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A Marca Hermès



Luxo, prestígio, sofisticação, qualidade, poucas marcas reúnem tantos adjetivos quanto a Hermès.

A Hermès é uma marca de moda única em história e tradição, provavelmente uma das mais desejadas do mundo  quando se pensa em luxo e exclusividade.

Negócio familiar por cinco gerações, seu nome sempre foi símbolo de classe em todo o mundo.

         Desde os primórdios da montaria e dos finos artigos equestres de couro, até as  famosas bolsas Hermès atuais, a marca é conhecida por uma variedade de itens de alta costura.

A história da família Hermès começa em 1801 quando nasce na Alemanha, na cidade de Krefeld, Thierry Hermès, filho de pai imigrante francês e de mãe alemã.

A cidade de Krefeld é conhecida como a cidade da seda e do veludo devido à sua forte tradição têxtil.

Em 1828 a família Hermès se muda para a França, estabelecendo-se em uma cidade ao norte de Paris. Lá Thierry, o filho, aprende as técnicas de fabricação de couro. Especializa-se em arneses (conjunto de correias para proteger o corpo de animais) de couro,  em ferro forjado e freios para o comércio de carruagens. Funda, então, a marca francesa  Hermès, sua oficina está no bairro Grands Boulevards de Paris. Sua loja serve os nobres europeus da época.

Estes produtos são de alta qualidade, produzidos por Hermès, ganham reconhecimento recebendo vários prêmios, um deles, a Medalha da primeira classe na Exposição de Paris. 

Quando Hermès pai morre, em 1880, seu filho Thierry  assume a gestão da oficina, muda a mesma para um lugar diferenciado: 24  rue du Faubourg Saint- Honoré , onde a loja permanece até hoje.

         Continua com a manufatura de itens de montaria e passa a se concentrar em vendas de varejo internacionais com linhas para a elite da Europa, Rússia, África do Norte, Ásia e Américas.

Thierry teve dois filhos: Adolphe e Emile – Maurice que se uniram e nomeiam a loja de “Hermès Frères “ = Irmãos Hermès.

Emile Maurice começa a fornecer selas para cavalos ao Czar da Rússia e o artigo teve tanto sucesso ( todos os nobres desejavam o produto) que Maurice foi obrigado a contratar cerca de 80 operários para satisfazer a demanda. Ele dizia: O CAVALO É O NOSSO PRIMEIRO CLIENTE!

Maurice foi um homem de grandes criações. Com o advento do automóvel os artigos para cavalos já não eram tão importantes, houve um declínio nas vendas.  Foi neste momento que a sociedade com o irmão foi desfeita. Adolphe vendeu sua parte para Maurice, seu irmão. Este último partiu para os Estados Unidos em busca de couros para a cavalaria do exército francês.

  Chegando a Nova Yorque  percebeu a importância da indústria para a modernidade do mundo, enquanto que na Europa o trabalho era mais artesanal, feito um a um.

 Nos Estados Unidos conheceu o zíper e pediu a patente para a fabricação na Europa. Maurice ganhou os direitos autorais  exclusivos sobre o uso do produto em roupas e artigos de couro, tornando-se a primeira marca na França a apresentar tal dispositivo.

Devido ao seu exclusivo acordo de direitos, o zíper se torna conhecido em toda a França com fermeture Hermès, ou seja, o fecho Hermès. 

 Quatro anos após, desenvolve o modelo de uma jaqueta, é a primeira a ser confeccionada, e foi para o príncipe de Gales. Esta possuía um zíper na frente. A invenção foi aplicada em bolsas.

         A maroquinerie( artigos em couro) foi ampliada: bolsas, bolsinhas, carteiras, porta-níqueis, cintos, coleiras para cães,  tudo costurado à mão.

 As primeiras bolsas femininas surgiram quando a esposa de Maurice se queixou de não encontrar um modelo que a agradasse. O próprio marido então, desenhou uma bolsa totalmente inovadora, à qual deu o nome de “Haut de Courrorès“, porque lembra um cinto, uma correia no alto. Ela foi a “bolsa inspiradora”, pois a partir dela surgiram pulseiras,  relógios, etc.

 

Em 1924 a marca estabeleceu sua presença nos Estados Unidos onde abriu novas lojas.

         Em 1929 a Hermès apresentou a primeira coleção feminina de vestuário de alta costura, onde incluiu roupas de banho com lançamentos em Paris.

 A marca lançou um de seus itens originais mais famosos, a bolsa a tiracolo, que mais tarde seria conhecida como a bolsa Kelly.

Em 1956 a foto da atriz hollywoodiana que depois se tornou Princesa de Mônaco, Grace Kelly, carregando uma bolsa Hermès  para cobrir sua barriga  grávida foi publicada na revista Life. Subitamente mulheres do mundo todo foram às lojas Hermès procurando a ”bolsa Kelly“.

Em 1978 a empresa expandiu e comprou o prédio ao lado da Loja ampliando o seu carro chefe em Paris.

 Em 2016 foi lançada uma outra bolsa Hermès, modelo Birkin, lançada em homenagem à atriz britânica Jane Birkin.

 

 

A marca também teve sucesso com seu lenço de seda medindo 90 centímetros por 90, com estampas coloridas e motivos equestres.  É o  foulard ou carré de soie( lenço ou quadrado de seda) Hermès. Jacqueline Kennedy costumava usá-los em torno da cabeça, como uma camponesa.

 

Foi lançada também uma divisão para perfumes da mesma marca. O sucesso continuou e  Maurice começou a usar um logotipo com base em um desenho do pintor francês Alfred Dreux. É o desenho de um cavaleiro e uma calèche( tipo charrete) com arreios e bridões de ferro = é o símbolo da marca.

É neste momento que a marca começou a usar suas ímpares caixas, de cor laranja com detalhes em marrom, é o logotipo da carruagem e o cavalo.

 

A história da coleira para cães é interessante, pois no início as mulheres as compravam para colocá-las na cintura, dando origem aos cintos.  Somente mais tarde foram usadas como coleiras para animais.

         Para manter a origem, tudo era costurado à mão e com o ponto nó das selas (nó de selaria) que é muito resistente, ele tem dupla laçada.  



         Também aparecem as gravatas, as mais caras do mundo. Nelas, a cor é o primeiro e mais importante elemento na seleção. É em Lyon, cidade situada no sul da França, onde são produzidas algumas das gravatas mais exclusivas e artesanais do mundo.

Em 2009 a marca Hermès  chega ao Brasil no Shopping Cidade Jardim. A seda utilizada em seus produtos é produzida aqui.

Curiosidades :

A bolsa Birkin é a mais demorada na lista de acessórios de luxo hoje, podendo levar em torno de seis anos para ser entregue.

A Hermès tem 240 lojas espalhadas pelo mundo, incluindo as famosas unidades de Wall Streeet e da Madson Square em Nova Iorque.

         Entre as famosas clientes da Hermès estão: Madonna, Nicole Kidman, Julianne Moore…

 

Explicação : A pronúncia de Hermès é de um e aberto e pronuncia-se o s. O è  com acento grave,  em francês se pronuncia é como café .  Então dizemos: Ermés.

Helena Landell

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Helena Landell

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