Conhecidas no mundo todo há muitos anos, as águas termais tem sido cada vez mais procuradas por pessoas com problemas de saúde: artrite, reumatismo, estresse, insônia, pós traumas, pós cirurgias além de problemas de estômago ou pele…
Graças às suas temperaturas elevadas que variam entre 28 e 36 graus e sua composição de sais minerais, são poderosas fontes de rejuvenescimento!
Ricas em enxofre, cálcio, ferro, zinco e magnésio, são capazes de acelerar o processo de renovação celular, além de nutrir, purificar e cicatrizar a pele.
As águas termais brasileiras possuem também em sua composição lítio e silício, responsáveis por hidratar e reestruturar as camadas mais profundas da pele.
Elas são aquecidas naturalmente pelo calor das rochas ou vulcões de onde advém suas propriedades minerais e curativas.
Aqui, no nosso país, é possível encontrar dezenas de fontes de águas termais aliadas à ótima estrutura turística, o que garante um passeio relaxante, saudável e inesquecível.
Há alguns lugares bem famosos e reconhecidos como:
Araxá –Nesta cidade há um complexo termal com serviços abertos mesmo para quem não está hospedado nos hotéis. São banheiras individuais e piscinas de águas termais, além de diversos tratamentos feitos com as águas ou lamas terapêuticas.
Mossoró, situada no Rio Grande do Norte – é uma das únicas estâncias hidro- termais do Nordeste. Oferece para seus visitantes grande complexo aquático, ( Planeta água). Há 12 piscinas de águas termais interligadas que chegam a 58 graus, temperatura esta, que vai diminuindo à medida que a água se espalha pelas piscinas. Ricas em ferro e magnésio têm alto poder terapêutico.
Águas de Lindóia – Está situada no estado de São Paulo. As águas saem do solo, a 28 graus e vão direto para o Balneário Municipal. Lá, encontram-se piscinas com água mineral, além de serviços terapêuticos, hidromassagens, duchas escocesas, entre outros.
Rio Quente – Goiás – A cidade de Rio Quente é uma das mais conhecidas no Brasil por abrigar em um único rio, águas com temperaturas que variam entre 26 e 47 graus. É considerada uma das maiores estâncias hidrominerais do mundo e conta também com praias artificiais como a praia do Cerrado.
Olímpia – Estado de São Paulo. Na cidade de Olímpia temos mais de 20 piscinas térmicas que chegam até 38 graus nos dias mais frios de inverno.
É considerado o parque aquático mais visitado da América Latina. Lá, pode-se conhecer a única piscina de ressurgência do mundo ( que não afunda).
Águas de São Pedro – Estado de São Paulo. A pequena cidade de São Pedro oferece água quente por todos os lados, desde o Balneário ou Parque Aquático até o Fontanário, um conhecido atrativo do local que oferece águas com propriedades incríveis.
Poços de Caldas – Minas Gerais – Thermas Antonio Carlos, em Poços de Caldas é um belo edifício neoclássico construído em 1931. É considerado o mais antigo estabelecimento termal do Brasil, com serviços com águas de propriedades medicinais com saunas, duchas e outros tratamentos. Foi fundado em 1896. Há banhos de imersão com água a 37 graus.
Há outras tantas cidades brasileiras com águas miraculosas como :
Marcelino Ramos – Rio Grande do Sul
Gravatal – Santa Catarina
Pocinhos do Rio Verde – Minas Gerais
Águas de Santa Bárbara – Minas Gerais
Águas Mornas – Santa Catarina entre outras.
Quero agora apresentar-lhes o circuito das águas em Minas Gerais que é composto de vários municípios localizados no sul do estado. É conhecido pelas famosas estâncias hidrominerais que possuem propriedades medicinais e terapêuticas.
Composto de belas cidades em plena serra da Mantiqueira e região, possui um clima agradável e vários atrativos naturais.
Estrategicamente localizado entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, este circuito compreende as cidades de Caxambu, São Lourenço, Lambari, Baependi, entre outros.
O Parque tem 210 mil metros quadrados e é tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais(IEPHA).
Ele é muitíssimo bem cuidado, com gramados maravilhosos e alamedas muito agradáveis para passear. A princesa Izabel lá esteve em visita e mandou erguer uma igreja, Igreja de Santa Izabel.
São Lourenço, é a maior das cidades do circuito. Com 300 mil metros quadrados e suas 9 fontes de águas termais, é também, uma das mais conhecidas.
De todas as fontes a mais visitada é a de Vichy possuindo propriedades que fazem dela uma das duas únicas no mundo ( a outra está situada em Vichy na França ). Possui águas alcalinas, indicadas para problemas renais e gástricos.
Baependi, conhecida como a terra de Nhá Chica, a primeira beata reconhecida pela igreja católica, é uma cidade que atrai muitos turistas. É claro que indo a Baependi não poderia deixar de visitar o Santuário da Imaculada Conceição, a igreja de Nhá Chica. Ele está localizado no centro da cidade e abriga seus restos mortais. Ao lado da igreja está a casa onde a beata virgem viveu.
Além disso, aproveite o passeio, já que está no município e programe um banho de cachoeira. São mais de 10 quedas d´água que fornecem o contato com a natureza.
Água é vida, elemento imprescindível para nossa sobrevivência! Cuidemos dela com muito carinho!
Coco Chanel Gabrielle Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883 em Saumur, na França,…
Tradições e Festivais da França 5 – Festa da Música (Fête de la Musique…
Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…
O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…