Categories: Sem categoria

Catedral de Chartres

A Catedral de Chartres também chamada Notre Dame de Chartres, é uma catedral católica, de estilo gótico, localizada na cidade de Chartres, noroeste da França, há aproximadamente noventa quilômetros de Paris e é um dos principais exemplares da transação do estilo romântico para o gótico: na arquitetura, escultura e vitrais. Tem cento e trinta metros de comprimento por sessenta e quatro metros de largura e cento e treze metros de altura. Sua construção começou no ano de 1145, foi inaugurada em 1221 e consagrada em 1260.

 

        Famosa por seus dois mil e quinhentos metros quadrados em vitrais, cento e quarenta e três janelas e três rosáceas, a maioria data dos séculos XII e XIII. São famosos por sua coloração azul, de tom único, conhecido como “azul de Chartres”. Até hoje não foi possível reproduzir este tom de Azul.  Lá se encontra a rosácea mais antiga da Europa.

O que é o gótico? Há várias explicações, porém há dois conceitos etimológicos. O primeiro é derivado da raiz celta argô, cujo significado é: terra da madeira ou terra de árvores. A arquitetura gótica, antes de ser trabalhada por pedreiros, é trabalhada por carpinteiros. Todos os arcos e pilares são colocados primeiramente dentro de formas de madeira detalhadamente montadas.

Outra raiz etimológica é a Goétia que significa magia, que é a arte de enfeitiçar, é a arte de ir da linha reta à curva, da geometria linear e terrestre à geometria curva e celeste.

 Conclusão: o gótico é uma forma de construir, é a arte de produzir caixas de ressonância. Chartres é uma grande caixa de ressonância, com verdadeiras cordas musicais em pedra ( Chartres RESSOA ). O Gótico é para cima, para o alto.

Entre todo o espaço que existe entre os pilares há uma efusão de vitrais de luz e de cor, que retratam passagens da bíblia contadas em pedaços minúsculos de vidro fundido.

Chartres  era nesse período o grande centro de produção desse material, dali  saiam vitrais para várias igrejas como as de  Paris, de Rouen e  Bourges.

O templo é resultado de várias reconstruções (do século IX ao XII) e sua localização está relacionada a um antigo lugar de culto celta.

Ali foi encontrada uma imagem da Virgem Maria com o Menino Jesus e por conta disto, as pessoas começaram a procurar a “milagrosa” estátua, conhecida mais tarde como “Notre Dame sous terre”.  Em português Nossa Senhora subterrânea.

Era também chamada a Virgem Negra de Chartres, já que era esculpida em madeira escura.

Foi a partir de então que as peregrinações cristãs tiveram início no local e a adoração da Virgem também.

 Durante a Revolução Francesa 1793, a estátua foi queimada e hoje existe uma réplica de 1857, reconstituída a partir de desenhos anteriores à destruição.  

Os reis franceses foram todos coroados  em Reims, exceto Henri IV que foi coroado em Chartres.

A Catedral faz parte da lista do Patrimônio Mundial Cultural da humanidade, Unesco.

 

O labirinto

 

A Catedral de Chartres trouxe, até nossos dias, uma herança Medieval tão preciosa quanto rara: um labirinto circular que ocupa toda a largura da sua nave central.

Das muitas catedrais francesas que possuíam labirintos similares, Chartres é a única que o conserva.

Além  disso este labirinto é considerado o maior de todos os que foram realizados. Faltam apenas onze centímetros e meio para que o seu diâmetro atinja treze metros.

O labirinto de Chartres é até hoje perfeitamente visível com suas pedras escuras encastradas no pavimento de pedras claras.

Há várias interpretações para este caminho. A mais comum é a que explica a nossa caminhada neste mundo desde o nosso nascimento até a nossa morte!

Outra possibilidade é que haja durante o trajeto que as pessoas  fazem, um momento de paciência, de reflexão e um encontro consigo mesmo.

 Ele está situado na parte central da igreja.

   um dia na semana em que  as cadeiras são afastadas deixando totalmente visível o labirinto, a fim de que as pessoas possam percorrê-lo.

É um passeio inesquecível .

Helena Landell

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

3 dias ago

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques  É uma Torre com muita história para contar! A Torre Saint Jacques…

1 semana ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

1 mês ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago