Strasburgo é uma cidade francesa situada na Alsácia e capital da região Grande Este, no nordeste da França. Está localizada perto da fronteira com a Alemanha. É a última cidade da França, antes de atravessar o rio Reno e estar imediatamente no país vizinho.
Durante a segunda guerra mundial esta região foi invadida pelos alemães, que impediram as pessoas de falar francês e obrigando-os a falar alemão. A influência alemã foi muito grande , não só em relação à língua, mas também cultural e arquitetonicamente.
É uma cidade incrível que consegue misturar a cultura francesa e a alemã em um só lugar!
As placas das ruas têm seus nomes nas duas línguas, na inscrição em francês, as letras são em tamanho maior do que as em alemão.
Uma curiosidade, a Marseillaise, hino nacional francês não foi composta em Marseille mas sim em Strasburgo pelo músico Rouget de Lisle.
É também onde se encontra a maior quantidade de ciclovias na França, o número de bicicletas é incrível, parecendo Amsterdam…
Há na cidade dois contrastes, a parte antiga com sua Catedral e prédios da época e outra totalmente moderna com seus prédios como o do Parlamento Europeu.
Os prédios mais antigos eram construídos com madeira intercalada com cimento cujo nome é colombage.
Trata-se de uma cidade turística, principalmente na época do Natal com seu comércio incrível, em lojas e também nas calçadas com enfeites natalinos.
Encontra-se um número muito grande de restaurantes e a maior parte deles com comidas típicas alemãs.
Porém a principal atração da cidade é sua Catedral com 360 degraus de escada. Até o ano de 1880 era a mais alta da França, hoje substituída pela de Rouen. Em 2015 a Catedral festejou seus 1000 anos, é a mais antiga e a sexta igreja mais alta do mundo!
A Catedral é um ponto obrigatório de visitação pelos turistas.
Durante 150 anos foi destinada ao culto protestante. As 95 teses de Lutero foram fixadas nas suas portas. ( Martinho Lutero foi um monge teólogo, alemão, professor de Teologia, que tornou-se uma das figuras centrais da Reforma Protestante).
Foi Louis XIV ( o Rei Sol) que colocou fim ao domínio protestante e devolveu a igreja aos católicos no fim do século XVIII.
Esta Catedral é a mais visitada da França, só perdendo para a de Paris. Sua nave tem 64 metros de comprimento e 32 de largura e sua altura é de 142 metros, uma das mais impressionantes do país.
Subindo 360 degraus chega-se à Plataforma com vista panorâmica para o rio Reno.
A gótica Catedral de Notre Dame oferece exibições diárias de seu relógio astronômico que foi construído pelo matemático Conrad Dasypodius em 1570.
Nossa história começa há oito séculos, na época em que nosso relógio não existia ainda. Ele tem 18 metros de altura, é repleto de personagens, sendo difícil de captar tudo…. porém, é lindíssimo!
Todos os dias às 12:30 os Apóstolos desfilam diante do Cristo que os abençoa três vezes antes de abençoar os espectadores. Há um galo que canta e bate as asas, alusão à negação de Pedro.
Um pouco mais abaixo, a cada 15 minutos as 4 etapas da vida são personalizadas por: uma criança, um adolescente, um adulto e um velho que simbolizam o curso da nossa existência até a Morte. Já para marcar as horas os anjos viram a ampulheta.
Há ainda os deuses da antiguidade que desfilam em carruagens elegantes simbolizando os dias da semana.
No alto do relógio há o desfile dos Apóstolos diante de Cristo Soberano do tempo, nos lembra Seu sacrifício e Sua promessa de Ressureição.
Bem próximo ao Relógio aprecia-se o Pilar dos Anjos, é uma das obras primas do interior da Catedral. Trata-se de um pilar de estilo gótico, nele vemos representado o Juízo Final. A riqueza de detalhes das figuras é surpreendente, tem-se a impressão que os personagens querem sair das pedras. Foram os operários de Chartes que se deslocaram para trabalhar em Strasburgo.
Aconselha-se olhar e fotografar toda a parte externa da Catedral e de todos os ângulos, pois difícil é saber qual o mais bonito. A beleza e a imponência são impressionantes.
De todos os vitrais, o mais antigo data de 1015.
O interior é um verdadeiro museu de Arte Sacra e merece ser visitado lentamente a fim de que cada detalhe seja apreciado.
Como Strasburgo é rodeada por um rio, há um passeio de barco pela cidade cuja duração é de mais ou menos uma hora. É muito interessante, pois há uma ponte que gira totalmente para que o barco possa passar.
No meio da cidade há um bairro chamado A Pequena França(La Petite France), é o mais pitoresco da cidade. Neste local o rio Reno se divide em até cinco braços por isso há várias pontes com suas eclusas, (uma espécie de elevador, pois há um metro e oitenta de diferença no rio ) o colorido dos edifícios é fantástico e há muitas, muitas flores. É uma região de vinho branco.
Deve-se ver também a estação de trem completamente diferente, arredondada e a parte exterior toda em vidro, magnífica!
Na parte moderna vê-se o Parlamento Europeu com as bandeiras hasteadas da União Europeia. Há também a Sede do Tribunal dos Direitos Humanos. Do lado de fora do Parlamento Europeu há um espaço verde com vários bancos cada um representando artistas de vários países. Há 28 bancos no total, pois são 28 países que fazem parte da União Europeia.
É um espaço verde muitíssimo bem conservado aonde as pessoas vem para correr, descansar, ou apreciar.
No final do mês de novembro a cidade já está toda decorada para o Natal. Há coisas lindíssimas tanto nas lojas como nas ruas onde barracas são montadas com mercadorias natalinas. É o maior mercado natalino da França, muito influenciado pela Alemanha.
É muito comum encontrar músicos com seus instrumentos se apresentando nas praças.
Strasburgo é conhecida como uma das capitais da Europa devido às suas inúmeras instituições européias que ela abriga entre as quais o Conselho da Europa, o Parlamento (dividido com Bruxelas) e a Corte Europeia dos Direitos Humanos, sem esquecer a cadeia de Televisão binacional franco-germânica Arte.
Strasburgo é uma cidade que merece ser visitada e apreciada…
Coco Chanel Gabrielle Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883 em Saumur, na França,…
Tradições e Festivais da França 5 – Festa da Música (Fête de la Musique…
Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…
O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…
View Comments
Amando viajar com você!!!🥰🥰🥰
Bjs, Berna
C'est super mon amie Helena!!! Merci beaucoup!!