Categories: Sem categoria

O Perfume

Os cheiros são a porta de entrada para nossas emoções.

Vamos saber, agora, como o olfato foi importante na história da humanidade. A origem do perfume é mais antiga do que se possa imaginar!

Antes mesmo de se tornar símbolo de sedução e identidade pessoal, o perfume foi instrumento de conexão com o Sagrado.

Diversas civilizações antigas acreditavam que os Deuses deveriam ser honrados pelas substâncias aromáticas que emanavam de madeiras e resinas queimadas, daí o nome “per-fumus” = pela fumaça.

Aos poucos a arte dos cheiros transpôs os limites dos tempos e os egípcios foram fundamentais para a história da perfumaria.

A arte do perfume tem suas origens no Egito e remete ao ano 2000 AC. Naquela época os primeiros a utilizá-los foram os faraós e pessoas  da corte. Após algum tempo seu uso foi difundido em outras partes do país, levando assim a possibilidade de aromatizar o ambiente árido e quente do deserto.

Ao longo da história a relação  do homem com os aromas  foi se tornando cada vez mais sofisticada. Os primeiros usos dos perfumes estavam associados a ritos religiosos.

Os  perfumes também era usados no processo de embalsamamento das múmias que demandava uma grande quantidade de óleos aromáticos. Esta prática, os egípcios a dominavam, como ninguém.

Durante o século IX, um químico árabe, conhecido pelo nome de Alkindus escreveu um manuscrito a respeito da fabricação de aromas, intitulado “Livro da Química dos Perfumes Destilados”. A obra apresentava diversas receitas de óleos, de fragrâncias, águas aromáticas, salves ou imitações caras. No mesmo material havia a descrição de 107 receitas de perfumaria.

A importância da obra é muito grande,  até hoje há alguns instrumentos utilizados na fabricação dos perfumes que apresentam os mesmos  nomes citados por Alkindus, como o alambique.

Avicenna e Muslinm, respectivamente um químico e um médico, de origem persa, foram os introdutores do método para extrair óleos aromáticos das flores por meio da destilação, sistema utilizado até hoje.

Em um primeiro momento fizeram experiências com rosas, porém, descobriram que a mistura de óleo com ervas ou pétalas esmagadas tinha como resultado uma fragrância mais forte.

Neste contexto surge a água de rosas, que se torna rapidamente popular. Tanto a tecnologia utilizada na destilação, quanto a mistura das ervas e flores com o óleo foram de ampla utilização, causaram avanços e tiveram grande influência na perfumaria do Ocidente, assim como na química.

Através do território da Espanha, o perfume ganhou a Europa  na época do Renascimento.

Assim foi que na França, em meados do século XIV, a perfumaria teve seu maior avanço. O país tornou-se o grande centro de pesquisas e desenvolvimento de perfumes e possuía as marcas mais importantes do mundo.

         É bom explicar que  o perfume é apenas uma classificação do produto dentro das fragrâncias. Além dele temos ainda : Eau de Toilette, Eau de Colônia , Eau de Parfum  e Parfum.

 

         Uma região, ao sul da França, ficou conhecida pela arte da perfumaria.  É Grasse,  popularmente chamada de ‘Capital francesa do perfume “.Desde o século XVI a região conta com grandes plantações de rosas, jasmins, lírios e diversas outras flores, as quais fornecem matéria prima para as casas de perfumaria do mundo inteiro.

 

O século XVIII é   lembrado na história pelos valores suaves e frutados. Já na época, as cortes da Europa apreciavam o frescor das Águas de Colônia ( provenientes da cidade de Colônia, na Alemanha), muito em moda no período.

A industrialização na fabricação de fragrâncias  trouxe novos processos de obtenção de matérias primas e também fez surgir aromas sintéticos, ampliando as possibilidades de combinações.

Surgiram então as primeiras (Maisons de Parfume) responsáveis por popularizar o hábito de se perfumar, entre as mulheres da burguesia da época. Pouco a pouco, no século XX, as fragrâncias começaram a ter preços mais accessíveis e um maior número de pessoas puderam usufruir deste produto. Atualmente o perfume é usado como luxo e prazer!

  Para se desenvolver uma fragrância, seja ela masculina ou feminina, é sempre feita uma pesquisa de mercado para a identificação do público alvo. Após, são feitas combinações da matéria prima para encontrar o aroma que combine com o conceito definido.

Para se escolher um perfume é necessário saber quais são os tipos de fragrância que se encaixam com a personalidade da pessoa.

