alto, pois são muito elaborados e contam com várias especificações como o tipo de alimentação dispensada às vacas.

As grandes empresas do país processam principalmente queijos industriais como o Emmenthal e a Mozzarella, a partir do leite pasteurizado para comercialização direta e fora da Europa.

O Emmenthal tem buracos e é um queijo para todos os dias. É utilizado em receitas culinárias e 60% do seu consumo é em forma de saquinhos com ementhal ralado.

As pequenas indústrias e pecuaristas têm um enfoque mais regional ou nacional.

Existem 8 regiões francesas reconhecidas pelo PDO (Proteção e Designação de Origem).

ALLFOOD
Mesa Queijos

 

OBS: Na próxima semana, falarei detalhadamente sobre cada tipo de queijo e suas respectivas regiões de origem.

 

Helena Landell

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

3 dias ago

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques  É uma Torre com muita história para contar! A Torre Saint Jacques…

1 semana ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

2 meses ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago