Categories: Sem categoria

Águas Termais e Curativas

Conhecidas no mundo todo há muitos anos, as  águas termais tem sido cada vez mais procuradas por pessoas com problemas de saúde: artrite, reumatismo, estresse, insônia, pós traumas, pós cirurgias além de problemas de estômago ou pele…

         Graças às suas temperaturas elevadas que variam entre 28 e  36 graus  e sua composição de sais minerais, são poderosas fontes de rejuvenescimento!

         Ricas em enxofre, cálcio, ferro, zinco e magnésio, são capazes de acelerar o processo de renovação celular, além de nutrir, purificar e cicatrizar a pele.

As águas termais brasileiras possuem também em sua composição lítio e silício, responsáveis por hidratar e reestruturar as camadas mais profundas da pele.

         Elas são aquecidas naturalmente pelo calor das rochas ou vulcões de onde  advém suas propriedades minerais e curativas.

Aqui, no nosso país, é possível encontrar dezenas de fontes de águas termais aliadas à ótima estrutura turística, o que garante um passeio relaxante, saudável e inesquecível.

Há alguns lugares bem famosos e reconhecidos como:

Araxá –Nesta cidade há um complexo termal com serviços abertos mesmo para quem não está hospedado nos hotéis. São banheiras individuais e piscinas de águas termais, além de diversos  tratamentos feitos com as águas ou lamas terapêuticas.

Mossoró, situada no Rio Grande do Norte – é uma das únicas estâncias hidro- termais do Nordeste. Oferece para seus visitantes  grande complexo aquático, ( Planeta água). Há 12 piscinas de águas termais interligadas que chegam a 58 graus, temperatura esta, que vai diminuindo à medida que a água se espalha pelas piscinas. Ricas em ferro e magnésio têm alto poder terapêutico.



Águas de Lindóia – Está situada no estado de São Paulo. As águas saem do solo, a 28 graus e vão direto para o Balneário Municipal. Lá, encontram-se piscinas com água mineral, além de serviços terapêuticos, hidromassagens, duchas escocesas, entre outros.

 

         Rio Quente – Goiás – A cidade de Rio Quente é uma das mais conhecidas no Brasil por abrigar em um único rio, águas com  temperaturas que variam entre 26 e 47 graus. É considerada uma das maiores estâncias hidrominerais do mundo e conta também com praias artificiais como a praia do Cerrado.

Olímpia – Estado de São Paulo.  Na cidade de Olímpia temos mais de 20 piscinas térmicas que chegam até 38 graus nos dias mais frios de inverno.

É considerado  o parque aquático mais visitado da América Latina. Lá, pode-se conhecer a única piscina de ressurgência do mundo ( que não afunda).

Águas de São Pedro – Estado de São Paulo. A pequena cidade de São Pedro oferece água quente por todos os lados, desde o Balneário ou Parque Aquático até o Fontanário, um conhecido atrativo do local que oferece águas com propriedades incríveis.



Poços de Caldas – Minas Gerais –  Thermas Antonio Carlos, em Poços de Caldas é um belo edifício neoclássico construído em 1931. É considerado o mais antigo estabelecimento termal do Brasil, com serviços com águas de propriedades medicinais com saunas, duchas e outros tratamentos. Foi fundado em 1896. Há banhos de imersão com água a 37 graus.

Há outras tantas cidades brasileiras com águas miraculosas como :

Marcelino Ramos – Rio Grande do Sul

Gravatal – Santa Catarina

Pocinhos do Rio Verde  – Minas Gerais

Águas de  Santa Bárbara – Minas Gerais

Águas Mornas – Santa Catarina entre outras.

Quero agora apresentar-lhes o circuito das águas em Minas Gerais que é  composto de vários municípios localizados no sul do estado. É conhecido pelas famosas estâncias hidrominerais que possuem propriedades medicinais e terapêuticas.

Composto de belas cidades em plena serra da Mantiqueira e região, possui um clima agradável  e vários atrativos naturais.

Estrategicamente localizado entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, este circuito compreende as cidades de Caxambu, São Lourenço, Lambari, Baependi, entre outros.

Nas montanhas do sul de Minas Gerais, situa-se Caxambu, onde sua maior atração turística é o Parque das Águas. É o maior complexo hidromineral do mundo com 12 Fontes de água mineral com propriedades carbogazozas. São águas com gás natural que surgem do aquecimento subterrâneo. Estas 12 fontes têm sabores e finalidades diferentes, dependendo dos sintomas das pessoas, do que elas sentem.

O Parque tem 210 mil metros quadrados e é tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais(IEPHA).

Ele é muitíssimo bem cuidado, com gramados maravilhosos e alamedas muito agradáveis para passear. A princesa Izabel lá esteve em visita e mandou erguer uma igreja, Igreja de Santa Izabel.

São  Lourenço, é a maior das cidades do circuito. Com 300 mil metros quadrados e suas 9 fontes de águas termais, é também, uma das mais conhecidas.

         De todas as fontes a mais visitada é a de Vichy possuindo propriedades que fazem dela uma das duas únicas no mundo ( a outra está situada em Vichy na França ). Possui águas alcalinas, indicadas para problemas renais e gástricos.

 

Baependi, conhecida como a terra de Nhá Chica, a primeira beata reconhecida pela igreja católica, é uma cidade que atrai muitos turistas. É claro que indo a Baependi não poderia deixar de visitar o Santuário da Imaculada Conceição, a igreja de Nhá Chica. Ele está localizado no centro da cidade e abriga seus restos mortais. Ao lado da igreja está a casa onde a beata virgem viveu.



 

         Além disso, aproveite o passeio, já que está no município e programe um banho de cachoeira. São mais de 10 quedas d´água que fornecem o contato com a natureza.

Água é vida, elemento imprescindível para nossa sobrevivência! Cuidemos dela com muito carinho!   

Helena Landell

Share
Published by
Helena Landell

Recent Posts

Coco Chanel

Coco Chanel Gabrielle Chanel nasceu em 19 de agosto de 1883 em Saumur, na França,…

1 dia ago

Tradições e Festivais da França

  Tradições e Festivais da França  5 – Festa da Música  (Fête de la Musique…

4 semanas ago

Tradições e Festivais da França

Tradições e Festivais da França                    …

1 mês ago

Madelaine

Madelaine A Igreja da Madalena (em francês Église de la Madeleine), situada perto da praça…

1 mês ago

O Folies Bergère

O Folies Bergère O Folies Bergère é uma das relíquias da Belle Époque, mergulhando o…

2 meses ago

La Belle Époque

La Belle Époque                      A “Belle…

2 meses ago