Após encontrar a combinação perfeita dos ingredientes e aromas, passa por testes de qualidade e finalmente é envasada em frascos e chegamos à fragrância que hoje conhecemos! É preciso que saibamos a diferença entre estes tipos de fragrâncias.

         Começando pela Eau de Toilette, são versões diluídas dos perfumes, são mais fracas. É uma versão leve que contém, entre 5% e 15% da essência. Após mais ou menos três horas o cheiro vai desaparecer. São os mais comuns no mercado, fabricado tanto por marcas nacionais quanto internacionais. Deve ser aplicado em quantidades maiores em regiões como a nuca, pulso, pescoço e atrás das orelhas.

Eau de Cologne, é perfeita para ser usada durante o dia e combina com o clima tropical do Brasil. Essa fragrância funciona como um prolongamento de frescor do banho. Sua concentração de essências fica em torno de 5%, então seu poder de fixação é menor podendo  ser usada abundantemente!

Eau de Parfum, é um pouco mais fraco do que os perfumes e tem maior fixação do que a água de Colônia. Por isso são indicados para a noite e momentos especiais.

         Perfume,é forte, tem uma fórmula mais concentrada entre 20% e 40%. A essência do perfume vai ser dissolvida dentro de uma mistura de água, + álcool + solvente. Isto vai determinar a intensidade da fragrância. O Perfume, propriamente dito, é raro e caro. A essência deve ser pura e concentrada. A sua duração,  após  aplicada, é de aproximadamente doze horas e é usado em pequenas quantidades.

Quando se vaporiza o perfume, a água e o álcool vão se evaporar. Como a mistura é concentrada tem-se um perfume mais cheiroso e por mais tempo.

         Em Paris há o Museu do Perfume, é um mundo fascinante!

Em um palacete privado, de frente para a Ópera Garnier, no centro da capital francesa, a casa foi fundada pela família Fragonard. Esta teve como modelo a arte ligada à cidade de Grasse, situada na Côte d´Azur, berço da perfumaria mundial e que em 2018 foi inscrita na lista do patrimônio cultural da Organização das Nações Unidas, Unesco.

Inaugurado em dezembro de 2016 o grande Museu do Perfume além de emoção e prazer propõe um circuito original, lúdico convidando o visitante a conhecer ao longo do passeio  a história do perfume desde o Egito dos faraós até nossos dias.

Com a ajuda de um guia, os visitantes descobrirão muitas curiosidades. Uma delas é o cofre de Maria Antonieta, ”a rainha perfumada”, que manteve seus bons hábitos de higiene herdados da sua infância em Viena.

         Louis XIV fez da corte de Versailles, modelo de elegância e refinamento, onde o perfume era acessório indispensável não somente para a sedução, mas sobretudo para aliviar odores provocados por uma higiene ainda rudimentar.

         No reinado de Louis XIV, sua favorita, a marquesa de Montespan  se servia de flores, plantas e ervas tanto para se perfumar, quanto para preparar fórmulas duvidosas, consideradas  venenosas.

         No museu do Perfume não só se descobre a história do mesmo, como se recebe dicas importantes sobre como usá-lo no dia a dia. Está situado no número 73 do Faubourg Saint – Honoré.

         Na França, se o número 5 de Chanel, criado em 1921, é o mais vendido no mundo, ele perdeu o primeiro lugar para o jovem: J´Adore de Dior, quando foi lançado em 1999.

         A França é conhecida como o país dos perfumes e de lá sai a lenda que os franceses não tomam banho. Isto, porque antigamente os membros da realeza, que tinham acesso aos perfumes neles se banhavam. Mas claro, isto não é verdade nos nossos dias!   

 Gostaram? Continuem comigo e terão sempre novidades.

Telefone (11) 9-9630-6438

Helena Landell

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Le Marché aux Puces

Le Marché aux Puces (O mercado das pulgas) Le Marché aux Puces, ou Mercado das…

3 dias ago

Torre Saint Jacques

Torre Saint Jacques  É uma Torre com muita história para contar! A Torre Saint Jacques…

1 semana ago

As Igrejas mais bonitas de Paris

As Igrejas mais bonitas de Paris A Capital francesa está repleta de edifícios religiosos importantes.…

1 mês ago

Basílica de Saint Denis

Basílica de Saint Denis                    A Basílica…

1 mês ago

La Conciergerie

La Conciergerie            Construído como residência real e sede do poder…

1 mês ago

Les Ponts de Paris

Les Ponts de Paris               Paris tem 37 pontes sobre…

2 meses ago